• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Over amd 4600+ através da bios

SpeedRacer

Take the red pill
Registrado
Bem sou um tanto leigo em se tratando de overclock, mas com uma grande vontade de fazer. Lendo alguns artigos aq do forum e outros, descobri q a minha mobo possui um comando de over. Em princípio quero fazer de forma simples, sem mexer no vcore.

Acesso a bios então: opção advanced, jumperfree configuration, overclock profile. Assim aparece as opções de over automático: 3% / 5% / 7% / 10% a mais. Após selecionar devo salvar, sair e ai vem uma dúvida, como testar pra saber se esta estável? Tenho o prime95, deixo ele rodando 1 hora por exemplo ou utilizo qual outro aplicativo. Sempre de olho nas temperaturas certo. Over na vga consegui através do nvidia ntuner, agora quero no processador, qualquer ajuda é bem vinda, obrigado.:thumbs_up
 
isso para testar a estabilidade utilize o prime95, orthos, occt ou looping de 3dmark06.

se o pc não reiniciar, não apresentar erros no orthos e não travar é pq esta estavel, monitore SEMPRE as temperaturas.

programa que eu uso para monitorar os sensores é o everest.

o overclock manual é mais seguro do que o automatico.

link: (tem bastante literatura sobre a sua MB no link abaixo, logo se vc esta começando a fazer over leia com atenção)

http://www.forumpcs.com.br/viewtopic.php?t=175796
 
isso para testar a estabilidade utilize o prime95, orthos, occt ou looping de 3dmark06.

se o pc não reiniciar, não apresentar erros no orthos e não travar é pq esta estavel, monitore SEMPRE as temperaturas.

programa que eu uso para monitorar os sensores é o everest.

o overclock manual é mais seguro do que o automatico.

link: (tem bastante literatura sobre a sua MB no link abaixo, logo se vc esta começando a fazer over leia com atenção)

http://www.forumpcs.com.br/viewtopic.php?t=175796





Opa, obrigado pela ajuda esse tópico sobre a mobo tem tudo. Vou começar fazendo o update da bios q tem lá. Se fazer over pela automático da bios não é muito seguro, como fazer pelo ntune por exemplo? Muito mais complicado? A questão é o cálculo para o HTT?
 
over em amd vc tem que configurar dois multiplicadores basicamente, um do processador e o outro do htt que é a controladora da memoria.

eu não sei qual é o mult do teu processador, então vou utilizar valores aproximados para facilitar a didatica.

por exemplo, vamos supor as frequencias reais e os multiplicadores abaixo:

stock

processador: 200 x 11 = 2200 mhz
htt: 200 x 5 = 1000 mhz
temp full: 45C

overclock

processador: 250 x 10 = 2500 mhz
htt: 250 x 4 = 1000 mhz
temp full: 60C

Formula

HTT(1000mhz) = FSB x mult

Bom o htt por convenção deve sempre estar a 1000mhz ou abaixo disso, vc tem que configurar um multiplicador e um fsb ideal para que o resultado seja sempre 1000mhz. essa é a sacada, para não danificar o processador.

o clock final do processador (frequencia efetiva) é determinado pela temperatura maxima do processador indicada pelo fabricante (amd). a temp do processador é a variavel que vai estabelecer o limite do overclock isso se tratando de over agressivo. deve estar estimada em 70C, mas verifica no site da fabricante (amd).

o fsb é sempre o mesmo, tanto para vc determinar o mult do processador qto do htt.

basicamente o que eu fiz acima foi diminuir o mult do processador e do htt e depois subi o fsb.

---------------------------------

procedimentos de segurança:

* atualizar o bios

retorne todos os valores dos parametros para os valores padrão (default).

tenha certeza que a energia não vai acabar no meio do processo.

tenha certeza que a bios é a ultima para sua pm.

* overclock

existem alguns paramentros que são basicos e de segurança, então antes de tudo configure eles, para depois mecher em multiplicador e frequencias do processador.

pcie: 100mhz
pci: 33.33mhz
vcore do processador: pesquise no site da amd.
vdimm (tensão das memorias): pesquise no site fabricante das memos.
timmings das memorias: pesquise no site da fabricante e insira os valores no setup ou utilize o cpu-z e se houver algum valor desconhecido pode setar em auto ou deixar o valor padrão da pm.
alimentação do slot pcie, sata: 1.5v
analise a estabilidade do sistema antes do over.

*subir o fsb e alterar os multiplicadores:

agora começa o overclock propriamente dito, pois ja foi setado todos os valores de tensão do processador e a placa mãe esta atualizada e travada(pcie100mhz e pci33.33), então podemos começar a aumentar o fsb e alterar os multitplicadores.

1) altere os multiplicadores (processador e htt) para um valor mais baixo, isso te proporciona um intervalo maior de overclock.
2) Diminua a frequencia das memorias para 533 por exemplo, isso tbm aumenta o seu intervalo/range de overclock.
3) suba o fsb em incrementos de 5mhz cada e analise a estabilidade a cada valor alterado.

*se o pc travar o que fazer.

tenha calma e caso vc reinicie o pc e msm assim ele não consegue chegar no windows vc deve desligar o pc pelo botão da fonte esperar alguns segundos e depois vc pode ligar o pc normalmente. na tela do post ele diz que overclock falhou e que vc deve alterar algum paramentro (f1). este procedimento de desligar o pc no botão da fonte resolve em 99% dos casos de travamento no instante em que vc esta realizando o overclock.

se o pc mesmo assim permanecer travado, execute um clear cmos e insira todos os parametros novamente.

por sua conta e risco beleza ? mas vai ser muito dificil tu danificar alguma coisa se seguir os procedimentos descritos acima.
 
Ok, vou dar uma olhada nessas dicas do over e no site do fabricante.
Bem aq está parecido com o q vc postou:

HTT=200Mhz
HT MULTIP=5X
HT BUS FREQ=1000Mhz
CPU MULTIP=12X
Então CORE=2400Mhz

Outra coisa é necessário mexer nas memos? Obrigatório, pois senão o over fica digamos assim incompleto?
 
não necessariamente, mas é sempre bom vc configurar corretamente as memorias para evitar reboot aleatorio ou BSOD.

mas não tem erro é so vc pegar o datasheet das suas memos no site da fabricante e inserir no bios.

ou vc pode utilizar o cpuz para coletar os dados da memoria e inserir no bios.

para testar as memorias utilize um software conhecido como memtest.
 
não necessariamente, mas é sempre bom vc configurar corretamente as memorias para evitar reboot aleatorio ou BSOD.

mas não tem erro é so vc pegar o datasheet das suas memos no site da fabricante e inserir no bios.

ou vc pode utilizar o cpuz para coletar os dados da memoria e inserir no bios.

para testar as memorias utilize um software conhecido como memtest.



Bem elemenohpee primeiramente quero te agradecer cara, tem me ajudado muito aq, e tirou da minha cabeça aquela idéia de q over só pra expert (da nasa), hehe.

AH, ok vou utilizar o cpu-z pra pegar os dados das memos e colocar na bios. Na própria tem lá a opção de config memórias ou tem um caminho diferente? Vou procura o memtest.

Já baixei o driver mais atual da bios, estou esperando parar um pouco a chuva aq, pra evitar queda de luz no meio do update.

Depois quanto tempo é bom deixar o prime95 rodando, pra avaliar se está tudo ok? 1 hora tá bom? Nunca o utilizei o mesmo, ele avisa se da erro ou é: tela azul, reiniciou, está instável necessita reconfigurar? Obrigado.:thumbs_up
 
diz a lenda que é 12 horas.

mas para não detonar mto o cpu eu deixo o prime umas 4 horas no max.

memtest eu deixo umas 12h vou dormir e o pc fica la. mas deixa pelo menos executar uns 3 passos.

mas eu jogo muito e vou analisando se não der nenhum erro/reboot durante a jogatina, pronto esta estavel pra mim.

looping de 3mark06 é legal tbm.

tem o teste do lostplanet demo que ele fica em looping e ainda tem um som rolando, então da para vc analisar ate a influencia de ruidos.

existe bastante stress test ai no mundo virtual.

------------------------------

no orthos o icone é um vulcão então qdo apresenta algum erro o vulcão fica vermelho, faz tempo que não utilizo ele mas acho q é isso. o erro tbm pode ser caracterizado por travamento do sistema ou reboot aleatorio ou a famosa tela azul conhecida como "bsod". ai vc tem que ver no bios se é algum parametro errado ou temperaturas excessivas. aprenda a utilizar o everest e seu log de temperaturas, pra mim é o melhor software de monitoramento que existe.

boa sorte e divirta-se.
 
Então uma última duvida, uso o Everest, mas não sei criar um log pra ele gravar as temps enquanto jogo, por exemplo. Existe essa função nele? Já mexi no utilitário mas não encontrei. Aq uso o nvidia monitor, mas so registra as temps da vga.
 
baixa uma versão free do everest.

crie um arquivo do tipo texto (pode deixar qq nome) com o word ou wordpad e grave numa pasta com o nome por exemplo log temp.

instale o everest.

acesse o menu arquivo/preferencias/logando/marcar a caixa "lendo o log do sensor para arquivo html"/ clique [...]/selecione o arquivo tipo texto criado anteriormente/abrir.

na mesma tela um pouco abaixo existe um botão com titulo "selecione tudo", com isso ele monitora todos os dispositivos sensorizados do teu computador.

toda hora que vc abrir o everest ele vai gerar um arquivo na pasta logtemp e para vc ver o conteudo feche o everest va ate a pasta e de um clique duplo no arquivo.

entao o q vc faz: inicie o everest e logo apos execute os testes de estabilidade, caso der algum erro vc vai la na pasta log temp e analisa o relatorio do everest.
 
baixa uma versão free do everest.

crie um arquivo do tipo texto (pode deixar qq nome) com o word ou wordpad e grave numa pasta com o nome por exemplo log temp.

instale o everest.

acesse o menu arquivo/preferencias/logando/marcar a caixa "lendo o log do sensor para arquivo html"/ clique [...]/selecione o arquivo tipo texto criado anteriormente/abrir.

na mesma tela um pouco abaixo existe um botão com titulo "selecione tudo", com isso ele monitora todos os dispositivos sensorizados do teu computador.

toda hora que vc abrir o everest ele vai gerar um arquivo na pasta logtemp e para vc ver o conteudo feche o everest va ate a pasta e de um clique duplo no arquivo.

entao o q vc faz: inicie o everest e logo apos execute os testes de estabilidade, caso der algum erro vc vai la na pasta log temp e analisa o relatorio do everest.



Beleza não ia descobrir nunca.:thumbs_up


Até amanhã posto os resultados dos testes.
 
cara, ando lendo esse topico, aprendi a fazer o over, a diminuir a frequencia da memoria pra ela se manter no mesmo nivel padrao, mas ainda nao descobri como que eu deixo os slots pci e pci-ex na configuraçao padrao.

placas maes amd costumam fazer over no sistema inteiro, mas meu interesse eh somente no processador, pq o resto esta otimo... as bios costumam vim com algum tipo de trava para esses slots, ou apenas de deixar automatico ja resolve o problema?
 
qual é a placa mãe ?

tira o pcie e o pci do automatico.

utilize as setas para navegar no bios (menu advanced) em conjunto com a tecla [enter] e escolha o valor 100mhz (pcie) e 33.33 mhz (pci).
 
Bem não tive tempo de fazer over no ultimo dimingo, mas deste próximo vai. Já baixei o update da bios e programas afins, com relação a isso olha o q prog da asus indica: vcore de 1,43 e o everest: 1,28??? Estão marcando completamente diferentes, quem está certo? Se o vcore estiver a 1,43 da pra baixar e aquecer menos a máquina não é isso.

 
estranho mas qdo acontecer isso, vc faz comparação com outro aplicativo, da uma olhada no vcore com o cpu-z. com essas temperaturas a medição certa deve ser a do everest, mas tenha certeza comparando com outro aplicativo.

sempre que ocorrer isso vc pega outro aplicativo para comparar, com o multimetro é melhor mas tem que saber os pontos de medição da sua PM.

é isso va com calma, faça um overzinho pequeno (10/20 mhz) no inicio so para vc pegar a manha dos procedimentos e depois va subindo gradativamente com o tempo e a estabilidade.

meu primeiro over eu fiz so aumentando 10mhz depois fui aumentando aos poucos, demorei ate chegar num valor legal pq eu tinha receio tbm.

hoje em dia eu compro o pc e no maximo em tres dias ja estou com over maximo e estabilizado. é o tal do conhecimento empirico. rs
 
qual é a placa mãe ?

tira o pcie e o pci do automatico.

utilize as setas para navegar no bios (menu advanced) em conjunto com a tecla [enter] e escolha o valor 100mhz (pcie) e 33.33 mhz (pci).
blz... vo tentar aqui depois... a placa mae eh uma ABIT AN-M2HD, ate que ela tem uma boa quantidade de opçoes de over...
 
ola pessoal,tenho um processador igual a esses e deixei o meu a 2.7 a principio esta estavel..fiz testes com o Cpuid no everest e o maximo q ele atingi foi 60º...mas olhando agora vi q o core votage ficou a 1.200V tem algum problema???
 
Nossa ressucitaram meu tópico, auehiauheuihaiehaieuhae!!!


Falando sério, amigo acho q o importante é a temperatura, se o máximo foi 60ºc tá bom, pq pelo fabricante o máximo é 65ºc.
 
Valew deixei ela a 2.8..ficou legal!
 
ola pessoal,tenho um processador igual a esses e deixei o meu a 2.7 a principio esta estavel..fiz testes com o Cpuid no everest e o maximo q ele atingi foi 60º...mas olhando agora vi q o core votage ficou a 1.200V tem algum problema???

Coveiro :lol:
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo