[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 Zen & Zen+

Você vai migrar para um ZEN

• Total de votos
    645

mendesic

New Member
É amigo, fiz os ajustes na BIOS e limitei o desempenho mínimo e máximo para 5%. Agora para tarefas leves fica travado em 2.2Ghz e a temperatura fica 36-37º. Excelente!!!

Quando começo a jogar a frequência sobe para 4.3+Ghz. E a temperatura na faixa dos 55º. Excepcional!!!

(Ai como ficou no meu LoLzinho)

Obrigado pela dica.
Também tentei limitar nos 5% máximo e mínimo e em idle fica nos 2200mhz, mas testei com o stress test do aida64 e o clock continuou travado nos 2200mhz. É só em jogos que ele sobe o clock? Não testei em jogos.

StayHeavy

New Member
Também tentei limitar nos 5% máximo e mínimo e em idle fica nos 2200mhz, mas testei com o stress test do aida64 e o clock continuou travado nos 2200mhz. É só em jogos que ele sobe o clock? Não testei em jogos.
Sim. Nos testes de stress vc tem que voltar às opções normais. No Cinebench isso ocorre tbm. Porem em jogos, ou atividades mais pesadas, os clocks sobem. Vi que seu processador é igual ao meu. Os meus 8 núcleos sobem pra 4.35ghz.
Faça os testes em jogos que exigam bastante CPU.

Master_Cyber

New Member
Como o amigo falou aí, em jogos ou programas que exijam mais cpu, a frequência sobe até o limite.
Mas no teste do Aida fica fixo em 2.2ghz, também estranhei no início.

Suku

New Member
Quanto fica a voltagem dos ryzen de voces? pessoal com um i9 da intel vejo com 1,2v, aki fica 1,45 a 1,5 no 2700x stock..

Bllod33

New Member
Galera, é recomendável desligar o turbo boost? No meu antigo R5 1400 quando eu queria jogar um BFV eu fazia um OC leve pelo Ryzen Master pra ele segurar. Mas no 1600 AF eu to achando as tensões bem altas, pra segurar os 3.7ghz do Turbo ele tava batendo 1.3v fácil sendo que eu fiz um teste de stress e ele segura os 3.7ghz com 1.25v fácil, e creio que até consiga diminuir

Dòlggan

Active Member
Galera, é recomendável desligar o turbo boost? No meu antigo R5 1400 quando eu queria jogar um BFV eu fazia um OC leve pelo Ryzen Master pra ele segurar. Mas no 1600 AF eu to achando as tensões bem altas, pra segurar os 3.7ghz do Turbo ele tava batendo 1.3v fácil sendo que eu fiz um teste de stress e ele segura os 3.7ghz com 1.25v fácil, e creio que até consiga diminuir

Eu particularmente preferi desligar o PBO e travar o multiplicador e o vcore.

Aqui consegui incialmente 4.2GHz @1,25v (R7 3700x).
Mas como estava muito quente aqui esses dias, reduzi pra 4.0GHz @1,1v. Hoje consegui estabilizar em 4.0GHz @1,095v.
Não percebi perda de performance em jogos, travando em 4.0GHz. Mas em compensação ficou uns 15~20°C mais frio em load.

Eu ficava agoniado vendo aquelas oscilações de tensão e temperatura, ainda mais com o vcore passando de 1,4v. Estressante demais...

RaikOu

Member
Qual processador voces recomendam para quem vai utilizar mais para trabalho do que jogos? Estou entre o 3700x e o 3900x
porem fico imaginando se a diferenca seria tao grande que justifique o gasto a mais pois sao +ou-180 euros de diferenca e com esse
valor eu poderia comprar memorias e um ssd....O uso seria mais para Tecnomatix (process simulate), Siemens TIA portal e maquinas virtuais.
e aproveitando qual placa mae x570 voces recomendam para o 3900x ou 3700x na faixa dos 250 a 300 euros (Estou na alemanha)?

Última edição:

leandrosn

Active Member
Sim. Nos testes de stress vc tem que voltar às opções normais. No Cinebench isso ocorre tbm. Porem em jogos, ou atividades mais pesadas, os clocks sobem. Vi que seu processador é igual ao meu. Os meus 8 núcleos sobem pra 4.35ghz.
Faça os testes em jogos que exigam bastante CPU.
Só achei estranho que fiz o teste rodando umas VMs aqui e nada do clock subir. Rodei 2 VMs simultâneamente e o clock permaneceu em 2.2ghz.

Não era para o clock subir rodando duas VMs simultaneamente + o sistema operacional do host com aplicativos abertos, além dos que ficam rodando em segundo plano?

Última edição:

StayHeavy

New Member
Só achei estranho que fiz o teste rodando umas VMs aqui e nada do clock subir. Rodei 2 VMs simultâneamente e o clock permaneceu em 2.2ghz.

Não era para o clock subir rodando duas VMs simultaneamente + o sistema operacional do host com aplicativos abertos, além dos que ficam rodando em segundo plano?
Então, não sei porque nós teste os clocks não sobem e nos jogos sim. Mas fique tranquilo. Teste é teste e jogo é jogo haha. Importante que nos jogos sobe.

mendesic

New Member
Eu particularmente preferi desligar o PBO e travar o multiplicador e o vcore.

Aqui consegui incialmente 4.2GHz @1,25v (R7 3700x).
Mas como estava muito quente aqui esses dias, reduzi pra 4.0GHz @1,1v. Hoje consegui estabilizar em 4.0GHz @1,095v.
Não percebi perda de performance em jogos, travando em 4.0GHz. Mas em compensação ficou uns 15~20°C mais frio em load.

Eu ficava agoniado vendo aquelas oscilações de tensão e temperatura, ainda mais com o vcore passando de 1,4v. Estressante demais...
Exatamente este teste que fiz ontem.
Setei o vcore em 1.1v e o clock em 4Ghz.
As temperaturas despencam. Ficava em idle variando de 43 a 56º (isso com WC custom que segurava meu i7 4790k em torno de 33º idle).
Agora fica em 33º idle e não chega a 60º full.

Coisas que não gostei no Ryzen 3700x:

1 - No meu 4790k , tenho controle total no clock e voltagem. Nos Ryzen, vc não controla nada. Vc pode acrescentar 200 mhz, habilitar o pbo, fazer oq quiser e o clock não sobe (nada disso presta pra nada). Deixe em stock e vai ficar praticamente a mesma coisa. Pura enganação da AMD.

2 - No over, se vc trava o clock, ele fica travado no windows, não variando clock e vcore de acordo com a carga. Fica com a voltagem setada estressando a cpu constantemente.

3 - Qual o sentido de em idle ele ficar com vcore alto e clocks com picos próximos dos 4400mhz se em full não tem sequer um core que ultrapasse os 4100mhz baixos?
É como colocar 20 trabalhadores numa obra quando tem pouco serviço e quando for encher a laje, deixar somente 10. Pura enganação da AMD para dizer que a cpu sobe bem o clock. Na ora que vc mais precisa, o clock despenca.
Aí alguns falam: Isso foi projetado para trabalhar assim... Os engenheiros sabem oq estão fazendo... vc quer saber mais do que os engenheiros???
Balela gente. É esse o comportamento que esperamos? Vamos ser realistas. Se eles conseguissem fazer melhor, o fariam. Se não fazem, é pq não conseguem.

4 - Over nos Ryzen, somente se travar o clock e vcore e ele mal vai chegar nos 4400mhz prometidos pela AMD (então não é over, né?), mas mesmo assim, ele esquenta muuuito, então o negócio é baixar o clock e vcore mesmo e não ficar esquentando com overclock.

O tempo do overclock já era pessoal. Esqueçam isso. A arquiterura das cpus está no limite e eles não conseguem mais subir os clocks, então não há mais margem para overclock, pois eles vão usar tudo que têm de clock disponível.
Bons tempos que eu pegava meu athlon XP e tirava de 1800mhz para 2500mhz, meu opteron de 2000 para 2600. meu 4790k de 4000 para 5000+.
Isso é passado.
--- Post duplicado mesclado automaticamente: ---

Então, não sei porque nós teste os clocks não sobem e nos jogos sim. Mas fique tranquilo. Teste é teste e jogo é jogo haha. Importante que nos jogos sobe.
Só lembrando que VM não é teste e sim situação de uso e jogo não é o único uso de um computador.

Última edição:

StayHeavy

New Member
Bom, não sei hehe. Só sei que aqui estou satisfeito. Clocks sobem pra quase 4.4 quando necessário (na verdade nem precisava subir tudo isso). Quanto às temps altas em Full load, já acostumei. Aqui pega 75°C. Meu antigo i5 6500 pegava 70°C, então tá quase igual. Obviamente gostaria de trabalhar nessas temps que vc falou, com esses ajustes de core e voltagem, mas não manjo mexer, aí vou deixar quieto hehe.

Dòlggan

Active Member
Setei o vcore em 1.1v e o clock em 4Ghz.
As temperaturas despencam. Ficava em idle variando de 43 a 56º (isso com WC custom que segurava meu i7 4790k em torno de 33º idle).
Agora fica em 33º idle e não chega a 60º full.

Coisas que não gostei no Ryzen 3700x:

1 - No meu 4790k , tenho controle total no clock e voltagem. Nos Ryzen, vc não controla nada. Vc pode acrescentar 200 mhz, habilitar o pbo, fazer oq quiser e o clock não sobe (nada disso presta pra nada). Deixe em stock e vai ficar praticamente a mesma coisa. Pura enganação da AMD.

2 - No over, se vc trava o clock, ele fica travado no windows, não variando clock e vcore de acordo com a carga. Fica com a voltagem setada estressando a cpu constantemente.

3 - Qual o sentido de em idle ele ficar com vcore alto e clocks com picos próximos dos 4400mhz se em full não tem sequer um core que ultrapasse os 4100mhz baixos?
É como colocar 20 trabalhadores numa obra quando tem pouco serviço e quando for encher a laje, deixar somente 10. Pura enganação da AMD para dizer que a cpu sobe bem o clock. Na ora que vc mais precisa, o clock despenca.
Aí alguns falam: Isso foi projetado para trabalhar assim... Os engenheiros sabem oq estão fazendo... vc quer saber mais do que os engenheiros???
Balela gente. É esse o comportamento que esperamos? Vamos ser realistas. Se eles conseguissem fazer melhor, o fariam. Se não fazem, é pq não conseguem.

4 - Over nos Ryzen, somente se travar o clock e vcore e ele mal vai chegar nos 4400mhz prometidos pela AMD (então não é over, né?), mas mesmo assim, ele esquenta muuuito, então o negócio é baixar o clock e vcore mesmo e não ficar esquentando com overclock.

O tempo do overclock já era pessoal. Esqueçam isso. A arquiterura das cpus está no limite e eles não conseguem mais subir os clocks, então não há mais margem para overclock, pois eles vão usar tudo que têm de clock disponível.
Bons tempos que eu pegava meu athlon XP e tirava de 1800mhz para 2500mhz, meu opteron de 2000 para 2600. meu 4790k de 4000 para 5000+.
Isso é passado.

Só lembrando que VM não é teste e sim situação de uso e jogo não é o único uso de um computador.

Só esclarecendo alguns pontos que vc mencionou:

Apesar de termos travado o vcore e o multiplicador, o CPU reduz a frequência e a tensão em iddle.

Dá pra acompanhar esses parâmetros pelo Ryzen Master (só abrir o histograma de speed, aqui fica em ~600MHz em iddle).
Uso também o HWiNFO64 na bandeija pra monitorar temperaturas do CPU e do chipset, além da CPU package power (consumo total estimado em Watts do CPU). Esses parâmetros variam conforme o uso do processador, o que evidencia realmente que a frequência não fica travada na que a gente setou na BIOS, funcionando assim mais como um limite até onde vão frequência e voltagem (poupando, ao meu ver, a vida útil do chip).

Além do mais, a gente meio que "trava" os cores na mesma velocidade, em load (prefiro 8 cores a 4GHz/4.2GHz estáveis, do que aquela bagunça de um indo a 4.4GHz e outros não).

Por fim, aqui consegui resultados melhores nos benchmarks (scores maiores, temps menores) com essa configuração citada do que em Auto (incluindo também o power plan do 1usmus).

Bllod33

New Member
Desliguei o turbo boost e consegui estabilizar meu 1600 em 3.7ghz com 1,15v. Um pouco abaixo dos 1,3v que tava batendo fácil e chegando aos 75c.
Agora estou testando no clock base de 3.2ghz
Foda é que essa placa mãe é bem porca pra mexer em tensão, to fazendo tudo pelo ryzen master msm

mendesic

New Member
Só esclarecendo alguns pontos que vc mencionou:

Apesar de termos travado o vcore e o multiplicador, o CPU reduz a frequência e a tensão em iddle.

Dá pra acompanhar esses parâmetros pelo Ryzen Master (só abrir o histograma de speed, aqui fica em ~600MHz em iddle).
Noossa!!!!
Já lutei para fazer o vcore e clock variarem em idle quando fixo o vcore e o clock, mas sem sucesso. Mesmo usando offset para ajustar o vcore e diversos planos de energia.
Já perguntei aqui diversas vezes e todos assumiram que fica travado.
Me ensine aí como vc conseguiu isso para eu tentar também.

Bllod33

New Member
esse plano de energia do 1usmus tbm funciona em Ryzen 1000?
E se sim, minha MOBO não tem quase nenhuma daquelas configurações recomendadas, seria uma boa aplicar mesmo assim?

Lesado

Member
Qual processador voces recomendam para quem vai utilizar mais para trabalho do que jogos? Estou entre o 3700x e o 3900x
porem fico imaginando se a diferenca seria tao grande que justifique o gasto a mais pois sao +ou-180 euros de diferenca e com esse
valor eu poderia comprar memorias e um ssd....O uso seria mais para Tecnomatix (process simulate), Siemens TIA portal e maquinas virtuais.
e aproveitando qual placa mae x570 voces recomendam para o 3900x ou 3700x na faixa dos 250 a 300 euros (Estou na alemanha)?
como vc vai ganhar $$ com isso acredito que valha a pena já que vc vai ter mais 50% núcleos e threads com o 3900X(ganho de produtividade).
Se vc não fizer questão do pci-e 4.0 vc pode pegar placas x470.
Essa tabela vai te ajudar

Dòlggan

Active Member
Já lutei para fazer o vcore e clock variarem em idle quando fixo o vcore e o clock, mas sem sucesso. Mesmo usando offset para ajustar o vcore e diversos planos de energia.
Já perguntei aqui diversas vezes e todos assumiram que fica travado.
Me ensine aí como vc conseguiu isso para eu tentar também.

Vc deve ter travado alguma coisa aí na BIOS.
Tá usando qual power plan no Windows10?

Aqui de manual só foi os parâmetros e voltagem da RAM, multiplicador e vcore do CPU.
Desliguei o PBO e o resto deixei no Auto.
No Win10 uso o plano AMD Ryzen Balanced.

Jeovani

New Member
Atwa

Active Member
Senhores, acabei de boletar um par dessas memórias:

Memória Crucial Ballistix Sport LT, 8GB, 3000MHz, DDR4, CL15, Cinza - BLS8G4D30AESBK

Peguei também um ryzen 1600 AF. Alguém sabe se essas memórias tem problema de compatibilidade com os ryzen?

Ainda não decidi sobre a mobo... vou procura alguma até 800 pra futuros upgrades "ryzen 3700x".

vlw!!!

Vini.KerN

New Member
Senhores, acabei de boletar um par dessas memórias:

Memória Crucial Ballistix Sport LT, 8GB, 3000MHz, DDR4, CL15, Cinza - BLS8G4D30AESBK

Peguei também um ryzen 1600 AF. Alguém sabe se essas memórias tem problema de compatibilidade com os ryzen?

Ainda não decidi sobre a mobo... vou procura alguma até 800 pra futuros upgrades "ryzen 3700x".

vlw!!!
Essas memórias são muito boas para serem usadas com os Ryzen, por serem Micron E-die e sobem legal no overclock.

Atwa

Active Member
Essas memórias são muito boas para serem usadas com os Ryzen, por serem Micron E-die e sobem legal no overclock.

Obrigado, sabe me dizer se essa placa mãe "casa" bem com o Ryzen 3700x. Pretendo fica com o 1600 AF até o final do ano e depois fazer o upgrade.

StayHeavy

New Member
Obrigado, sabe me dizer se essa placa mãe "casa" bem com o Ryzen 3700x. Pretendo fica com o 1600 AF até o final do ano e depois fazer o upgrade.

Sim, excelente escolha, ainda mais se não for fazer OC.

Atwa

Active Member
Sim, excelente escolha, ainda mais se não for fazer OC.
Vlw, agora deixa eu vê como vou compra antes de fica sem estoque :haha:

Presta :hmm:

Última edição:

Vini.KerN

New Member
Vlw, agora deixa eu vê como vou compra antes de fica sem estoque :haha:

Presta :hmm:
A Asrock K4 possui um melhor VRM e as BIOS da Asrock são melhores, ao meu ponto de vista.
EU não iria de Biostar, ainda mais mirando um 3700x como futuro upgrade.

SPeeDx43

Member
As corsair vengeance rgb pro 3600mhz pro que estavam em promo na pichau na semana passada ao que tudo indica sao e-die

Usuários que estão vendo esse Tópico (Users: 10, Guests: 6)