[TÓPICO DEDICADO] ASUS ZENFONE 4 5 6

Julianow

New Member
Tutorial de como mover apps pro SD feito pelo usuario MegaAge:
Tutorial – Como mover os aplicativos para o microSD (ver. Zenfone 5 Android 4.4.2)
*o tutorial ainda está incompleto. Aos poucos irei incrementando-o, é só uma questão de tempo. Mais tardar amanhã deverá estar finalizado. Já estarei disponibilizando para quem quiser ir adiantando o processo.
É imprescindível o acesso ao root. Se você não sabe nem o que é, não prossiga o tutorial.
Apesar do processo ser reversível (a nível de S.O.), ele não é em relação aos dados do usuário. Faça sempre backup de suas informações (contatos, apps e dados de aplicativos). Dica: faça isso na nuvem.

1 – Configurando o cartão de memória microSD:
Neste passo, teremos que criar duas partições em nosso cartão microSD: uma fat32 e outra ext4. Para isso eu utilizei o programa MiniTool Partition Wizard Home Edition.

1.1 – Insira o microSD no computador através de algum adaptador. Não o utilize diretamente inserido pelo celular.
1.2 – Execute como Administrador o MiniTool Partition.
1.3 – Ao identificar seu microSD, Delete a(s) partição(ões) dele por completo até toda a memória ficar Unallocated. Confira a imagem:

1.4 – Agora, selecione essa unidade microSD.
1.4.1 Criando a primeira partição:
1.4.1.1 Clique em Create para criarmos uma partição fat32 mais à esquerda do cartão microSD. Irá aparecer essa janela:

1.4.1.2 Create As: a opção Primary.
1.4.1.3 File System: a opção FAT32.
1.4.1.4 Size And Location: aqui será uma partição para você guardar o que quiser, porém alguns obb de jogos do Android poderão utilizar desse espaço. Reserve ao menos 5GB no fim(Unallocated Space After), eu não acho necessário mais que do que isso, mas não reserve menos que a memória interna disponível do seu aparelho, no meu caso 4.99GB.
1.4.1.5 Clique em OK.
Ficará mais ou menos assim:

1.4.2 Agora a operação para o espaço mais à direita é um pouco diferente. Selecione a barra.
1.4.2.1 Clique em Create para criarmos uma partição ext4 mais à esquerda do cartão microSD. Irá aparecer essa janela:

1.4.2.2 Create As: a opção Primary.
1.4.2.3 File System: a opção Ext4.
1.4.2.4 Size And Location: aqui será uma espécie de clone da sua memória interna. O Link2SD irá conseguir linkar os aplicativos através de rotinas bem específicas e manipular a controle da memória do Android. É só clicar em OK que ele colocará o restante do espaço nessa partição.
1.4.2.5 Ficará mais ou menos assim:

1.4.2.6 Clique com botão direito do mouse nessa partição(Ext4) e a modifique para ativa: Modify > Set Active, como na imagem abaixo:

1.4.2.7 Pronto, é só clicar em Apply no canto esquerdo do aplicativo. Poderá demorar bastante. Aqui em um cartão 16GB class4 demorou cerca de 15 minutos.
1.4.2.8 Você já poderá introduzir a memória no seu Android(lembre-se de desligar o telefone, não queremos já de cara corromper o microSD). O telefone deverá iniciar normalmente e você já poderá ver a sua partição Fat32 como uma memória utilizável.

2 – Liberando a escrita de memória no microSD:

Neste passo, iremos precisar do acesso ao root. Teremos que alterar a platform.xml e para isso teremos a facilidade de ter um app destinado a isso: SD KitKat Fixer.
2.1 – Execute o programa e clique em FIX. A qualquer momento pode ser solicitado o acesso ao root, libere-o.

2.2 Estando tudo OK, ele indicará que foi “consertado” e o patch foi aplicado com sucesso:

2.3 Reinicie seu celular para que as alterações sejam carregadas com o sistema.

3 – Instalando e configurando o Link2SD:

Primeiro baixe o aplicativo na playStore: Link2SD
3.1 Execute o aplicativo e clique no canto superior esquerdo, do lado do Link2SD e em seguida no Recriar scripts de montagem:

3.2 Ele pedirá para que você reinicie o aparelho, faça isso.
3.3 Após o reinício, vá para a instalação do Xposed. Ainda teremos que configurar mais algumas coisinhas, por enquanto não mova nada!

4 – Instalando e configurando o Xposed:

Primeiro baixe o aplicativo através do link: Xposed. OBS: Será necessário você autorizar a instalação de aplicativos de “Fontes desconhecidas”.
4.1 Abra o Xposed e clique em Framework

4.2 Clique em Instalar/Atualizar

4.3 Ele irá pedir para reiniciar, aceite.
4.4 Abra-o novamente e clique na guia Baixar e pesquise por obb on sd

4.5 Instale o mesmo e após sua instalação, volte para o menu principal do Xposed e selecione Módulos. Deixe o módulo Obb On SD ativo (caixinha com [v]).

4.6 Será necessário reiniciar mais uma vez. O faça!
4.7 Agora siga para o passo 5.

5 - Retornando ao Link2SD e aprendendo a linkar os programas:
Agora chegou a hora de movermos tudo para o microSD!
5.1 Abra o Link2SD e siga os eventos que estão indicados no print.

5.2 Agora selecione as 4 caixinhas de seleção e clique em OK. É possível que a última não esteja disponível(tem um cadeado verde aberto, vermelho no Free), pode ser uma limitação do programa Free, eu peguei a versão completa por achar por merecer o trabalho do caras. Essa parte pode demorar vários minutos.

6 Movendo Obb/Data:
Essas são com toda a certeza as maiores vilãs no consumo da memória. Aí é onde os jogos se utilizam para jogar todo seu invólucro de texturas, modelos, efeitos, menus, o que você imaginar! Antes de começar este passo eu recomendo utilizar o ES File Explorer para nos acharmos dentro das pastas do Android. Ele tem inúmeras vantagens frente aos concorrentes como acesso simplificado ao root, multi-abas, entre outros e é grátis!

O módulo Obb On SD do Xposed criará duas pastas no microSD: MicroSD/Android/data e MicroSD/Android/obb, confira se elas estão lá, do contrário crie-as.

6.0 Libere o acesso ao root pelo ES Explorer File:

6.1 Pelo programa ES File Explorer, acesse o o Local legacy (seguindo o caminho):

6.2 Cole todas essas pastas no diretório: MicroSD/Android/data.
6.3 Faça o mesmo para o diretório obb(cortar em legacy/Android/obb e colar em MicroSD/Android/obb).

7 Limpeza rezidual:
A princípio está tudo certo. Nesse momento eu gosto de passar um Clean Master pois pode sobrar alguma sujeira como pastas vazias, arquivos sem utilização, apks antigas, e é um ótimo momento de renovar o cache do aparelho.

7.1 Verifique novamente sua memória e veja a diferença!
7.2 Sempre que possível, crie link(opção criar Link) com o Link2sd para os novos aplicativos e mova as pastas data e obb para o MicroSD.
Nunca utilize a opção Mover para SD pois essa opção é a maneira antiga e ineficiente do Android mover arquivos para o SD.

Considerações finais: este tutorial é livre, foi criado com um mix de soluções, uma é complementar a outra. Não consegui encontrar uma maneira mais simples de fazê-lo. Por fim, ele é livre para reprodução. Copiem e colem onde quiserem. #befree #huemeteratmax

------------------------------

Finalmente parece que vai chegar no BR os aparelhos, animados? espero que o preço seja bem competitivo mesmo, quero o ZF5

http://adrenaline.uol.com.br/mobile/videos/3476/chegaram-os-zenfone-5-e-6-aqui-na-redacao-confira-nosso-hands-on.html

Especificações técnicas

Zenfone 5

CPU Atom Z2560 1.6GHz dual-core (4 threads)
GPU PowerVR SGX544MP2
2GB de RAM
Display de 5" Super IPS 720 x 1280
8GB de armazenamento, expansível mais 64GB via microSD
Corning Gorilla Glass 3
Bateria de 2110 mAh
Câmera traseira de 8MP, frontal 2MP
145 gramas
14,82 x 7,28 x 0,55-1,03 cm

Zenfone 6

CPU Atom Z2580 2.0GHz dual-core (4 threads)
GPU PowerVR SGX544MP2
2GB de RAM
Display de 6" Super IPS 720 x 1280
Corning Gorilla Glass 3
32GB de armazenamento, expansível mais 64GB via microSD
Bateria de 3300 mAh
Câmera traseira de 13MP, frontal 2MP
196 gramas
16,69 x 8,43 x 0,99 cm

Última edição:

pvorkut

Active Member
Se manter os preços competitivos no exterior. 899 pelo zenfone 6 . 699 pelo zenfone 5 no lançamento tendência de queda. Seriam preços justos

Truck'n Hemi

Active Member
Estou bem animado, são aparelhos bonitos, de bom hardware, cheios de recursos e com suporte campeão. Pena que eles tem margens de tela gigantescas e não são propriamente finos, dois quesitos que literalmente me impediram de comprar o ZF 5.

mmayk

Kaizoku-ō ni ore wa naru!
tava decidido com o Moto G quando de repente :poker: :fuuu: aparece esse ae sacanagem, mas vamo la
Atom Z2560 1.6GHz dual-core vs Snapdragon 400 1.2GHz quad-core
PowerVR SGX544MP2 vs Adreno 305

e a memória RAM interfere muito no desempenho dos jogos ou eh mais pra quem eh multi tarefas com vários apps abertos?

edit: sim outra coisa, sabem me falaram de exemplos de apps incompativeis com esse processador intel?
:damn:

CMSiega

Mi preciosssssa!
Estou interessado nesse Zenfone 5. Ele pode ser comparado com qual aparelho?

Truck'n Hemi

Active Member
Estou interessado nesse Zenfone 5. Ele pode ser comparado com qual aparelho?
Vários de 5", apesar do chip diferenciado Intel ele seria concorrente de Xperia C, LG G2, Moto G 2014...mas pelos recursos e tecnologias ele poderia buscar clientes do Moto X, por exemplo.

mmayk

Kaizoku-ō ni ore wa naru!
meu negocio eh desempenho, e parece que o Intel Atom z2560 1.6ghz eh melhor que o snapdragon 400 do Moto G se for mesmo isso e vier pelo menos por 800 reais :poker:

Phytheon

Member
Espero que o Zenfone 6 não custe mais de R$ 1.000, pois seria um preço alto a se pagar, levando em conta que o mesmo será fabricado no Brasil. :poker:

Truck'n Hemi

Active Member
meu negocio eh desempenho, e parece que o Intel Atom z2560 1.6ghz eh melhor que o snapdragon 400 do Moto G se for mesmo isso e vier pelo menos por 800 reais :poker:
O ZenFone 5 tem duas versões, uma com o Z2560, 1GB de RAM e 8GB de memória interna. A outra usa o Z2580 com 2GB de RAM e 16GB de memória interna. Ambos são de minha prefrência em relação ao Moto G.

Hayllus

Member
O ZenFone 5 tem duas versões, uma com o Z2560, 1GB de RAM e 8GB de memória interna. A outra usa o Z2580 com 2GB de RAM e 16GB de memória interna. Ambos são de minha prefrência em relação ao Moto G.
A Asus vai lançar os dois modelos no BR?
Tem algum preço em mente para ambos?

Phytheon

Member
Tem algum preço em mente para ambos?
Alguns sites dizem que o Zenfone 5 custará menos de R$ 1.000; se eu não me engano, a própria Asus confirmou. Contudo, é possível ter uma base de preço olhando no Mercado Livre, o Zenfone 5 (2Gb ram 16Gb memoria interna)está em um média de preço de R$ 850.00.
Se este aparelho vier custando mais de R$ 1.000, não faria sentido, pois é uma empresa nova no ramo de smartphone no Brasil; consequentemente acarretaria em um péssimo custo-beneficio.

Última edição:

Hayllus

Member
Alguns sites dizem que o Zenfone 5 custará menos de R$ 1.000; se eu não me engano, a própria Asus confirmou. Contudo, é possível ter uma base de preço olhando no Mercado Livre, o Zenfone 5 (2Gb ram 16Gb memoria interna)está em um média de preço de R$ 850.00.
Se este aparelho vier custando mais de R$ 1.000, não faria sentido, pois é uma empresa nova no ramo de smartphone no Brasil; consequentemente acarretaria em um péssimo custo-beneficio.
Sim, mas essa é a dúvida, afinal 999 Aecios também é menos de mil :coolface:
Eu estou chutando algo em torno de 600~700, pois será fabricado no Brasil, esses do ML são da china, correto?

Phytheon

Member
Eu estou chutando algo em torno de 600~700, pois será fabricado no Brasil, esses do ML são da china, correto?

Eu não tenho nem ideia de onde eles estão importando, mas esse negocio de comprar de um vendedor no ML que faz importação sem possuir um estoque, eu acho uma cilada.:haha:

Truck'n Hemi

Active Member
Não acho que ele venha nesse preço todo, por volta dos 900 Aecios devem lançar ele. Se lançarem por mais rapidinho o preço cai.

Hayllus

Member
Não acho que ele venha nesse preço todo, por volta dos 900 Aecios devem lançar ele. Se lançarem por mais rapidinho o preço cai.
900 a versão de 16gigas, né? Mesmo assim ainda acho muito, vou ter que ir de moto g mesmo :feelbad:

Mike.Haggar

Prefeito do planeta Terra
Lumia 930 vs Zenfone 6 alguém pode me dar um parecer, uma pequena comparação?
Achei o smartphone muito bonito, e preciso de um sucessor para o meu Lumia 920. Aliás, qual o sistema operacional dele? Android mesmo?
Tem muito bloatware?

CMSiega

Mi preciosssssa!
O Zenfone 5 já virá atualizado com o Android Kit Kat certo? Se sim, o Kit Kat permite mover/instalar apps/jogos no cartão SD?

Truck'n Hemi

Active Member
Lumia 930 vs Zenfone 6 alguém pode me dar um parecer, uma pequena comparação?
Achei o smartphone muito bonito, e preciso de um sucessor para o meu Lumia 920. Aliás, qual o sistema operacional dele? Android mesmo?
Tem muito bloatware?
Uma pequena comparação é complicado, são aparelhos muito distintos. Pra começar pelo tamanho da tela. Em quais pontos você acha mais importantes ou usa mais no seu L920? Assim a comparação fica mais sucinta e podemos comparar o resto conforme vão surgindo as dúvidas.

Respondendo as suas perguntas ele vem com Android. Quanto ao bloatware devemos ser cautelosos porque o Android é customizado pela Asus mas é simples, não vem com muito apliativo instalado nem nada demais, pelo nome da UI(Zen) nota-se uma preocupação com a simplicidade da ROM.

Usuários que estão vendo esse Tópico (Users: 0, Guests: 1)