Índice do Artigo

Games

Company of Heroes 3: jogamos o pré-alpha do novo RTS!

Company of Heroes 3 chega com a dura missão de devolver a franquia à glória. O primeiro game solidificou uma base de fãs, enquanto a sequência trouxe um monte de problemas, desde uma política de DLCs que fragmentou em excesso o jogo – e forçou a boa vontade dos consumidores – aliado a um desenvolvimento da narrativa raso e que não convenceu, chegando até uma implementação de novas mecânicas que simplesmente não fez o game manter as expectativas.

Felizmente parece que o jogo de estratégia em tempo real não vai terminar nesse triste capítulo, e a Relic anunciou Company of Heroes 3 de olho no legado do primeiro jogo e nos erros do segundo. Nós tivemos a oportunidade de jogar um pré-alpha, e vocês podem ver nossas impressões nesse texto!

Um bom RTS, agora com pausas

Company of Heroes 3 tem como foco os conflitos no Mediterrâneo, um palco de operações que é uma excelente pedida por trazer uma grande variedade de estilos de localidades, diferentes nacionalidades em conflito e uma ação que envolve desde conflitos no ar, na terra e no mar. No nosso gameplay tivemos a chance de ver um pouco de como a tática de Armas Combinadas, tão crucial durante a Primeira e Segunda Guerra, será presente no jogo. 

A jogabilidade se divide em duas etapas. O “Mapa Dinâmico de Campanha” é a novidade da vez, com um mapa tático onde o jogar precisa fazer o que realmente ganha as guerras – garantir a logística de linhas de suprimento, posicionamento de tropas, estruturas e blindados – para em uma segunda etapa acontecer os sempre mais glamorosos combates. Aqui vemos uma diferença desse game comparado aos antecessores: COH e COH 2 tinham o gameplay em torno apenas da segunda etapa.

YouTube video

O novo game traz uma mecânica familiar para quem joga a série Total War, por exemplo. Em um mapa tático você tem um gameplay em turnos onde o conflito é gerenciado em forma “macro”, enquanto as escaramuças resultantes dos deslocamentos das tropas e recursos no mapa tático são resolvidos em um combate em tempo real, com um formato já bem conhecido pelos fãs da franquia. Para os jogadores em campanha solo, agora é possível pausar o game e dar múltiplas instruções para diferentes pelotões, facilitando o multitasking em várias frentes.

O jogo está bem acessível, com tutoriais iniciais indo tão longe ao nível do “botão esquerdo do mouse seleciona”, “botão direito desloca a tropa”. Aqui as interfaces não mudaram muito comparado aos games anteriores, com cada tropa possuindo um conjunto de habilidades para serem usadas. Aqui é indispensável ser estratégico no uso de seus contingentes, colocando unidades anti-blindados para dar um jeito em tanques, assim como infantaria leve protegendo posições ou tirando inimigos de construções com uso de granadas. 

Na missão que jogamos, com um tutorial que leva o jogador “pela mão”, nosso objetivo era consolidar o controle sobre uma região tomando o controle sobre uma pista de pouso. Mesmo sem ter muita familiaridade com a franquia, não tive trabalho em entender as mecânicas, que foram mostradas de forma gradual e fazendo com que esse combate se torne um excelente tutorial junto com uma primeira etapa da campanha. 

Minha impressão com o pré-alpha foi bastante positiva. Com raras exceções, como um destacamento de infantaria que ficou preso em um limbo depois de eu mandar eles saírem de uma casa, o jogo já parece bastante consistente. O gameplay fluiu sem problemas, claro que ajudado pelo nosso setup superdimensionado para um gameplay em 1080p (Intel Core i9-9980XE, 16GB RAM, RTX 2080 Ti). Vamos deixar para ver até onde o motor gráfico Essence Engine 5 vai se sair bem em otimizações com o lançamento do jogo.

Algo que me agradou bastante foi como o jogo flui bem, com os soldados automaticamente buscando proteção quando sob fogo, entrando em combate quando algo aparece no raio de alcance de suas armas e todos os demais elementos que casam muito bem com o tom mais sério e realista do retrato da guerra. É perceptível um cuidado com detalhes nas explosões, destruição do cenário e movimentação dos blindados e artilharias, já nesse estágio inicial do desenvolvimento do jogo.

Foco na história, e você pode testar

Além do componente da jogabilidade, outro foco da franquia que será mantido é na narrativa. O trailer cinemático do game nos dá uma dimensão de como detalhes dos conflitos serão contados com belas cutscenes, humanizando os personagens envolvidos no conflito e servindo como uma ótima recompensa para uma missão bem sucedida.

YouTube video

Para quem ficou curioso, felizmente a Sega e a galera da Relic liberou não apenas para a imprensa o acesso a esse pré-alpha. Na página na Steam do game dá para se inscrever no teste com essa versão de desenvolvimento e conferir por si mesmo como ele está, além de contribuir com feedback para a equipe de desenvolvimento. Ainda não há uma data de lançamento anunciada, mas na página do game na Steam já está visível que o idioma português brasileiro estará disponível nas interfaces e também legendas.

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções