Adaptador Wireless PCI-E Archer T9E x USB Archer T9UH

Siloni

New Member
Boa noite galera, eis minha dúvida, qual é melhor?

Adaptador PCI Express Wireless Dual Band AC1900 T9E
x
Adaptador Usb Archer T9uh Wireless Dual Band?

Descartei o T6E por conta dos problemas com drivers com o W10 (relatos na net), e estava um pouco desanimado em relação ao T9E também (mesmo problema), no entanto, no dia 31/08/2017 saiu uma atualização de driver e também a certificação WHQL com o W10.
Quanto ao T9UH, ouvi falar bem dele, mesmo sendo USB, e devido a praticidade, me interessou, mas independente disso, gostaria de saber qual compensa mais.

Observações:
- É meio complicado passar cabos, o que seria seria melhor, então estou estudando outros opções
- Aproveitaria o receiver para espelhar a tela do PC na TV (chromecast/ netflix)
- Possuo um Archer C20i, sendo assim, gostaria de usar a rede 5GHz por conta da estabilidade e não ter problema na banda por conta de outros dispositivos conectados
- 5 metros de distância entre o router e o receiver (sem paredes)
- Os preços são semelhantes
- A velocidade da net será algo próximo dos 50mb (fibra)

- Usarei o PC principalmente para jogos
- O receiver será ligado no PC da assinatura

Alone in the House

New Member
Primeira coisa a se comparar adaptador wireless é descobrir o modelo do chip responsavel pela wireless que é o real responsavel pela qualidade. fabricante da placa quer dizer muito pouco.

Vamos lá:
Archer T9UH: Realtek RTL8814AU (https://wikidevi.com/wiki/TP-LINK_Archer_T9UH)
Archer T9E: Broadcom BCM4360 (https://wikidevi.com/wiki/TP-LINK_Archer_T9E)
Archer T6E: Broadcom BCM4352 (https://wikidevi.com/wiki/TP-LINK_Archer_T6E_V1)

Quando você for procurar na internet sobre qualidade dos mesmo faça a pesquisa com o nome do chip wireless (do qual postei acima) e não com o nome do modelo, e sempre em inglês! o chip responsavel vai estar presente em muitos modelos de fabricantes diferentes, não se importe com o fabricante, quem fabrica o driver é o fabricante do chip e não o fabricante da placa, sobre procurar em inglês: não se encontra muita analise de qualidade em português, existe muitos leigos criando artigos sem base alguma criticando ou endeusando os produtos.

Sobre drivers: pesquise novamente sobre cada chip mencionado acima se tem um driver para o windows 10 (que você usa) e sempre procure o driver primeiro no site do fabricante do chip (realtek/broadcom).

Segundo o site da realtek (RTL8814AU) aponta para um driver compativel com windows 10: (http://www.realtek.com.tw/DOWNLOADS...=64&Level=5&Conn=4&DownTypeID=3&GetDown=false)

O site da broadcom infelizmente não parece conter driver para windows (estranho!), vi algumas reclamações em foruns TP-Link em relação a driver para o windows 10, aparentemente o pessoal conseguiu resolver instalando driver para o mesmo chip porem ou de outro fabricante de placa (o que não tem problema se o chip for o mesmo) ou em site neutro como softpedia por exemplo.

Com uma boa pesquisa em inglês pelo modelo de cada chip você vai ter uma boa idéia se é ou não problematico.

Eu não iria cegamente em nenhum dos modelos sem antes dar uma procurada, existe certos chip que não são muito estaveis.

Boa sorte!

Siloni

New Member
Primeira coisa a se comparar adaptador wireless é descobrir o modelo do chip responsavel pela wireless que é o real responsavel pela qualidade. fabricante da placa quer dizer muito pouco.

Vamos lá:
Archer T9UH: Realtek RTL8814AU (https://wikidevi.com/wiki/TP-LINK_Archer_T9UH)
Archer T9E: Broadcom BCM4360 (https://wikidevi.com/wiki/TP-LINK_Archer_T9E)
Archer T6E: Broadcom BCM4352 (https://wikidevi.com/wiki/TP-LINK_Archer_T6E_V1)

Quando você for procurar na internet sobre qualidade dos mesmo faça a pesquisa com o nome do chip wireless (do qual postei acima) e não com o nome do modelo, e sempre em inglês! o chip responsavel vai estar presente em muitos modelos de fabricantes diferentes, não se importe com o fabricante, quem fabrica o driver é o fabricante do chip e não o fabricante da placa, sobre procurar em inglês: não se encontra muita analise de qualidade em português, existe muitos leigos criando artigos sem base alguma criticando ou endeusando os produtos.

Sobre drivers: pesquise novamente sobre cada chip mencionado acima se tem um driver para o windows 10 (que você usa) e sempre procure o driver primeiro no site do fabricante do chip (realtek/broadcom).

Segundo o site da realtek (RTL8814AU) aponta para um driver compativel com windows 10: (http://www.realtek.com.tw/DOWNLOADS...=64&Level=5&Conn=4&DownTypeID=3&GetDown=false)

O site da broadcom infelizmente não parece conter driver para windows (estranho!), vi algumas reclamações em foruns TP-Link em relação a driver para o windows 10, aparentemente o pessoal conseguiu resolver instalando driver para o mesmo chip porem ou de outro fabricante de placa (o que não tem problema se o chip for o mesmo) ou em site neutro como softpedia por exemplo.

Com uma boa pesquisa em inglês pelo modelo de cada chip você vai ter uma boa idéia se é ou não problematico.

Eu não iria cegamente em nenhum dos modelos sem antes dar uma procurada, existe certos chip que não são muito estaveis.

Boa sorte!
Quanto ao receptor USB, pela minha pesquisa, não vi grandes reclamações, pelo contrário, o pessoal fala bem, mas as placas sim, principalmente em relação a drivers, mas o que me animou foi que saiu recentemente um driver oficial e certificado (T9E).

"Fixed some bugs and improve the performance on Windows 10. This driver has been certified with Microsoft WHQL Certification."

Obrigado pelas dicas, vai me ajudar bastante. Mais uma coisa, tem alguma outra indicação, desde que não seja importação, pois não vou ter tempo hábil para tal.

Internet

Usuário Registrado
Broadcom nunca teve boa fama no tocante aos drivers.

Belex

Active Member
Uso o T9E aqui a mais de 1 ano sem problema nenhum. Nem sabia que tinha saido o driver novo, to instalando agora.

Alone in the House

New Member
Quanto ao receptor USB, pela minha pesquisa, não vi grandes reclamações, pelo contrário, o pessoal fala bem, mas as placas sim, principalmente em relação a drivers, mas o que me animou foi que saiu recentemente um driver oficial e certificado (T9E).

"Fixed some bugs and improve the performance on Windows 10. This driver has been certified with Microsoft WHQL Certification."

Obrigado pelas dicas, vai me ajudar bastante. Mais uma coisa, tem alguma outra indicação, desde que não seja importação, pois não vou ter tempo hábil para tal.
Sobre valores aqui no Brasil vai estar bem mais caro que no exterior mesmo, se não tem tempo para esperar isso então acaba tendo que recorrer a lojas convencionais como kabum ou mercado livre.

Agora se a pessoa tem muito tempo (o que não é o seu caso) vale a pena procurar modelos chineses em sites como aliexpress procurando somente pelo chip wireless, sendo assim você consegue uma economia significativa. mas só o de pensar o tempo que o pacote vai esperar em curitiba hahahaha

Broadcom nunca teve boa fama no tocante aos drivers.
Eu não sou usuário windows, então por isso estou mesmo por fora, mas pelo menos a uns bons anos atrás a broadcom não tinha má fama em relação a drivers para Linux (que é o que uso), talvez tenha mudado.

@Siloni vou adicionar algumas informações que podem ser úteis pra ti.

Como você questionou sobre valores e aonde comprar sem importar, se você gostou dos modelos que você mesmo citou você pode encontrar modelos com o mesmo chip mas de outros fabricantes.

RTL8814AU: Link (11 devices)
BCM4350: Link (16 devices)
BCM4352: Link (13 devices)

Procure pelos modelos a venda aqui no brasil.

Eu tenho um modelo com o RTL8812AU, porem utilizo Linux, até hoje em dia o driver não está 100% estável, os valores em dbm da qualidade da conexão diferem de todos os outros modelos que tenho, eu provavelmente teria escolhido outra versões. eu pessoalmente gosto muito dos wifi da intel.

Não sei se tem a venda em lojas de varejos placas wireless AC da intel, se tiver e tiver em um preço bacana, talvez valha a pena!

Eu planejo comprar um adaptador de M.2 para PCIe e comprar um wireless intel M.2 (normalmente usado para notebook), da china sai muito barato!

Internet

Usuário Registrado
Eu não sou usuário windows, então por isso estou mesmo por fora, mas pelo menos a uns bons anos atrás a broadcom não tinha má fama em relação a drivers para Linux (que é o que uso), talvez tenha mudado.
Estou dizendo isso do ponto de vista de usuário Linux mesmo. Os drivers integrados ao kernel eram ruins, na maior parte das vezes a alternativa era aderir ao driver proprietário deles. E já ouvi falar mal de alguns deles até mesmo na versão para Wïndows.

Realtek também é outra bastante chatinha.

Os que tinham o melhor suporte eram o Atheros e o Ralink. Mas ando meio por fora há pelo menos uns dois anos...

Alone in the House

New Member
Estou dizendo isso do ponto de vista de usuário Linux mesmo. Os drivers integrados ao kernel eram ruins, na maior parte das vezes a alternativa era aderir ao driver proprietário deles. E já ouvi falar mal de alguns deles até mesmo na versão para Wïndows.

Realtek também é outra bastante chatinha.

Os que tinham o melhor suporte eram o Atheros e o Ralink. Mas ando meio por fora há pelo menos uns dois anos...
Atheros definitivamente é bem considerada em termos de wireless em Linux, mas será que com a compra da atheros pela qualcomm as coisas continuam na mesma?

Já se tratando de expêriencia pessoal nunca tive problemas com a intel, gosto bastante dos wireless deles.

Siloni

New Member
Atheros definitivamente é bem considerada em termos de wireless em Linux, mas será que com a compra da atheros pela qualcomm as coisas continuam na mesma?

Já se tratando de expêriencia pessoal nunca tive problemas com a intel, gosto bastante dos wireless deles.
Achei essa: https://produto.mercadolivre.com.br...-i-sem-fio-de-banda-dupla-placa-pci-expre-_JM

Chip ac8260, um dos mais novos da Intel. Parece ser uma boa. Agora falta saber a compatibilidade do bluetooth (vou pesquisar mais), revisão e prazo de entrega.

Alone in the House

New Member
Na minha humilde opinião dentre os produtos citados, eu certamente ficaria com o modelo com o AC8260.

Este modelo da Gigabyte é um adaptador de M.2 para PCIe junto com uma placa wireless AC8260 da intel.

Deve ser lembrado contudo que o produto do mercado livre citado é de importação, ele vem dos estados unidos, nunca comprei pelo mercado livre produto que seria importado, mas se utilizarem os correios, lembre que com essa greve que teve a entrega dentro do pais esta afetada, espere atraso na entrega.

Importação dos EUA é muito mais rapida do que da china, se estiver cogitando talvez queira dar uma olhada no ebay (precisa de cartão de crédito internacional), tem que se tomar os mesmos cuidados que se tem com o mercado livre.

Dos modelos da intel que se pode utilizar com adaptador até o momento ele parece ser o segundo melhor (em uma pesquisa pessoal minha) ficando atrás apenas do AC8265, a diferença do 8260 para o 8265 é apenas o suporte a tecnologia MU-MIMO.

Outra vantagem de se utilizar isso é que você ganha também suporte a bluetooth que é a versão 4.2

O modelo AC8265 é justamente o modelo que pretendo encomendar da china, pelos relatos que eu vi, parece ser muito estável.

A velocidade máxima segundo o site da intel é de 867 Mbps e suporta dual band.

vantagens:
- Suporte a bluetooth 4.2
- Você pode usar o adaptador futuramente com outra placa wifi M.2 e utilizar essa placa wireless M.2 em um notebook por exemplo.
- Suporte a MU-MIMO (somente no AC8265)
- Qualidade de drivers wireless da Intel

Desvantagens:
- A velocidade máxima suportada por T9UH é maior, alcançando 1300Mbps ao invés de 867Mbps do AC8260
- o T9UH é 4x4:3 enquanto o ac8260 é 2x2:2

De outras opções de adaptadores M.2 para PCIe existe alguns que tem uma peça metalica para deixar o wireless mais protegido contra interferencias (não sei até que ponto isso realmente é necessário), e as vezes opções diferentes de antenas, como antenas mais comuns com menos cabos (quanto maior for o cabo, mais perda pode ocorrer).

Apenas reiterando meu ponto de vista: acho que não vai se arrepender do intel seja 8260 ou 8265, minha escolha certamente seria esta.

Links úteis:
https://ark.intel.com/products/family/59484/Intel-Wireless-Products
https://wikidevi.com/wiki/Intel_Dual_Band_Wireless-AC_8260_(8260NGW)
https://wikidevi.com/wiki/Intel_Dual_Band_Wireless-AC_8265_(8265NGW)

Abraço!

Siloni

New Member
Na minha humilde opinião dentre os produtos citados, eu certamente ficaria com o modelo com o AC8260.

Este modelo da Gigabyte é um adaptador de M.2 para PCIe junto com uma placa wireless AC8260 da intel.

Deve ser lembrado contudo que o produto do mercado livre citado é de importação, ele vem dos estados unidos, nunca comprei pelo mercado livre produto que seria importado, mas se utilizarem os correios, lembre que com essa greve que teve a entrega dentro do pais esta afetada, espere atraso na entrega.

Importação dos EUA é muito mais rapida do que da china, se estiver cogitando talvez queira dar uma olhada no ebay (precisa de cartão de crédito internacional), tem que se tomar os mesmos cuidados que se tem com o mercado livre.

Dos modelos da intel que se pode utilizar com adaptador até o momento ele parece ser o segundo melhor (em uma pesquisa pessoal minha) ficando atrás apenas do AC8265, a diferença do 8260 para o 8265 é apenas o suporte a tecnologia MU-MIMO.

Outra vantagem de se utilizar isso é que você ganha também suporte a bluetooth que é a versão 4.2

O modelo AC8265 é justamente o modelo que pretendo encomendar da china, pelos relatos que eu vi, parece ser muito estável.

A velocidade máxima segundo o site da intel é de 867 Mbps e suporta dual band.

vantagens:
- Suporte a bluetooth 4.2
- Você pode usar o adaptador futuramente com outra placa wifi M.2 e utilizar essa placa wireless M.2 em um notebook por exemplo.
- Suporte a MU-MIMO (somente no AC8265)
- Qualidade de drivers wireless da Intel

Desvantagens:
- A velocidade máxima suportada por T9UH é maior, alcançando 1300Mbps ao invés de 867Mbps do AC8260
- o T9UH é 4x4:3 enquanto o ac8260 é 2x2:2

De outras opções de adaptadores M.2 para PCIe existe alguns que tem uma peça metalica para deixar o wireless mais protegido contra interferencias (não sei até que ponto isso realmente é necessário), e as vezes opções diferentes de antenas, como antenas mais comuns com menos cabos (quanto maior for o cabo, mais perda pode ocorrer).

Apenas reiterando meu ponto de vista: acho que não vai se arrepender do intel seja 8260 ou 8265, minha escolha certamente seria esta.

Links úteis:
https://ark.intel.com/products/family/59484/Intel-Wireless-Products
https://wikidevi.com/wiki/Intel_Dual_Band_Wireless-AC_8260_(8260NGW)
https://wikidevi.com/wiki/Intel_Dual_Band_Wireless-AC_8265_(8265NGW)

Abraço!
O vendedor aparentemente ok, com boa reputação. Segundo ele, a placa será enviada de Miami via DHL (08 a 12 dias), no meu nome (sem NF local), e já com todos os custos inclusos.

Nunca importei nada pelo ML, tão pouco tenho cartão internacional (sempre comprei no boleto, e nunca tive problemas), mas acho que vou arriscar.

Vou pesquisar mais um pouco de manhã, e é bem provável que eu feche algo ainda nesse período. O preço está bacana, e caso fechar essa AC8260, lhe mantenho atualizado quanto ao envio se interessar.

Alone in the House

New Member
O vendedor aparentemente ok, com boa reputação. Segundo ele, a placa será enviada de Miami via DHL (08 a 12 dias), no meu nome (sem NF local), e já com todos os custos inclusos.

Nunca importei nada pelo ML, tão pouco tenho cartão internacional (sempre comprei no boleto, e nunca tive problemas), mas acho que vou arriscar.

Vou pesquisar mais um pouco de manhã, e é bem provável que eu feche algo ainda nesse período. O preço está bacana, e caso fechar essa AC8260, lhe mantenho atualizado quanto ao envio se interessar.
Se ainda não fechou negocio tem esse outro produto do mesmo vendedor (importado também) porem é o ac8265 (que tem suporte a MU-MIMO):
https://produto.mercadolivre.com.br...reless-ac-desktop-placa-pci-e-8265-80211a-_JM

Este modelo tem a "capinha metalica" para evitar interferencia, esta é uma solução bem próxima da que vou comprar da china.

Siloni

New Member
Se ainda não fechou negocio tem esse outro produto do mesmo vendedor (importado também) porem é o ac8265 (que tem suporte a MU-MIMO):
https://produto.mercadolivre.com.br...reless-ac-desktop-placa-pci-e-8265-80211a-_JM

Este modelo tem a "capinha metalica" para evitar interferencia, esta é uma solução bem próxima da que vou comprar da china.
Pesquisei bem, e comprei no ali mesmo, o preço é muito, mas muito menor, fiquei até surpreso. E por incrível que pareça, esse mesmo modelo rsrs

https://pt.aliexpress.com/item/Fenv...32804117489.html?spm=a2g0s.9042311.0.0.hRIC0N

Vou usando um meia boca até chegar, acho que dá pra levar. Obrigado pela força, foi de grande ajuda.

Alone in the House

New Member
Pesquisei bem, e comprei no ali mesmo, o preço é muito, mas muito menor, fiquei até surpreso. E por incrível que pareça, esse mesmo modelo rsrs

https://pt.aliexpress.com/item/Fenv...32804117489.html?spm=a2g0s.9042311.0.0.hRIC0N

Vou usando um meia boca até chegar, acho que dá pra levar. Obrigado pela força, foi de grande ajuda.
Agora você entendeu porque eu queria comprar da china né? hahaha

Também vou comprar do aliexpress, quando chegar sua encomenda não deixe de voltar aqui e nos informar do que achou.

Abraço

Siloni

New Member
Agora você entendeu porque eu queria comprar da china né? hahaha

Também vou comprar do aliexpress, quando chegar sua encomenda não deixe de voltar aqui e nos informar do que achou.

Abraço
Até então, o prazo longo não era novidade, e o preço já sabia que seria mais baixo, mas não tanto assim. Tecnologia é complicado, qualquer coisa que vc pesquisa um pouco mais, percebe o quanto as coisas estão atrasadas/ escassas/ caras por aqui. Enfim, quando chegar aviso, vou deixar o tópico salvo na barra de favoritos.

Abraço.

Siloni

New Member

- Pedido gerado 04/10/2017, sendo pago no mesmo dia (boleto)
- Pagamento confirmado 05/10/2017
- Tramitação 07/10/2017 ---> 10/10/2017
- Desembarque no Brasil 12/10/2017

Agora começa o drama:feelbad:

Alone in the House

New Member

- Pedido gerado 04/10/2017, sendo pago no mesmo dia (boleto)
- Pagamento confirmado 05/10/2017
- Tramitação 07/10/2017 ---> 10/10/2017
- Desembarque no Brasil 12/10/2017

Agora começa o drama:feelbad:
O site muambator é um grande aliado pra monitorar esse tipo de coisa por email:
http://www.muambator.com.br/

Mas acredito que você vá receber ainda este ano a encomenda.

Um pouco de sorte ajuda também :D

Siloni

New Member
Siloni

New Member
@Siloni , já se passou alguns meses, o adaptador já chegou?

Caso tenha chegado, por favor nos diga o que está achando dele.
Boa tarde, tudo bom?

Desculpe a demora em responder, mas sim, chegou, e demorou muito, mas para deixar mais claro, olha isso:

E

Enfim, chegou embaladinho, tudo correto, exceto por conta de uma observação: comprei errado...:facepalm:
Na hora de finalizar a compra, havia duas opções: "A" (adaptador + módulo) ou "B" (somente módulo), e adivinha, com a "B"... enfim, não fui e nem vou atrás disso.
Fiquei chateado mas nem tanto, pois atualmente possuo uma plataforma AMD, e segundo as especificações, não é compatível com esse módulo, ou ao menos o bluetooth, preciso me aprofundar quanto a isso.

No final, é uma pena, pois ainda estou usando um quebra galho (T2U), e vou acabar comprando uma T9E, e infelizmente não poderei compartilhar minha experiência com o módulo:poker:

Bom, vou vendê-lo assim que aparecer uma oportunidade. Desculpe-me pelo transtorno, pois sabia que vc estava esperando um feedback, ao menos ficou o da importação (relembrando, comprei no Ali).

Abraço.

Alone in the House

New Member

Desculpe a demora em responder, mas sim, chegou, e demorou muito, mas para deixar mais claro, olha isso:

E

Enfim, chegou embaladinho, tudo correto, exceto por conta de uma observação: comprei errado...:facepalm:
Na hora de finalizar a compra, havia duas opções: "A" (adaptador + módulo) ou "B" (somente módulo), e adivinha, com a "B"... enfim, não fui e nem vou atrás disso.
Fiquei chateado mas nem tanto, pois atualmente possuo uma plataforma AMD, e segundo as especificações, não é compatível com esse módulo, ou ao menos o bluetooth, preciso me aprofundar quanto a isso.

No final, é uma pena, pois ainda estou usando um quebra galho (T2U), e vou acabar comprando uma T9E, e infelizmente não poderei compartilhar minha experiência com o módulo:poker:

Bom, vou vendê-lo assim que aparecer uma oportunidade. Desculpe-me pelo transtorno, pois sabia que vc estava esperando um feedback, ao menos ficou o da importação (relembrando, comprei no Ali).

Abraço.
Poxa que pena que a compra não saiu certa, não podendo utilizar o que comprou, entendo sua frustração.

Eu fiquei com curiosidade sobre não funcionar com AMD, já que pensava que isso não teria influencia, uma vez que o adaptador seria usado para M.2>PCI-E seria só instalar os drivers, pesquisei no google e achei uma página de fórum em inglês (http://forum.notebookreview.com/threads/intel-7265-8260-compatibility-with-amd-processors.804333/) aonde um usuário questionou neste mesmo sentido: na descrição do produto vendido da china dizia que o adaptador intel não funciona com chipset AMD, então como resposta provando o contrário responderam com este link:
https://www.cnet.com/products/hp-elitebook-745-g3-14-a10-8700b-8-gb-ram-500-gb-hdd/specs/

Este é um notebook com processador AMD e um adaptador intel 7265 (wireless e bluetooth), no geral não da pra levar as descrições de vendedores chineses muito a sério (com raras exceções).

Você já deve ter procurado sobre comprar só o adaptador M.2>PCIE p/wireless, ao menos eu procurei a venda aqui no brasil, e parece não ter opção quase, acaba que teria que comprar o adaptador também da china:(

andreluizs

New Member
Acabei de mudar de casa e preciso de uma placa wi-fi e pesquisando acabei achando esse post.
Estou pensando em comprar essa: https://pt.aliexpress.com/item/Fenv...32804117489.html?spm=a2g0s.9042311.0.0.hRIC0N
que o @Alone in the House indicou.
Meu cenário é:
- Distancia de 5m do desktop até o roteador.
- Roteador: MitraStar GPT-2541GNAC-GV
- Velocidade da Internet: 100mb

Uso do desktop:
- Compartilhar media através do Plex (Desktop -> XBox One)
- Jogos online (League of Legends)
- Sistema operacional: Windows 10 e Arch Linux

Minha duvida é:
Essa placa atende minhas necessidades?

Obs: o roteador é 5ghz (chega os 100mb no notebook ao lado do desktop)

Desde já agradeço :)

Última edição:

Siloni

New Member
Acabei de mudar de casa e preciso de uma placa wi-fi e pesquisando acabei achando esse post.
Estou pensando em comprar essa: https://pt.aliexpress.com/item/Fenv...32804117489.html?spm=a2g0s.9042311.0.0.hRIC0N
que o @Alone in the House indicou.
Meu cenário é:
- Distancia de 5m do desktop até o roteador.
- Roteador: MitraStar GPT-2541GNAC-GV
- Velocidade da Internet: 100mb

Uso do desktop:
- Compartilhar media através do Plex (Desktop -> XBox One)
- Jogos online (League of Legends)
- Sistema operacional: Windows 10 e Arch Linux

Minha duvida é:
Essa placa atende minhas necessidades?

Obs: o roteador é 5ghz (chega os 100mb no notebook ao lado do desktop)

Desde já agradeço :)
Quanto aos jogos, obviamente não é a mesma coisa que cabeado, mas dá pra jogar de boa se não for fissurado em latência baixa, agora o Plex não sei informar, já que nunca o testei.
Obs. Salvo engano a Intel atualizou seus chips wi-fi, so não sei se já e possível comprar avulso, como essa que o outro user indicou. Dá uma pesquisada.

Siloni

New Member
Então, quanto aos chips novos tem esse: https://goo.gl/nziVsC
Estou pensando em comprar esse mesmo: https://goo.gl/rNRP6f
E se for bom, futuramente eu atualizo o chip, acho que vou arriscar.

Em qualquer lugar que eu comprar vai demorar mesmo, por causa da greve.
Já que vai demorar de qualquer forma, pq não pega logo o melhor? Não entendi, uai...
Quanto a qualidade, dificilmente vc vai achar algo melhor que Intel nesse quesito, basta ver as indicações por aí, fora que depois de pesquisar um poico, conclui a mesma coisa.

Usuários que estão vendo esse Tópico (Users: 0, Guests: 1)