[TÓPICO DEDICADO] Asus Zenfone 5, 5 Lite e 5Z

TILT

New Member
Mas não pegue o 5Z simplesmente por querer um celular novo...tente pegar pelo menos um S9+ então =) ai estará bem servido!!!
O problema dos Androids em geral é a desvalorização, tenho amigos que o marido pegou o S8 por R$3200 no ano passado e a mulher pegou o iPhone 8, no mesmo preço, hoje se for vender consegue tranquilamente vender o iPhone 8 por R$2600, enquanto no S8 pega no máximo R$1800...

Ouji

Protelador
O problema dos Androids em geral é a desvalorização, tenho amigos que o marido pegou o S8 por R$3200 no ano passado e a mulher pegou o iPhone 8, no mesmo preço, hoje se for vender consegue tranquilamente vender o iPhone 8 por R$2600, enquanto no S8 pega no máximo R$1800...
Isso é complicado. Os iPhones não caem muito na loja da Apple ao longo dos anos e isso é repassado aos consumidores.

mrs05

New Member
Na verdade acho que em parte é porque os iphones seguem recebendo atualizações do ios e ficam praticamente iguais ao que está à venda na loja, a apple nunca faz modificações grandes nos seus telefones e além disso vem aumentando muito, se o novo aumenta muito o usado não cai de preços, fica mais próximo do valor que foi originalmente pago, mas isso é ilusório porque tu vai tirar muito do bolso para comprar o atual, já postei aqui, hoje tu pode comprar o S9+ por 3500.

maidenx

Member
Normalmente o Iphone custa mais...você pagou mais caro, consegue vender mais caro!dependendo dos preços pagos essa desvalorização não é tanto!! mas enfim...celular não é investimento hehe!!
Esquema no Android é sempre esperar uns poucos meses e pegar uma boa promo! vide S9 a menos de 3k...

marcelocruz

R52600+RX470OC
Não achei o gerenciador de tarefas na lista pra desativar, mas achei o de celular. Vou ficar com eles ativos hoje e faço esse mesmo teste que você amanhã.
E aí? Mudou alguma coisa?

Posto uma foto noturna aí. Aqui achei que tem muito ruido no modo automático.
Já tentou usar algum Gcam? O app explorou todo o potencial do bom conjunto ótico do meu Zenfone 3. A diferença entre as fotos no Gcam e do app padrão é simplesmente brutal.

Em relação a câmera padrão, já reparou que tem configurações personalizadas de processamento da imagem? Tem até controle de ruído, se não me engano. Dá uma explorada lá.

Considerando o que a Apple faz com os celulares, não duvido que seja proposital. Se tem uma coisa que os caras querem sempre é vender aparelho novo.
A questão Batterygate da Apple é bem técnica, na real. O que ela faz é evitar maiores problemas, na verdade. É um recurso, não uma limitação intencional para forçar as pessoas a trocarem seus aparelhos.

Postei isso no Zenfone 3 e vou levantar a questão aqui também. Toda essa ideia de canibalizar produto antigo para forçar a venda de novos é tentadora demais aos ouvidos humanos. Nós somos assim. Gostamos de questionar e duvidamos de tudo. É até bom. Mas é preciso levar em um último nível, e não parar no meio do questionamento.

O que quero dizer com isso é que não faz o menor sentido uma empresa enorme, de proporções internacionais, que possui reputação a zelar, pensar que está ganhando algo ao propositalmente tornar menos eficaz seus equipamentos mais antigos. Isso não tem lógica dentro do mundo corporativo e o efeito seria obviamente contrário à intenção. Faz menos lógica ainda quando esta mesma empresa faz um enorme esforço para levar duas massivas atualizações de sistema para essas linhas de aparelhos mais antigas.

Isso não exclui a possibilidade de uma empresa agir desta forma, claro. Mas, assim, só não faz sentido. A tal ponto que deve ser realmente muito raro.

mrs05

New Member
O problema nesta teoria é de que teríamos que aceitar uma absoluta e total incompetência da área técnica desta grande empresa ao concluir que não houve a canibalização dos seus produtos mais antigos, voltando ao zenfone, como simples configurações postadas aqui neste tópico do zf5 literalmente consertaram todos os problemas que o meu zenfone possuía APÓS atualização para o oreo? A asus não tem competência para descobrir que o otimizador de bateria esta literalmente matando o smartphone em todos os sentidos?
E somente para complementar, meu zf5 laser também melhorou muito com esta configurações, tanto desempenho quanto consumo.

Na verdade acho que em parte é porque os iphones seguem recebendo atualizações do ios e ficam praticamente iguais ao que está à venda na loja, a apple nunca faz modificações grandes nos seus telefones e além disso vem aumentando muito, se o novo aumenta muito o usado não cai de preços, fica mais próximo do valor que foi originalmente pago, mas isso é ilusório porque tu vai tirar muito do bolso para comprar o atual, já postei aqui, hoje tu pode comprar o S9+ por 3500.
E aí? Mudou alguma coisa?

Já tentou usar algum Gcam? O app explorou todo o potencial do bom conjunto ótico do meu Zenfone 3. A diferença entre as fotos no Gcam e do app padrão é simplesmente brutal.

Em relação a câmera padrão, já reparou que tem configurações personalizadas de processamento da imagem? Tem até controle de ruído, se não me engano. Dá uma explorada lá.

A questão Batterygate da Apple é bem técnica, na real. O que ela faz é evitar maiores problemas, na verdade. É um recurso, não uma limitação intencional para forçar as pessoas a trocarem seus aparelhos.

Postei isso no Zenfone 3 e vou levantar a questão aqui também. Toda essa ideia de canibalizar produto antigo para forçar a venda de novos é tentadora demais aos ouvidos humanos. Nós somos assim. Gostamos de questionar e duvidamos de tudo. É até bom. Mas é preciso levar em um último nível, e não parar no meio do questionamento.

O que quero dizer com isso é que não faz o menor sentido uma empresa enorme, de proporções internacionais, que possui reputação a zelar, pensar que está ganhando algo ao propositalmente tornar menos eficaz seus equipamentos mais antigos. Isso não tem lógica dentro do mundo corporativo e o efeito seria obviamente contrário à intenção. Faz menos lógica ainda quando esta mesma empresa faz um enorme esforço para levar duas massivas atualizações de sistema para essas linhas de aparelhos mais antigas.

Isso não exclui a possibilidade de uma empresa agir desta forma, claro. Mas, assim, só não faz sentido. A tal ponto que deve ser realmente muito raro.

marcelocruz

R52600+RX470OC
O problema nesta teoria é de que teríamos que aceitar uma absoluta e total incompetência da área técnica desta grande empresa ao concluir que não houve a canibalização dos seus produtos mais antigos, voltando ao zenfone, como simples configurações postadas aqui neste tópico do zf5 literalmente consertaram todos os problemas que o meu zenfone possuía APÓS atualização para o oreo? A asus não tem competência para descobrir que o otimizador de bateria esta literalmente matando o smartphone em todos os sentidos?
E somente para complementar, meu zf5 laser também melhorou muito com esta configurações, tanto desempenho quanto consumo.

Mas essas falhas técnicas são super comuns, cara. Se pesquisar, você vai encontrar falhas de atualizações em todas as marcas. Apple e Samsung vivem a aparecer nos noticiários por isto. Faz parte. Não considero que seja uma enorme incompetência, mas uma falha esperada de uma empresa que vende tecnologias para todo tipo de público, com variáveis que fogem radicalmente de qualquer grupo de controle.

Especificamente sobre o o teu problema, repare que isso não foi tão comum assim. Você teve isso, muitos outros não. Assim como alguns tiveram só recentemente ou em alguma outra atualização. O que eu sinto da Asus, é que ela faz muitas atualizações o tempo inteiro e aparentemente sem todo o cuidado possível. Parece sim um pouco de incompetência da área técnica.

Pra você ver, desligar de vez esses otimizadores e gerenciadores trouxe um ganho relativamente baixo para mim. Talvez seja até placebo.

mrs05

New Member
Faz quanto tempo que recebi a atualização para o oreo? Tanto tempo e ainda não conseguiram resolver estes problemas que uma simples configuração conserta? Não acredito, tem limite, se fosse dois meses ok.
Coincidentemente meu zf2 laser que quando novo funcionava muito bem também foi com o tempo ficando uma carroça, a ponto de travar com o maps, com estas configurações voltou a ser tão bom quanto era no inicio, parece novo.
Obviamente não estou aqui afirmando nada, não tenho provas, mas no mínimo é muito estranho e deixa a asus com duas possibilidades, canibalização intencional dos seus smartphones mais antigos ou uma brutal incompetência.

marcelocruz

R52600+RX470OC
Faz quanto tempo que recebi a atualização para o oreo? Tanto tempo e ainda não conseguiram resolver estes problemas que uma simples configuração conserta? Não acredito, tem limite, se fosse dois meses ok.
Coincidentemente meu zf2 laser que quando novo funcionava muito bem também foi com o tempo ficando uma carroça, a ponto de travar com o maps, com estas configurações voltou a ser tão bom quanto era no inicio, parece novo.
Obviamente não estou aqui afirmando nada, não tenho provas, mas no mínimo é muito estranho e deixa a asus com duas possibilidades, canibalização intencional dos seus smartphones mais antigos ou uma brutal incompetência.
Mas, cara, só você teve esse problema no universo todo. Obviamente deve ter tido um ou outro, mas era uma constatação que o Oreo trouxe mais autonomia para os Zenfone 3. Praticamente todos alegaram isso logo depois de uma ou duas semanas de uso no sistema. Alguns, como eu, logo de cara. Sim, teve gente com problemas, mas atualizações logo resolveram.

Se ela tivesse interesse de fazer o que você diz, não acha que todo mundo estaria a sofrer? Ou eles teriam capacidade de escolher uns aqui e acolá, usando o mesmo pacote de update, para canibalizar?

Quanto mais se questiona nessa estrada, acho que mais se percebe que a fundamentação não para de pé.

Mas vmaos deixar o offtopic por aqui. O tópico é sobre Zenfone 5, né? Flw!!

mrs05

New Member
Tenho dois amigos próximos que compraram o zenfone na mesma época e ambos pioraram muito após a atualização, e novamente, se fosse um problema dos nossos smarts especificamente estas configurações não resolveriam o problema, é tudo muito estranho.

Mas, cara, só você teve esse problema no universo todo. Obviamente deve ter tido um ou outro, mas era uma constatação que o Oreo trouxe mais autonomia para os Zenfone 3. Praticamente todos alegaram isso logo depois de uma ou duas semanas de uso no sistema. Alguns, como eu, logo de cara. Sim, teve gente com problemas, mas atualizações logo resolveram.

Se ela tivesse interesse de fazer o que você diz, não acha que todo mundo estaria a sofrer? Ou eles teriam capacidade de escolher uns aqui e acolá, usando o mesmo pacote de update, para canibalizar?

Quanto mais se questiona nessa estrada, acho que mais se percebe que a fundamentação não para de pé.

Mas vmaos deixar o offtopic por aqui. O tópico é sobre Zenfone 5, né? Flw!!

Ouji

Protelador
Sim, parece que está melhor. Mas talvez seja como você disse, placebo. No final, não desativei nem o de tarefas e nem o do celular, apenas fiz as otimizações que mencionamos mais cedo. Ontem fiquei com 58% depois de 7h39, mas apenas 1h50 ligada. Meu objetivo, era ter pelo menos 6h de tela e se possível até 7h, mas não tive a oportunidade de testar com a tela ligada todo esse tempo ainda.

Sim, cheguei a pesquisar, mas aparentemente estavam aguardando um port do GCam pro 845, não pesquisei mais depois disso pra ver se foi realizado.
Explorei as opções PRO da câmera, mas são muitos termos técnicos que não conheço e não sei fazer os ajustes certos, vou ter que pesquisar alguns workshops de fotografia básicos pra entender melhor.

Não sei bem o que dizer, ao mesmo tempo que sua lógica é boa, eu ainda não consigo confiar nessas empresas.

Sobre a atualização pro Oreo, eu tinha um ZF4 e depois da atualização, melhorou a minha autonomia de bateria e fluidez do sistema.

marcelocruz

R52600+RX470OC
Sim, parece que está melhor. Mas talvez seja como você disse, placebo. No final, não desativei nem o de tarefas e nem o do celular, apenas fiz as otimizações que mencionamos mais cedo. Ontem fiquei com 58% depois de 7h39, mas apenas 1h50 ligada. Meu objetivo, era ter pelo menos 6h de tela e se possível até 7h, mas não tive a oportunidade de testar com a tela ligada todo esse tempo ainda.

Sim, cheguei a pesquisar, mas aparentemente estavam aguardando um port do GCam pro 845, não pesquisei mais depois disso pra ver se foi realizado.
Explorei as opções PRO da câmera, mas são muitos termos técnicos que não conheço e não sei fazer os ajustes certos, vou ter que pesquisar alguns workshops de fotografia básicos pra entender melhor.

Não sei bem o que dizer, ao mesmo tempo que sua lógica é boa, eu ainda não consigo confiar nessas empresas.

Sobre a atualização pro Oreo, eu tinha um ZF4 e depois da atualização, melhorou a minha autonomia de bateria e fluidez do sistema.
Bem pouco mesmo, diria até ruim essa autonomia ai. Não sei em que perna anda o 845 em termos de eficiência, mas isso não era o forte dos 8xx da Snapdragon mesmo.

Depois dê uma chance para desativar esses dois que mencionei. Aqui melhorou o tempo de tela desligada. Consideravelmente até. Sempre achei que a bateria caia mais rápido do que devia e agora tem tido uma autonomia muito boa nesse sentido. Neste instante, inclusive, estou com 92% de carga, carreguei 100% há 4h51m atrás e 35 minutos de tela. Isso Zenfone 3, claro! Mas só pra mostrar como está. Eu diria que, baseado na experiência que tenho, antes de desabilitar esses dois apps, eu estaria gora lá com pra menos de 85% de bateria com certeza. Talvez abaixo de 80% até.

Com relação ao que falei da câmera, não é o modo Manual não. Indo em configurações, tem uma escolha em manual (que é diferente do modo manual) e você alltera lá a saturação, ruído e outras coisas do processamento da imagem. Imagino que no Z5 isso ainda esteja la.

Ouji

Protelador
Bem pouco mesmo, diria até ruim essa autonomia ai. Não sei em que perna anda o 845 em termos de eficiência, mas isso não era o forte dos 8xx da Snapdragon mesmo.

Depois dê uma chance para desativar esses dois que mencionei. Aqui melhorou o tempo de tela desligada. Consideravelmente até. Sempre achei que a bateria caia mais rápido do que devia e agora tem tido uma autonomia muito boa nesse sentido. Neste instante, inclusive, estou com 92% de carga, carreguei 100% há 4h51m atrás e 35 minutos de tela. Isso Zenfone 3, claro! Mas só pra mostrar como está. Eu diria que, baseado na experiência que tenho, antes de desabilitar esses dois apps, eu estaria gora lá com pra menos de 85% de bateria com certeza. Talvez abaixo de 80% até.

Com relação ao que falei da câmera, não é o modo Manual não. Indo em configurações, tem uma escolha em manual (que é diferente do modo manual) e você alltera lá a saturação, ruído e outras coisas do processamento da imagem. Imagino que no Z5 isso ainda esteja la.
Ainda não encontrei o gerenciador de tarefas, só o de energia da Asus. No teste do Tudocelular, eles conseguiram 14h07 de bateria, com 7h11 de tela.

"Neste último caso, realizamos ciclos de execução de apps até que a bateria se esgote por completo, sendo utilizados:
  • 6 minutos de navegação no site do Tudo Celular usando o Chrome, vídeos no YouTube, vídeo no MX Player, streaming no Spotify, músicas offline no PowerAMP, WhatsApp e jogos;
  • 4 minutos de chamadas;
  • 2 minutos de Facebook, Gmail e Google Maps."
https://www.tudocelular.com/asus/noticias/n129524/autonomia-asus-zenfone-5z-tudocelular.html

Por outro lado, eles usam brilho em 50% e não fizeram nenhum tweak no software (pelo que disseram).

Pra mim 14h de bateria está bom, considerando uma tela de 6,2 pol e um Snap 845. 7h de tela também é um número bom pra mim, mas nem isso ando atingindo.

Sobre a câmera, nas configurações gerais dela não achei isso não. Não lembro de ter visto no ZF4 também.

robbrown

Papa-chibé

Ouji

Protelador

Eu vi esse teste. Tirando o fato que o cara teve que desmontar o celular inteiro pra secar (nada garante que só largar 2 dias no arroz não resolvesse), fiquei bem surpreso com o resultado desse teste.

marcelocruz

R52600+RX470OC
Eu vi esse teste. Tirando o fato que o cara teve que desmontar o celular inteiro pra secar (nada garante que só largar 2 dias no arroz não resolvesse), fiquei bem surpreso com o resultado desse teste.
Lembrei como faz pra mostrar os dois Gerenciadores pra desativar. Tem que ir em 3 pontos e escolher "mostrar sistema".

joaorosini

PC Enthusiast!
Fala meu povo, estou pensando em pegar o Zenfone 5 ou talvez o 5Z dependendo (pode ser que eu peça pra um amigo trazer da Europa). Tenho um Zenfone 3 atualmente, comprei por causa da câmera principalmente, mas não achei grande coisa, principalmente em ambientes mais escuros, e a câmera frontal deixa bastante a desejar. O improvement da câmera foi realmente grande, tanto na frontal quanto na traseira? ~ o wide angle me atrai bastante... Quanto ao desempenho acredito que qualquer um dos dois irá me atender, uso mais rede social, câmera, edição de documentos e reprodutor de vídeo, nada de jogos. Outro ponto que considero ideal é o codec de áudio, no ZF3 é absurdo, da de 10x0 em qualquer celular que já testei e bate até no codec do meu PC, principalmente nos graves, o do ZF5 também tem esse nível de qualidade?

TILT

New Member
pessoal como está a camera do Zenfone5? Minha sogra vai trocar o J5 e está indecisa entre o S7 e o Z5.

marcelocruz

R52600+RX470OC
pessoal como está a camera do Zenfone5? Minha sogra vai trocar o J5 e está indecisa entre o S7 e o Z5.
Zenfone 5Z supera com tranquilidade o Samsung S7 em qualquer aspecto. Câmera inclusive.

Zenfone 5 supera na câmera, mas acredito que o processador tenha performance similar.

daviddiniz

Member

Uma pergunta: O Zenfone 5 2018 está recebendo os patchs mensais de segurança?

SVK

Member
Pessoal, como não tem tópico específico pra ele ( mais ele é ZF5 ). O que é melhor ZF5 Max Pro 64gb + 4gb de ram com 5.000 de bateria ou o BLU Vivo XI 64gm + 4gb de ram com 3.050 de bateria ?

Hugo Souza Pereira

New Member
Gente, eu estou querendo comprar um zenfone 5, mas faz muito tempo que não pesquiso preço de aparelhos e tals
Vi que alguns celulares, após uns 3 meses, já tem uma desvalorização no valor, como os motos g6
Voces acham que o mesmo acontecerá com o aparelho da ASUS? Quanto acham que ele estará custando no final de outubro/ meio de novembro?

gregy

New Member
Pessoal, preciso da ajuda/opinião de vocês.
Comprei um Zenfone 5 Selfie Pro, aquele de 4gb -128gb de armazenamento, etc. Paguei caro pelo celular? Sim, mas a oportunidade não poderia ser deixada passar, até porque meu uso de celular se limita a redes sociais, e, fotografias.

Explicado o porque comprei esse celular, estou com ele há pouco mais de 2 semanas, e, estou com um problema um tanto quanto chato. O celular quando eu desligo a tela, em modo stand buy, a conexão do Wifi, simplismente é suspensa, o ícone continua lá, mas sem estar recebendo dados do Wifi, não recebo mensagens no whatsapp, e, os sites não abrem. Isso só acontece quando apago a tela, e, deixo o celular de lado, visto que passam uns 5 minutos isso acontece. Conclusão, sempre tenho que desligar o wifi, e, ligar novamente para receber todas as notificações das redes sociais, e, usar sites e afins.

Também a opção de manter o wifi sempre ligado durante inatividade, marquei a opção "sempre" desde que comprei.

Alguém já passou por isso? Já mudei uma penca de coisas no meu roteador, canal, senha, etc. E o problema continua. Alguém já passou por isso com algum smartphone? Conhece alguém que tenha passado? Isso está me deixando completamente brochado. E como trabalho com o smartphone e preciso dele para mil coisas, não queria ter que procurar assistência agora, há não ser de último caso.

Agradeço desde já à todos!

Última edição:

Ouji

Protelador
Pessoal, preciso da ajuda/opinião de vocês.
Comprei um Zenfone 5 Selfie Pro, aquele de 4gb -128gb de armazenamento, etc. Paguei caro pelo celular? Sim, mas a oportunidade não poderia ser deixada passar, até porque meu uso de celular se limita a redes sociais, e, fotografias.

Explicado o porque comprei esse celular, estou com ele há pouco mais de 2 semanas, e, estou com um problema um tanto quanto chato. O celular quando eu desligo a tela, em modo stand buy, a conexão do Wifi, simplismente é suspensa, o ícone continua lá, mas sem estar recebendo dados do Wifi, não recebo mensagens no whatsapp, e, os sites não abrem. Isso só acontece quando apago a tela, e, deixo o celular de lado, visto que passam uns 5 minutos isso acontece. Conclusão, sempre tenho que desligar o wifi, e, ligar novamente para receber todas as notificações das redes sociais, e, usar sites e afins.

Também a opção de manter o wifi sempre ligado durante inatividade, marquei a opção "sempre" desde que comprei.

Alguém já passou por isso? Já mudei uma penca de coisas no meu roteador, canal, senha, etc. E o problema continua. Alguém já passou por isso com algum smartphone? Conhece alguém que tenha passado? Isso está me deixando completamente brochado. E como trabalho com o smartphone e preciso dele para mil coisas, não queria ter que procurar assistência agora, há não ser de último caso.

Agradeço desde já à todos!
Meu irmão passou isso com um celular dele da Asus, mas é mais antigo que esse. Acho que ele resolveu restaurando as configurações de fábrica, se não me engano. É um bug bem chato e estressante.

david_zero

New Member
Só eu que tenho problemas com estouro de branco nas fotos do Zenfone 5? Só uso modo automático, mas mesmo em boas condições de luz, o branco estoura e fica uma merd*, totalmente sem definição.
Seguem alguns exemplos:
https://photos.app.goo.gl/6YYNrt1tRUU4eazt6
https://photos.app.goo.gl/piHyNJTDh6j9HS5T6
Reparem que na primeira, o rosto do meu cachorro ficou branca! sem definição nenhuma. Já na segunda, o céu ficou totalmente branco... o prédio até se mistura... detalhe que o céu estava azul com algumas nuvens, não estava nublado como pode sugerir a foto. Com o Zenfone 3 eu conseguia fotos com qualidade melhor. Estava gostando muito do zen5 até começar a bater fotos...
Ele faz ótimas fotos, mas a grande maioria saem ruins como as que postei. Já me sugeriram usar o modo PRO... mas na boa, nunca usei e não usarei modo manual. Não sei usar e não tenho saco pra ficar mexendo. Sempre fui adepto do modo auto. No geral sempre tive ótimas fotos com o zen3 e mais ainda com o S7.
Alguém tem o mesmo problema que eu no zen5?

Fiz um post como esse no grupo do face, me sugeriram modo manual ou GCam. Não usei o modo manual, mas baixei a GCam. Seguem os resultados:

Nota-se a diferença e como a câmera padrão estoura o branco. Todas as fotos foram tiradas no mesmo instante e na mesma posição. Não fiquei fazendo ajustes na GCam, só ativei o HDR.

Pra mim, a câmera foi a grande decepção do aparelho, pois não tinha problemas com a câmera do Zonfone 3. Tudo bem que a GCAM meio que corrige isso. Digo meio, pois a fotos em modo retrato fa GCam, pelo menos aqui, foram ruins. Já na câmera padrão, se não tiver muito branco, foram ótimas. Então eu vou ter sempre que ficar testando qual vai se sair melhor nas situações. Isso pra mim é bem chato. E é um ponto que ta me fazendo pensar em troca-lo.

Espero que a Asus corrija isso em atualizações futuras, por que é bastante frustrante.

Usuários que estão vendo esse Tópico (Users: 0, Guests: 1)