Aqui está: Asus P5K-SE Vdroop Mod

Status
Não esta aberto para novas mensagens.

Felipe_Zanon

New Member

Venho dar a minha contribuição para o pessoal desta comunidade. Sou eng. eletricista e trabalho com eletrônica. Nos últimos dias eu estudei o funcionamento das fontes integradas nas motherboards e desenvolvi um "fix" para o tão reclamado Vdroop da P5K-SE. Já alterei aqui na minha máquina e ficou perfeito! Todas as informações estão na imagem em anexo. Também está no anexo a alteração que fiz na minha placa.

Um grande abraço, e façam bom proveito!!

Felipe.

Obs: O material está em inglês pois pretendo postar em sites extrangeiros.

luhesil

Active Member

Com certeza vai ser bem util para os users daqui.

Varios tem essa mobo.Só nao sei se todos ja acharam MOD pro Vdroop.

De qualquer forma,esta ai. :evil:

LuiZz``

New Member
cara, eu to saindo agorinha, daqui umas 2 horas eu to em casa novamente, vou imprimir essas imagens e DALE VDROOP MOD NELA! hehehe vamos ver como fica aqui ;)

LuiZz``

New Member
deixa eu ver se entendi ... vou fazer isso com o maior cuidado hehe... se eu passar o lapis 2B no resistor Rfb OU soldar outro resistor de 1200Ohms (uma "perna" em cada ponta do resistor Rfb) eu elimino o Vdroop ?? é isto ??? hehe

GSJ

War. War never changes.
Quando fizer com lápis, posta uma Screen pra nós...

Quero fazer na minha também.

Felipe_Zanon

New Member
Sim pessoal, o mod se resume em baixar a resistência do resistor Rfb. Isto pode ser obtido passando um lápis nele ou também soldando um resistor em paralelo, como eu fiz. O resistor não precisa ser obrigatoriamente 1200 ohms.

Antes de soldar o resistor fiz uns testes com um lápis. Tive que passar várias vezes para a resistência cair de 3600 para uns 2500 ohms. Como eu expliquei no material postado, a taxa de redução do Rfb será exatamente a taxa de redução que você obterá no Vdroop. Por exemplo, se você reduzir a resistência do Rfb pela metade, você terá metade do Vdroop que está tendo hoje.

Qualquer dúvida estamos aí ;).

Abraços,

Felipe.

Galãobr

New Member
Valeu Felipe!!! Era disso que estávamos precisando. Só tenho algumas dúvidas:

Conheço muito pouco de eletrônica, então nem sonhando que eu vou soldar ali. Com o lápis 2b, ou 6b, funciona também? De forma satisfatória?

Há algum problema se eu por um acaso, passar o lápis no lugar errado?

Conforme a foto, e a sua solda ali, tenho que passar o lápis no sentido horizontal, unindo, de uma forma metafórica, os pontos exremos da peça/componente? É só chegar e riscar ali várias vezes?

É 100% garantido?

Agradeço novamente por dispor desse conhecimento com o pessoal do fórum.
Muito obrigado :yes:

fperes

New Member

Tinha uma galera aqui do forum, que estava precisando disso...

vai ajudar todos aqueles que possui a placa P5k-SE, agora vou até comprar mais uma...

Felipe_Zanon

New Member

Geralmente o pessoal está utilizando o lápis 2B. A respeito do resistor, a forma dele é retangular. A extremidades dele onde eu pintei de verde e amarelo são os terminais, isto é, a resistência deste componente existe entre estes dois pontos. Para o pencil mod, você deve passar o lápis em cima dele, traçando uma linha entre os dois terminais. Você pode esfregar o lápis várias vezes ali, como se estivesse desenhando uma linha grossa. Quanto mais grossa for esta linha, menor será a resistência e menor será o Vdroop.

Como eu disse, antes de soldar o resistor eu fiz o teste com um lápis. Não sei qual era o tipo do lápis, mas tive que passar várias vezes para a resistência cair de 3600 ohms para 2500 ohms. Veja que mesmo passando várias vezes o lápis a resistência diminuiu 30%, e neste caso o Vdroop também reduziria 30%.

Sobre alterar o resistor errado, não posso de garantir nada. Existem vários resistores ali e eu não estudei qual a função deles. Contudo, o material que eu fiz está beeeem claro... não tem como errar. Até o Stevie Wonder acertaria o resistor:lol:.

Boa sorte!

LuiZz``

New Member
bom... fiz aqui ... antes rodava o prime com Vcore 1.45v na BIOS e agora esta exatamente 1.40v na BIOS e rodando prime V25 ... ainda está caindo o Vcore(de 1.40 na BIOS pra 1.35v em full load windows antes era de 1.45v pra 1.35 no windows em full), mas em full load cai metade do q caia( ... consegui reduzir 50% do Vdroop... precisa passar MTAs vezes o lapis pra se conseguir uma boa redução... eu vou desligar aqui e esfregar mais um pouco o lapis ...

o meu problema é q eu tenho um cooler nao mto facil de instalar, entao estou fazendo com ele instalado e está me estrovando um pouco, mas ja peguei o jeito de fazer ali hehe, to satisfeitissimo xD

valeu ai felipe!! GRANDE AJUDA ;)

Felipe_Zanon

New Member
Beleza Luiz, que bom que vc conseguiu. O seu resultado fecha perfeitamente com o teste que eu fiz aqui com o lápis. Não cheguei a ligar o PC e medir o Vdroop, apenas medi a impedância com um multímetro. Notei que era muito difícil baixar a resistência pq o resistor era de 3600 ohms, e com lápis não se consegue uma coisa muito mais baixa que isto.

De qualquer forma, 50% de redução já é um ótimo resultado, ainda mais que você não perde a garantia da placa com o pencil mod, pois ele não deixa "pistas" heheh. No meu caso já enfiei o ferro de solda, tanto no resistor quanto naquele capacitor que não está montado para medir o Vcore.

Abraços!

Felipe.

LuiZz``

New Member
é mesmo existindo um Vdroop aqui, setado BIOS 1.35, windows FULL LOAD 1.30, eu estou conseguindo um belissimo resultado, sendo q antes eu nao conseguia estabilizar o meu [email protected] com menos de 1.45 e agora ta rodando com 1.35 !!! e acho eu q da pra baixar mais até.... agora só felicidade, botar o overclock pra comer e pronto! hehehehe

muito bom isso cara, e melhor ainda q foi um brasileiro q conseguiu... brasil ta precisando de mais gente assim hehe (se fosse a minha área eu até tentava, mas como facil ADM, nao tem nadaa a ver com eletronica hehehee)

lookez

go Mac, and never go back

Galãobr

New Member
Sobre alterar o resistor errado, não posso de garantir nada. Existem vários resistores ali e eu não estudei qual a função deles. Contudo, o material que eu fiz está beeeem claro... não tem como errar. Até o Stevie Wonder acertaria o resistor:lol:.
Seguro morreu de velho né. Não custava nada perguntar o que aconteceria se errasse ali. Quando chegar em casa, vou testar. Pelo menos o lápis eu já consegui :lol::lol::lol:

Novamente, um muito obrigado :D

GBLecci

Old School

Nas outras ligações você não passou mais nada?!

Realmente foi um excelente trabalho, parabéns.

Felipe_Zanon

New Member
Sim, GBLecci, foi só o resistor. Só coloquei as outras informações para deixar registrado. Se no futuro alguém quiser corrigir o erro de offset, por exemplo, já sabe onde mexer (no resistor Roffset). Agora o mod do Vdroop consiste mesmo em só mexer no Rfb, e no meu caso decidi fazer isto soldando um resistor em paralelo. Mas se você fizer o pencil mod nele, como o Luiz fez, também vai obter resultados satisfatórios.

Abraços!

Felipe.

lookez

Ai fiz aqui e não teve muita diferença, agora ele cai menos, em load fica 1.33 sem over.

Manero :D

lookez

Pessoal botando um cooler de chipset fica mais estável ainda, tem um da AKASA AK-210 COOL BLUE que é muito bom e custa apenas 12 reais, vem com dissipador também.

É só trocar o da southbridge e ser feliz :D

Felipe_Zanon

New Member

Não entendi. Primeiro vc falou que fez o Vdroop mod com o lápis, mas que não deu muita diferença. Bom, com lápis o Luiz conseguiu reduzir o Vdroop em 50%. Soldando um resistor eu consegui reduzir em 4x o Vdroop.
Agora você tá falando em um cooler no chipset, e mais especificamente na ponte sul!? O que isto tem a ver com o Vdroop?

Hendrix

Purple Haze
Cara alguém me ajude please!!! Fiz o mod aki e num aconteceu nada. Fiquei o domingo inteiro mexendo com isso e continuo com akele vdroop escandaloso:
1.36 na BIOS
1.33 em Idle
1.28 em Full
Risquei até não aguentar mais e nada. Essa placa tá me tirando do sério e tá testando a minha paciência.

GSJ

War. War never changes.
Galera, será que alguém poderia fazer uma montagem com a parte em que se tem que passar exatamente o lápis?

Agradeço.

Riot

Active Member
Cara alguém me ajude please!!! Fiz o mod aki e num aconteceu nada. Fiquei o domingo inteiro mexendo com isso e continuo com akele vdroop escandaloso:
1.36 na BIOS
1.33 em Idle
1.28 em Full
Risquei até não aguentar mais e nada. Essa placa tá me tirando do sério e tá testando a minha paciência.
A Sua P5K tanbem faz cold boot, com esse processador e memoria, (liga, reseta,depois de 2 segundos liga normalmente quando se faz overcloK) estava pensando se poderia migrar de mobo?

GooF

New Member

Venho dar a minha contribuição para o pessoal desta comunidade. Sou eng. eletricista e trabalho com eletrônica. Nos últimos dias eu estudei o funcionamento das fontes integradas nas motherboards e desenvolvi um "fix" para o tão reclamado Vdroop da P5K-SE. Já alterei aqui na minha máquina e ficou perfeito! Todas as informações estão na imagem em anexo. Também está no anexo a alteração que fiz na minha placa.

Um grande abraço, e façam bom proveito!!

Felipe.

Obs: O material está em inglês pois pretendo postar em sites extrangeiros.
Brother, vc eh um genio!! Mas poderia ajudar eu com minha evga 650i ultra? Se morasse aqui em minha cidade ate emprestava a danada pra teste...:/ (caso nao tenha a mobo!!)

LuiZz``

New Member
Galera, será que alguém poderia fazer uma montagem com a parte em que se tem que passar exatamente o lápis?

Agradeço.
vc viu as fotos ?? tem q passar ligando as extremidades do resistor Rfb ! apenas isso.... apenas faça com cuidado pra nao tocar em nenhum outro, eles ficam bem proximos um do outro...

Status
Não esta aberto para novas mensagens.

Usuários que estão vendo esse Tópico (Users: 0, Guests: 1)