Artigo - Anisotropic

Dragon Plus

Usuário Registrado
Eu andei lendo as analises da Adrenaline e achei todas legais..... Mas o artigo sobre Anisotropic está muito técnico, de difícil compreensão. Mesmo com uma breve noção sobre o assunto o artigo é um pouco complexo.

Eu agradeceria se fosse possível um artigo mais claro para os inciantes:D

Valew

Taturana

New Member
Kda vez to mais fã do Oldman. O kra saca muito (ou no minímo, lê muito). Não achei o que ele explicou confuso, acho que é bem esclarecedor. Também faço computação, talvez a falta de raciocínio lógico de alguns provoque falhas na compreensão :p :p :p (sem querer ofender, não estou ofendendo ninguém :eek:).

DekerBSB

Registered User

a função do filtro anisotrópico é fazer com que as texturas que se encontram mais longes não fiquem embaçadas......com um determinado custo na taxa de frames....
......
apesar do artigo estar bem técnico, basta acompanhar as fotos que da pra entender.....
.......
por favor gente.......vamos manifestar o sentimento gay através de mensagens privadas......e não aqui abertamente....

Taturana

New Member
Boris, para de apagar as mensagens que eu to postando no forum. Eu disse que sou fã, já que o Oldman tem um conhecimento grande de hardware, e não gay :mad: :mad: :mad:

OldMan

Congelado
Eu tentei ser o mais claro possívem sem enrolar demais. A idéia do artigo é mostrar o que um recusro faz.. e como. Não simplesmente dizer que a imagem fica melhro e pronto.. sem dizer onde e quando fica melhor.

Já passei um material pro Diola sobre SmoothVision, explicando as diferenças de técnicas da NVIDIA e ATI.

Se alguém não entendeu algo no texto é só postar aqui que eu explico.

DekerBSB

Registered User
Ae tio Old....uma duvida aqui que uma vez eu li a explicação mas não guardei direito........
os numeros* que vou utilizar são exemplos, ja que essa é a duvida.....

quando usa filtro bilinear a placa "passa" 4(?) texels por ciclo de clock...
quando usa trilinear passa 2(?) texels por ciclo
e quando usa anisotropic passa 1(?) texel.......
......
quais são os valores certos????
e se isso é padrão pra todas as placas?

OldMan

Congelado
Varia de placa em placa. As Placas mais modernas tem registradores o suficiente para fazer um texel anisotropic por ciclo. as placas mais antigas faziam um texel por clock ainda no caso da bilinear. Isso é um dos exemplos de como as placas evoluíram desde a voodoo 3. Também não me lembro dos valores exatos, mas varia de chip pra chip.

Taturana

New Member
Oldman, mudando um pouco de assunto, sem ser o anisotropico, você sabe como fazer com a texturiazação agp do DXdiag funcione? Já tentei alterar na bios colocando o agp aperture size em vários valores (...64,128), mas não faz com que funcione. Será que você sabe como fazer aparecer? aqui tem uma imagem do Dxdia anexa:

DekerBSB

Registered User

eu até sei como faz.......mas ja que vc perguntou pro Old eu nem vo responder......
:p :p

Attachments

Taturana

New Member
Poxa, fala como faz ai, só falei pro Oldman porque ele que tava respondendo as questões nesse forum. Fala ai, fala ai, fala ai:p

DekerBSB

Registered User
abre o registro.......bota pra procurar EnableAGP.....
vai abrir umas chaves.......leia e veja se ta ligado....caso nao é so mudar..........

depois vc tem que criar uma chave com o seguinte nome:

enableAGPTextures

dentro do campo LOCAL MACHINE/SOFTWARE/ATI TECNOLOGY/DRIVER/0000/OPENGL/PRIVATE

e bota essa chave com o valor 1

Taturana

New Member
Deker-boris, não funcionou. Vê se era pra fazer isso que eu fiz.

Taturana

New Member
Se não estiver errado, aposto que o DerekWalker-BSB fazia melhor :D :D :D

DekerBSB

Registered User
foi isso que eu fiz no meu pra ativar........no win98.......
tem um post la na rage que mostra como faz......da uma olhada lá

BlackSilver

Usuário Registrado
Muito boa a sua reportagem Old.Mas ao contrário da maioria não
achei o artigo mt técnico.......até meio simples em alguns pontos
que poderiam ter um nível de detalhes maior.
Por min vc pode fazer um artigo de 100pgs absurdamente complexo

sta1n

New Member
depois de muito tempo li o artigo do oldman e não entendi nada, pqp alguem explica melhor isso

MATUTANO

Usuário Registrado
hei deker maroto pelo visto vi que tu curte 1 pouco do som que eu curto

agora tu colocaste akele wallpaper por que eh bonito?

ou curte realmente cradle?

Tio Macae

frustrado
ae, aproveitando as duvidas do krinha ae de cima... oq e sidebanding adressing??? melhora oq e kual a intensidade da melhora??? tipow, no 3dmark fala q o pc suporta... mai num sei como ativa!
uso o xp pro s/ sp1

vlws!

BlackSilver

Usuário Registrado
Originally posted by sta1n
depois de muito tempo li o artigo do oldman e não entendi nada, pqp alguem explica melhor isso
Eu expliquei issso a pouco tempo no tópico
"Muitas dúvidas" na seção da placas de vídeo, volte uma página que vc encontra o tópico e aí vc pode ler um resumo simplificado que eu fiz
É so voltar uma página que vc acha o tópico

Fenris

Que fofo =)
Gostei do artigo, só achei meio complicado.

O que deu pra entender foi:

Quando os texels vão ficando longe fica mais de um texel pra cada pixel, então o filtro anisotrópico faz uma média de cores entre esse numero de texels que cabem em um pixel e transforma esses (sei lá, 20) texels em um texel pra um pixel, deixando a imagem igual até la longe...

É isso mesmo? :)

[]s

BlackSilver

Usuário Registrado
Não, não fica 20 texels para cada filtro e sim são coletados 20 texels para determinar a cor para um pixel

Conforme a distância aumenta, os texels ficam muito distorcidos( esticados) e fica muito difícil para o molde que coleta as amostras
de textura dizer qual texel deve ser usado em certo pixel, então pega-se muitos e faz-se uma interpolarização de seus valores de cor para determinar com precisão a cor do pixel, pois desse modo a informação referente a cor do pixel não é perdida, pois pega-se todos os texels vizinhos que tem influência sobre a cor do pixel.

Usuários que estão vendo esse Tópico (Users: 0, Guests: 1)