Após reunião, Lula admite mais investimento brasileiro na Bolívia

Fabiano

aka MACker
Após reunião, Lula admite mais investimento brasileiro na Bolívia
Publicidade
da Folha Online

Após reunião de presidentes de quatro países sobre a nacionalização do gás e do petróleo na Bolívia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não descartou novos investimentos brasileiros e da própria Petrobras no país vizinho.

Enrique Marcarian/Reuters

Kirchner, Morales, Lula e Chávez, em Puerto Iguazú

Segundo ele, a Petrobras 'tem autonomia' para tomar essa decisão e 'vai continuar investindo na Bolívia dependendo do acordo que tiver'.

A afirmação representa um recuo do Brasil em relação ao que havia dito ontem pelo presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli.

Em entrevista coletiva no Rio de Janeiro, Gabrielli afirmou: 'Estamos suspendendo qualquer possibilidade de investimento adicional na Bolívia'. Ele afirmou que até mesmo a já programada ampliação do gasoduto que traz o combustível para o Brasil seria paralisada.

Além disso, o executivo afirmou que não aceitava aumentos no preço do gás fornecido pelo país vizinho e que estava disposto a contestar a imposição de reajustes em uma corte arbitral de Nova York.

Ao lado dos presidentes Néstor Kirchner (Argentina), Hugo Chávez (Venezuela) e Evo Morales (Bolívia), Lula disse, entretanto, que vai trabalhar com os três colegas para ajudar a Bolívia.

'Vamos ver como contribuir para a Bolívia melhorar a qualidade de vida de sua gente', disse Lula. Ele também afirmou que continua disposto a firmar outros acordos com a Bolívia além do gás.

'Nenhum dos presidentes aqui vai tomar uma decisão que dificulte a integração da América do Sul e do Mercosul', afirmou.

Na reunião, entretanto, não houve acordo sobre um possível aumento dos preços do gás fornecido pela Bolívia ao Brasil.

Lula disse apenas que os preços serão discutidos "de forma democrática" e que "pendências serão resolvidas bilateralmente entre Brasil e Bolívia e entre Petrobras e a YPFB".

Solidariedade

Já Evo Morales agradeceu a "solidariedade" de Lula, Kirchner e Chávez. "Temos escutado que a Petrobras não vai investir mais. Estou seguro que os países serão solidários para ajudar a Bolívia", disse.

Kirchner afirmou que "respeita a decisão soberana de cada país" e lembrou que Morales garantiu o fornecimento necessário de gás para a Argentina.

Chávez, por sua vez, disse que a construção do gasoduto sul-americano, que está em estudo pelos quatro países, seria prioridade sobre qualquer "dificuldade".

Para ele, Morales, ao nacionalizar as reservas de petróleo e gás natural, cumpriu um "imperativo da história e do povo".

Segundo o presidente venezuelano, o "ato histórico" realizado por Morales não vai impedir que a Bolívia se una ao Brasil, à Argentina e à Venezuela no projeto do gasoduto.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u107420.shtml

mas é uma anta mesmo... qual vai ser o próximo passo agora? virar a bunda e baixar as calças pra Bolívia? aff :ranting3:

[Wolverine]

I Yam what I Yam.
PQP esse filho de uma PU.TA vai levar o pais à falência. Tirem aquele analfabeto de lá pelo amor de deus, antes que ele afunde mais a po.rra do pais.

Kam

Member
Depois dessa eu voto no alckmin sem pensar 2 vezes.

Lckhd

Adrenalindo since 2005
NÃO dá para acreditar no nível que esse país ta chegando....

já não ligo mais pra este país....acho que as pessoas não podem fazer mais nada :boring:

Kam

Member
NÃO dá para acreditar no nível que esse país ta chegando....

já não ligo mais pra este país....acho que as pessoas não podem fazer mais nada :boring:
Eu já cheguei a essa conclusão a muito tempo, o Brasil nao tem vocação pra ser um país de 1o mundo, se quiser viver em um lugar melhor o negócio eh ir embora mesmo.

Dik0

New Member
Mas o Evo Morales ja tinha dito pro lula o que ele ia fazer com o nosso presidente caso ganhasse as eleições.

Monge Shao Lin

M.A.S.A.T

Hayato

Gosto de ruído de AM
Lulito, Chavito e Evito combinaram tudo isso.

PanzerOps

♠♪♫♫♪♫♪♫♠
Administrador
Qualé a do Lula?! Tentando abafar mais um escândalo com um "caso de burrice presidencial"???

Rodrigo Toledo

Engenheiro
minha opiniao é o seguinte :

os Bolivianos tem razao em querer que seu maior bem pertença a eles, sendo assim nacionalizando os poços de petroleo e gas, mas a petrobras investiu alto naquele pais e assinou um contrato, o que deveri ser cumprido , ai sim depois que o contrato com a petrobras acabace os direitos passariam para a Bolivia !!!

Savino

New Member
Soh eu to do lado da bolivia?!(em partes)

D3lta

...
E alguém falou em pagar ao Brasil o valor investido nesses anos???????

KodiaK

New Member
D3lta

...
legal, já que são 2, vocês poderiam falar pro EVIL MORALES para devolver os 4 BIlhões que saiu do bolso de nós pobres brasileiros???????

Ou será, que seria legal deixar esse dinheiro lá e esquecer?

Savino

New Member
uai, pq o brasil nao investiu essa grana aqui dentro mesmo!? pra que fazer investimentos no exterior em paises com economia e politica inconstantes?

Sinceramente, acho que a bolivia tah certa em querer proteger a soberania do país!
Muito melhor do que tacar uma industria lah dentro eh fazer um acordo comercial de compra de gas e VENDER tecnologia pra eles mesmo extrairem!

Esse lance de investir em empresas no exterior nunca da certo!

D3lta

...
uai, pq o brasil nao investiu essa grana aqui dentro mesmo!? pra que fazer investimentos no exterior em paises com economia e politica inconstantes?

Uma coisa não justifica a outra. Pensei o mesmo que vc, achava q esse dinheiro tinha que ser gasto aqui dentro mesmo, com mais empregos e gás de nossas próprias fontes. Mas isso não justifica o erro do EVIL MOrales.

Schyzzo disse:
Sinceramente, acho que a bolivia tah certa em querer proteger a soberania do país!
Muito melhor do que tacar uma industria lah dentro eh fazer um acordo comercial de compra de gas e VENDER tecnologia pra eles mesmo extrairem!

Esse lance de investir em empresas no exterior nunca da certo!

Contrato não se negocia com exercito cercando empresas. Este tipo de atitude é muito mal vista no mundo dos negócios, e infelizmente só gera raiva e revanchismo.

Agora o justo eu quero, meu dinheiro de volta, e foda-se a bolivia, deixa eles venderem gás pros Homens do pé grande nos andes. :ranting3:

Duvido que alguma empresa Brasileira (ou do mundo) se anime a investir lá daqui pra frente, cavaramsua própria sepultura.

Ps.. ahhhhhhhhhh fio, tira essa imagem do seu avatar, quase fiquei feliz :lol: que a cici respondeu um post meu, mas ai qdo fui ver era vc, o barbudo..:ranting3: :ranting3:

T+

Savino

New Member
Eu penso o seguinte Delta... quando a petro vende direito de extraçao dos nossos poços pra shell e outras, quem fica sabendo (pq essas noticias nao espalham muito) se revolta, falando que eh um absurdo... agora, quando eh a vez da petro em outros paises, todo mundo acha lindo nossa empresa expandindo lah fora!

Foi como falei, concordo em partes com o Evo... acho que um pais tem mais que defender suas jazidas energeticas SIM (ainda mais com o louco do Bush a solta) mas nao da forma louca que o Evo fez, tacando exercito e tudo o mais...
O certo agora eh tentar um acordo que faça com que o Brasil nao saia no preju, e o Evo (que devia tah bebado ou cheirado quando mandou o exercito) tem que fazer algo pra melhorar sua imagem no resto da A.L.!!!!!!!

PS: aiuhuaihuiahuiahuiahahaui se amarra no Bigodon!!!!!!:p

Persephone

Assustador
minha opiniao é o seguinte :

os Bolivianos tem razao em querer que seu maior bem pertença a eles, sendo assim nacionalizando os poços de petroleo e gas, mas a petrobras investiu alto naquele pais e assinou um contrato, o que deveri ser cumprido , ai sim depois que o contrato com a petrobras acabace os direitos passariam para a Bolivia !!!
Acho que os Bolivianos estão certos em tomar medidas drásticas sim. Esperar que vençam os contratos? Imagina fazer todos os contratos coincidirem em vencimento? hauhauahuahuahauhauhauhau

Às vezes é preciso apelar pra conseguir ser ouvido, a Bolívia nunca cresceria de verdade assim, o que a médio/longo prazo será muito lucrativo para o mercosul.

kinky

New Member
A abin monitora todos os sites brasileiros, eles viram isso que vc escreveu :eek: .

:ph34r:
AOEIUHaeoiAUEHoaie

dá nada não, ô! u_U'

o problema eh postar isso no orkut =x

D3lta

...
Eu penso o seguinte Delta... quando a petro vende direito de extraçao dos nossos poços pra shell e outras, quem fica sabendo (pq essas noticias nao espalham muito) se revolta, falando que eh um absurdo... agora, quando eh a vez da petro em outros paises, todo mundo acha lindo nossa empresa expandindo lah fora!

Foi como falei, concordo em partes com o Evo... acho que um pais tem mais que defender suas jazidas energeticas SIM (ainda mais com o louco do Bush a solta) mas nao da forma louca que o Evo fez, tacando exercito e tudo o mais...
O certo agora eh tentar um acordo que faça com que o Brasil nao saia no preju, e o Evo (que devia tah bebado ou cheirado quando mandou o exercito) tem que fazer algo pra melhorar sua imagem no resto da A.L.!!!!!!!

PS: aiuhuaihuiahuiahuiahahaui se amarra no Bigodon!!!!!!:p
Pois é, um país com economia Africana , como disse o Luis Nassif, não poderia ficar dando calotes em contratos a base da força.

Mas estou vendo aí, algo maior viu nobre Schyzzo, acho que o Chaves e o Fidelito estão tramando algo, e o Brasil apenas vai ser usado nesta estórinha toda.

Pior é ver o lula colocar panos quentes na coisa, e não impor a nossa soberania também. To P. com isso.:mad:

auhuhahua, perdi essa estória do bigodon,,,, explica aee, senão vou pensar coisa errada da CICI..:p :wave:

Persephone

Assustador
Mas estou vendo aí, algo maior viu nobre Schyzzo, acho que o Chaves e o Fidelito estão tramando algo, e o Brasil apenas vai ser usado nesta estórinha toda.

Pior é ver o lula colocar panos quentes na coisa, e não impor a nossa soberania também. To P. com isso.:mad:
Nah... acho que o Lula não está tão perdido quanto vocês acham não... Ele ia dizer q não? Já tá tudo com o exercito, não dá pra chorar o leite derramado. Apoiar o Morales é tê-lo em boa conta, poder negociar sem deixar o outro lado desconfiado... A América Latina tem mais é que ficar junta mesmo, brigar com os vizinhos só nos torna ainda mais frágeis.

Além do que, a grana investida pela petrobrás só se perderá se o Evo nos considerar inimigos. Somos o principal "cliente" dele, nós é que temos a faca e o queijo na mão, só precisamos ser "mineiros" e comer o Evo pelas beiradas. :yes:

Usuários que estão vendo esse Tópico (Users: 0, Guests: 1)