• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Móvel - Edge, 3G, 4G, 4.5G, 5G

Tem algo estranho aí. EARFCN 4370 tem downlink em 2132 MHz e uplink em 1732. Isso corresponde às faixas da Claro. Estranho também o negócio utilizar o uplink na frequência de 1700 MHz (que corresponderia à B3) ao invés da de 1900 (correspondente à B1).

B10 seria Extended Advanced Wireless Service o EARFCN é 4350(a confirmar) e não 4370
 
Continua dentro da faixa da Claro.

Não há sentido em usar a B10, ela conflita com o uplink da B3. Ou é alguma falha na leitura do seu celular (já é estranho se conectar na rede da Claro) ou então fizeram marmelada na config da ERB.
Olha, pode até ser um erro de configuração por parte deles.
Já vi aqui até banda 20 na Claro e duas redes na Tim, no mesmo lugar, com EARFCNs 3100 e 3150, que faziam o celular ficar trocando entre elas.
 
Continua dentro da faixa da Claro.

Não há sentido em usar a B10, ela conflita com o uplink da B3. Ou é alguma falha na leitura do seu celular (já é estranho se conectar na rede da Claro) ou então fizeram marmelada na config da ERB.

Acontece a mesma coisa no meu tablet... É coisa da Rede da vivo aqui na região pois em outras regiões da cidade não ocorre isso com muita frequencia. Aliais, de um tempo para cá o celular e o tablet ficam mais em 3350(B7) apenas do que fazendo CA.
 
Instalei o aplicativo "Netmonster" no meu tablet(Um Tab S3 LTE CAT 6 2X CA) e no meu A8+(LTE CAT 11 3X CA) para monitorar a rede da Vivo na questão de frequências e agregação em UMTS e LTE e já notei algumas coisas interessantes como por exemplo aqui na região aonde eu moro as vezes aparece uma B28 vindo de alguma ERB da operadora em outro bairro(mais ou menos 1km de distância) e em áreas abertas em UMTS a rede preferencial é a B1 com HSUPA ou as vezes com DC HSPA(Mais comum no UMTS B1) e em ambientes fechados prevalece(por enquanto até o 700MHz não for liberado em definitivo) UMTS em B5.

Outro Fato interessante é a existência do protocolo AWS na rede 4G pois eu pensava que o AWS era exclusivo da B4(1700/2100 MHz) e esse protocolo aparece tanto em 2X B7(3350 20MHz+ 2280 10MHz) 2X B7+B3 ou mesmo 3X B7+B3+B28.

Continuarei monitorando
Mas esse EARFCN 2280 é banda 4, banda 7 começa em 2750 e vai até 3449:

hhsnMe5.png


86sflwH.png
:obrigue:
 
Entendi.. Aqui na minha cidade estou acessando o 4g pelas bandas 1800, 2100, 2600

E vi algumas notícias que a Tim já instalou 4g na frequencia de 700 em algumas cidades do interior aqui! E acho que até aqui na capital também.
Em qual cidade tu mora que têm b1 da tim? A uns meses achei 4G na b5 850 e até postei aqui.
 
Claro que sim. Se o cidadão está numa cidade que tem todas as bandas, pode ser prejudicado em uma cobertura indoor onde B3 e B7 não chegam.

Basta procurar inúmeras notícias que a TIM afirma que a taxa de conexão em 4G aumentou significativamente nas cidades que ligaram o 4G na B28. Como dizer que o usuário não vai perder nada?

E mais. Em cidades menores, já vi casos que a TIM esta instalando só 4G em 700mhz. Logo, quem não tem B28 cairá para o 2G. Pode haver, inclusive, algum lugar que a operadora decida instalar só 700mhz.

Agora, se isso é significativo vai de cada um.
Acho ridículo o cara querer contestar o problema que é a falta de b28, na cidade vizinha TIM e VIVO estavam operando só com b28 aqui no interior da BA,ou seja,ou é b28 ou sem 4G! Vivo lá tinha b7 mas parece que desligaram e não tive como ir lá ainda e observar isso,mas se puder ter um telefone com todas as bandas em uso aqui mesmo que sem CA,é a melhor opção,Então há um demérito sim,aqui na cidade a Tim têm ligado a b28 com 10MHz e a b3 com 5MHz,mas a b3 da 3 megas morrendo de dia,travou na b28 pega 20 megas,então há um demérito sim.
 
Olha, pode até ser um erro de configuração por parte deles.
Já vi aqui até banda 20 na Claro

Só pode. E o engraçado que isso só é possível porque os primeiros 25 MHz de ambas as frequências estão alocadas na mesma forma no DDD 11. Os primeiros 15 MHz da B3 (downlink em 1805-1820MHz e up de 1710-1725) e da B1 (downlink em 2110-2125 MHz e up em 1920-1935 MHz) estão alocados para a TIM, e os blocos que logo o seguem são de 10 MHz em ambas as bandas (downlink em 1820-1830 MHz e up em 1725-1735 na B3, e downlink em 2125-2135 e up 1935-1945 na B1) estão alocados para a Claro.

Não tem sentido abrirem mão do uplink em 1900 MHz, embora funcione. Agora se não fosse por essa coincidência aí, isso não iria funcionar de jeito algum.

Acontece a mesma coisa no meu tablet... É coisa da Rede da vivo aqui na região pois em outras regiões da cidade não ocorre isso com muita frequencia. Aliais, de um tempo para cá o celular e o tablet ficam mais em 3350(B7) apenas do que fazendo CA.

Aparentemente na falta de sinal da Vivo o negócio tenta conectar na Claro.

e duas redes na Tim, no mesmo lugar, com EARFCNs 3100 e 3150, que faziam o celular ficar trocando entre elas.[/QUOTE]

Mas esse EARFCN 2280 é banda 4, banda 7 começa em 2750 e vai até 3449:

hhsnMe5.png


86sflwH.png
:obrigue:

Que no caso de São Paulo, bate em cima das frequências alocadas para a Nextel, tanto no down quanto no up, de novo, por coincidência.

 

Em qual cidade tu mora que têm b1 da tim? A uns meses achei 4G na b5 850 e até postei aqui.

Está logo no perfil dele, é Aracaju.

Acho ridículo o cara querer contestar o problema que é a falta de b28, na cidade vizinha TIM e VIVO estavam operando só com b28 aqui no interior da BA,ou seja,ou é b28 ou sem 4G! Vivo lá tinha b7 mas parece que desligaram e não tive como ir lá ainda e observar isso,mas se puder ter um telefone com todas as bandas em uso aqui mesmo que sem CA,é a melhor opção,Então há um demérito sim,aqui na cidade a Tim têm ligado a b28 com 10MHz e a b3 com 5MHz,mas a b3 da 3 megas morrendo de dia,travou na b28 pega 20 megas,então há um demérito sim.

Mais um adendo a respeito disso... O leilão da banda 28 foi bem mais caro do que o da banda 7. A B7 saiu por aproximadamente R$ 1 bi para a Claro e a Vivo e R$ 400 mi para a TIM e a Oi. E note-se que a Claro e a Vivo já tinham uma certa vantagem aqui, pois elas tinham suas licenças de MMDS.

Já o leilão da B28 foram R$ 1,9 bi por operadora pela faixa em si e mais R$ 900 mi para cada uma a título de limpeza de faixa nos lotes nacionais, e no final das contas só se levou pares de 10 MHz. Creio que nem o leilão dos 2100 MHz, até então o mais caro dos leilões já promovidos, a preços corrigidos, tenha custado tudo isso.

Aí me custa a crer que se tenha pago tudo isso meramente a título de "complementariedade". A verdade é que espectro é um negócio estratégico, não somente na questão qualitativa (por ser abaixo de 1 GHz e portanto trazer um maior raio de alcance) como também na questão quantitativa, entende-se que quanto mais espectro você tem, mais capacidade você tem na sua rede.
 
Mas esse EARFCN 2280 é banda 4, banda 7 começa em 2750 e vai até 3449:

hhsnMe5.png


86sflwH.png
:obrigue:
 

Em qual cidade tu mora que têm b1 da tim? A uns meses achei 4G na b5 850 e até postei aqui.
 

Acho ridículo o cara querer contestar o problema que é a falta de b28, na cidade vizinha TIM e VIVO estavam operando só com b28 aqui no interior da BA,ou seja,ou é b28 ou sem 4G! Vivo lá tinha b7 mas parece que desligaram e não tive como ir lá ainda e observar isso,mas se puder ter um telefone com todas as bandas em uso aqui mesmo que sem CA,é a melhor opção,Então há um demérito sim,aqui na cidade a Tim têm ligado a b28 com 10MHz e a b3 com 5MHz,mas a b3 da 3 megas morrendo de dia,travou na b28 pega 20 megas,então há um demérito sim.

Aracaju - SE

Nesse link comenta sobre o refarming da Tim nos 2100 e 850

Esse refarming no 850 é uma boa já que é uma frequência próxima dos 700 logo com um alcance parecido correto?

https://tecnoblog.net/252375/tim-claro-vivo-compartilhamento-espectro/

http://sergipenet.com.br/noticia/11...z-em-itabaiana-e-outras-03-cidades-sergipanas
 
Última edição:
Tem algo estranho aí. EARFCN 4370 tem downlink em 2132 MHz e uplink em 1732. Isso corresponde às faixas da Claro. Estranho também o negócio utilizar o uplink na frequência de 1700 MHz (que corresponderia à B3) ao invés da de 1900 (correspondente à B1).

Consegui captar o "Earfcn misterioso" por um breve período: 4379 segue print:

 
Mas esse EARFCN 2280 é banda 4, banda 7 começa em 2750 e vai até 3449:

hhsnMe5.png


86sflwH.png
:obrigue:
 

Em qual cidade tu mora que têm b1 da tim? A uns meses achei 4G na b5 850 e até postei aqui.
 

Acho ridículo o cara querer contestar o problema que é a falta de b28, na cidade vizinha TIM e VIVO estavam operando só com b28 aqui no interior da BA,ou seja,ou é b28 ou sem 4G! Vivo lá tinha b7 mas parece que desligaram e não tive como ir lá ainda e observar isso,mas se puder ter um telefone com todas as bandas em uso aqui mesmo que sem CA,é a melhor opção,Então há um demérito sim,aqui na cidade a Tim têm ligado a b28 com 10MHz e a b3 com 5MHz,mas a b3 da 3 megas morrendo de dia,travou na b28 pega 20 megas,então há um demérito sim.
Meu Samsung J7 2015 não tem CA, mas a única banda 4G que ele não suporta é a B8 (900 MHz), não sei se essa B8 4G é importante em algum lugar do Brasil.
 
falando assim vc fala como se usando muita potência estivesse amplificando um sinal, como se tivesse recebendo um sinal fraco e estivesse amplificando, assim sim saturaria o sinal, no caso de utilizando uma potência máxima acho que isso não se aplicaria.
A analogia do @perubira é perfeita nesse cenário. Com o sinal saturado os terminais mais próximos à antena perdem eficiência. Os que estão longe até podem conseguir melhor sinal, mas esses já deveriam ser responsabilidade de outra ERB, pensando em um cenário urbano.

Quando falamos em potência de RF irradiada, a conta é um pouco mais complicada e nem sempre tão intuitiva.
E essa potência não é fixa, como uma emissora de TV ou rádio, ela é flutuante. Varia conforme o carregamento do sistema e distancia dos terminais conectados.

Para quem tiver mais curiosidade dos parâmetros levados em consideração na cobertura de ERB.

Captura_de_Tela_6.png

Captura_de_Tela_5.png

Captura_de_Tela_8.png

Código:
https://pt.slideshare.net/tharinduwije/lte-optimization
 
Última edição:
Abre uma reclamação no consumidor.gov.br . Eles conseguem fazer ABSOLUTAMENTE TUDO pq tem acesso total.

Escreva que você está infeliz e gostaria de algum desconto, kkkk. No meu caso, abri uma reclamação sobre a qualidade do sinal péssima, e o atendente disse que como o máximo que eles poderiam fazer é encaminhar a reclamação pra área de engenharia e para um bom relacionamento com a Claro, me dariam um desconto.

No caso tenho um desconto de 40% no plano Claro Pós de 6GB.

Vou tentar isso!

Mas, você não tinha mudado para o de 10GB?
 
Alguém tem informações de quando será liberado a frequência de 700mhz no interior de sp, na região de Atibaia (50km da capital)? Não acho informação em local algum.
 
parece que a claro quer manter o "otario como cliente"
jji5tGG.jpg


oferece um smart decente e um planinho gratis de 6 meses e quem sabe eu fique :haha::lol2::ahh:
e pre pago mais tem mais de 5 anos essa linha ja foi controle também.
talvez vale a tentativa ae pra :free:
 
galera outro app interessante pra informaçoes da conexão

4t2hef.jpg
 
Alguém tem informações de quando será liberado a frequência de 700mhz no interior de sp, na região de Atibaia (50km da capital)? Não acho informação em local algum.

Não é divulgado. O máximo que se pode fazer é acompanhar o site do TV Perfeita, na seção de relatórios:

http://www.tvperfeita.com.br/informacoes/

Ali vai mostrar se a cidade já entrou na mitigação preventiva.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo