[AJUDA] Movimento para implantação de fibra óptica em minha cidade.

Chackall

Fascist.Toxic.Crabby®
Moderador

Fala galera!

Bom, dia 10/07/2016 um amigo e eu demos início a um movimento apartidário em minha cidade chamado #FIBRAJÁ!.

Para vocês entenderem melhor a situação, moro em uma cidade chamada Ituverava-SP, próxima a Ribeirão Preto, Franca e Uberaba (uma região bem rica e prospera). Existe apenas uma prestadora de serviço de telefonia e internet fixa na cidade, que se chama Algar Telecom, e está detêm a concessão da Anatel para explorar a região. Essa concessão impede que outras empresas do setor forneçam serviços de telefonia e internet fixa na região, criando uma espécie de monopólio normatizado e, consequentemente, dando exclusividade e total proteção a Algar Telecom, garantido uma hegemonia forçada e lucros a perder de vista.

Bom, o problema não está apenas na nossa falta de opção. Se a empresa em si nos atendesse conforme nossas necessidades, não haveria problema, mas isso não acontece. Atualmente apenas 3 planos de Internet estão disponíveis na cidade, são eles de 2Mb, 4Mb e 10Mb. O único problema é que, o plano de 10Mb só pode ser instalado nas residências que ficam próximas a central (cerca de 500m). Isso já deixa 98% da cidade fora da área de abrangência do plano. A internet de 4Mb também não é oferecida em toda cidade, boa parte dela só consegue o plano de 2Mb. Não bastassem as baixas velocidades, o serviço é caro e de baixíssima qualidade, com fiações antigas e centrais sempre congestionadas.

Bom, frente a tudo isso, e cientes de que é impossível quebrar esse monopólio, uma vez que ele é normatizado e o consumidor não tem poder algum para questiona-lo, resolvemos iniciar o movimento solicitando que a Algar Telecom traga Fibra Óptica para Ituverava, a fim de aumentar o leque de serviços, melhorar sua qualidade e equalizar seus preços.

Franca e Uberaba são atendidas pela mesma empresa e já contam com a cobertura de Fibra. Em contato com a empresa, eles informaram que tem planos de começar a expansão em Ituverava até o final do ano, desde que não haja alteração nos cronogramas e prioridades da empresa. O problema é que já dizem isso faz 3 anos, e sempre, no último momento, acabam desviando os recursos que deveriam vir pra nossa cidade para outros locais, e ficamos sempre a ver navios.

A intenção é exatamente tentar mostrar que a cidade tem demanda e carece urgente do serviço, colocando Ituverava no início da fila de expansão da Fibra Óptica.

Até o momento críamos um grupo no facebook, um canal no youtube e uma petição.

Tenho basicamente dois objetivos com esse post:

1) Ouvir dicas, sugestões, ideias, críticas, enfim, qualquer coisa que possa nos ajudar com o movimento, a fortalece-lo e divulga-lo.

2) Se possível, contar com a empatia de vocês e literalmente pedir a ajuda do pessoal, que se puderem, assinem a petição que fizemos, compartilhem, divulguem, nos ajudem!

Nossa ideia inicial é tentar fechar ao menos 1000 assinaturas e, em seguida, encaminhar uma carta aberta a Algar Telecom e a Anatel, anexando a Petição. Estamos tentando conseguir contatos dentro da diretoria da empresa também, ou seja, talvez a carta possa ser entregue em mãos!

Infelizmente nenhuma personalidade política da cidade teve coragem de nos ajudar. Para ter noção, nenhum deles se quer compartilhou a petição! Não ouvimos um simples "Boa iniciativa!". Comprometimento zero com o desenvolvimento da cidade. Estamos lutando sozinhos, tendo que apelar para a compaixão do próximo.

Segue o link da PETIÇÃO: CLIQUE AQUI!

E aqui está o vídeo inicial:

Sim... eu sou o garoto propaganda do movimento... hahahaha.

Quero agradecer a moderação do fórum por permitir que eu postasse o movimento por aqui (@Maurivillas por gentileza repasse o agradecimento) e desde já agradecer todos aqueles que puderem ajudar, seja com dicas, ou com a assinatura na petição.

Obrigado a todos!

Última edição:

Zxf95

Mais comunista que a maioria
Não sei nem onde fica a tua cidade, mas assinei porque ninguém merece ficar à mercê de uma empresa ruim.

timrgt

Active Member
Assinado. Numa realidade onde Netflix e Youtube estão substituindo a TV, é inaceitável só se conseguir assinar planos de 2Mb.

Houve uma iniciativa semelhante há alguns anos na minha cidade, e funcionou: kdabandalarga.blogspot.com.br

W.Aquino

Muchacho

duduhenrique

Member
Assinado. Passo por algo parecido aqui na minha cidade e sei como é horrivel ficar a mercê de apenas um prestador de serviço.

Angel Netsuke

Member
Vou assinar só pra galera curtir um zvideos e um yellowtube de boa. :coolface:

pvorkut

Active Member
Monopólio = Anatel. Cara, vocês têm que lutar CONTRA esse monopólio. Assim outras empresas ou até uma associação poderia prover uma nova internet...

• Curtir
Reações: wmh

Chackall

Fascist.Toxic.Crabby®
Moderador
@timrgt , vlw cara! E obrigado pelo link, vou tentar entrar em contato com o dono do blog!!!

@duduhenrique , pois é cara, é algo realmente complicado. Ao menos se o serviço fosse bom, mas nem isso!

@thom89 , @wmh , hahaha... sacanagi! Mas valeu!

@pvorkut , então cara, nós cogitamos bater de frente com o monopólio, mas o advogado do Procon disse que o consumidor final não pode fazer nada a respeito disso, por ser tudo normatizado e estar de acordo com as regras da Anatel. Disse que a única chance, seria se alguma outra empresa do segmento quisesse entrar na região e então comprasse a briga junto a Anatel, para tentar quebrar essa concessão. Aparentemente existe um acordo de cavaleiros onde um não enfia a colher no bolo do outro, então não aparece nenhum empresa para brigar. Ou seja, vimos que esse caminho era mais complicado, por isso resolvemos primeiro tentar algo voltado para a melhoria da rede da atual cessionária. Talvez, posteriormente, possamos buscar algo mais arrojado.

@Olha meu avatar , vlw! Instalou o que? Net da Algar Telecom?

P.s.: Obrigado a todos acima que entendem a difícil situação e já votaram! Muito obrigado!

• Curtir
Reações: wmh

Chackall

Fascist.Toxic.Crabby®
Moderador
Pois é galera... só para manter o pessoal que ajudou informado:

1) O site do Avaaz deu pau na minha petição. Perdemos 100 assinaturas e ele parou de registrar novas assinaturas. Ficava travada em 352 (já tínhamos quase 500). Iniciei uma nova e estou pedindo pro pessoal votar tudo de novo... complicado! :(
2) Conseguimos apoio de um vereador da cidade que é pré-candidato a prefeitura. Ele vai colher um requerimento com a assinatura dos vereadores, prefeito e representante da OAB da cidade para anexarmos a petição;
3) O jornal da cidade mostrou interesse em fazer uma matéria a respeito do movimento!
4) Conseguimos contato com um diretor da Algar Telecom da região, e ele pediu para ligarmos amanha no escritório dele para marcamos uma reunião.

Esperamos colher pelo menos umas 1500 assinaturas na petição, anexar o requerimento da câmara e a matéria do jornal. O vereador também disse que nos acompanhará no dia da reunião com o diretor da empresa. Tem que aproveitar ano político!

Conforme surgirem as novidades informo vocês. De repente motive alguns a fazer o mesmo em suas cidades. :br:

Abarai Renji

Palmeiras 4ever!!!
Amigo, acabei de registrar meu apoio aqui também. Espero que dê tudo certo.

Abraços.

Zxf95

Mais comunista que a maioria
Pois é galera... só para manter o pessoal que ajudou informado:

1) O site do Avaaz deu pau na minha petição. Perdemos 100 assinaturas e ele parou de registrar novas assinaturas. Ficava travada em 352 (já tínhamos quase 500). Iniciei uma nova e estou pedindo pro pessoal votar tudo de novo... complicado! :(
2) Conseguimos apoio de um vereador da cidade que é pré-candidato a prefeitura. Ele vai colher um requerimento com a assinatura dos vereadores, prefeito e representante da OAB da cidade para anexarmos a petição;
3) O jornal da cidade mostrou interesse em fazer uma matéria a respeito do movimento!
4) Conseguimos contato com um diretor da Algar Telecom da região, e ele pediu para ligarmos amanha no escritório dele para marcamos uma reunião.

Esperamos colher pelo menos umas 1500 assinaturas na petição, anexar o requerimento da câmara e a matéria do jornal. O vereador também disse que nos acompanhará no dia da reunião com o diretor da empresa. Tem que aproveitar ano político!

Conforme surgirem as novidades informo vocês. De repente motive alguns a fazer o mesmo em suas cidades. :br:
Pelo jeito agora tem chance de render alguma coisa. Muito bom isso.

Usuários que estão vendo esse Tópico (Users: 0, Guests: 1)