
Disponível no Game Pass, Tetris Effect Connected é uma ótima válvula de escape na pandemia
Com belos gráficos e trilha sonora, o título renova a icônica fórmula do jogo mais famoso da históriaApós 2020 dar uma surra na humanidade, o ano de 2021 começou na voadora e já mostrou que não está para brincadeira. A pandemia continua letal, os preços não param de subir e manter a sanidade mental está cada vez mais complicado.
Nesse mar de insanidade, os games podem ser um porto-seguro para a cabeça dos brasileiros que tem o privilégio de ter um console ou PC minimamente capaz de rodar jogos. Enquanto títulos com histórias imersivas e gráficos rebuscados podem ser uma boa pedida para te levar para outro mundo, minha principal válvula de escape nos últimos meses é um clássico reimaginado: Tetris Effect Connected.
Lançado originalmente no PS4 e Epic Game Store, Tetris Effect ganhou uma edição atualizada no fim do ano passado que chegou no lançamento do Xbox Series X e S. Já disponível no Game Pass de PC e Xbox, o jogo aposta em uma experiência visual deslumbrante e gameplay diversificado para manter sua mente fora da realidade.
O Tetris de sempre, mas com novidades
Tetris Effect Connected segue a mesma fórmula do clássico jogo que foi sinônimo de “videogame” por décadas, mas também conta com algumas novidades interessantes na parte de gameplay. No modo single-player principal, o projeto da Tetris Company se aproveita do ar de concentração trazido pelo gameplay e presenteia os jogadores com uma experiência gráfica deslumbrante.
As diferentes fases trazem temáticas visuais e uma trilha sonora envolvente, que mudam de acordo com o decorrer dos puzzles. Enquanto visual é o que mais chama a atenção, a grande novidade fica por conta da mecânica de “Zona”.
Diferente das versões anteriores de Tetris, o novo game da franquia traz um “ataque especial” que permite parar o tempo e fazer combos que vão além das quatro linhas de blocos. A função é ótima para tirar o jogador do aperto em certas situações, além de gerar momentos empolgantes durante o gameplay com suas catarses visuais.
Diversos modos de jogos
Além de trazer uma campanha que moderniza o gameplay clássico de Tetris, o mais recente game da franquia conta com diversos modos extras de jogo. Ao entrar na aba “Effect Modes”, os usuários podem desfrutar de uma competição rápida, partidas tradicionais e também modificações na fórmula clássica do game mais famoso do mundo.
(Imagem: Mateus Mognon/Captura de tela)
Um dos destaques fica para a divisão “Relax”, que traz playlists com fases sem teor competitivo. O objetivo do jogador é simplesmente aproveitar a ambientação entregue por Tetris Effect e fugir da realidade por um tempo.
Outro grande ponto positivo fica por conta das partidas rápidas, que possuem duração próxima de três minutos. Nesse caso, o jogo brilha em parceria com o Xbox Series X e S, ou quando está sendo utilizado em um SSD. A velocidade para abrir o game e o tempo predeterminado tornam Tetris Effect Connected o game perfeito para “bater uma partidinha” sem compromisso durante o dia a dia.
(Imagem: Mateus Mognon/Captura de tela)
Para quem possui mais tempo, a dica é conhecer o modo de jogo “Mistério”. A partida começa normalmente, mas, com o cair das peças, alguns efeitos especiais começam a alterar a matriz. As intempéries vão desde peças gigantes até uma inversão na tela, o que enche o gameplay de surpresas.
Multiplayer
A versão Connected, que atualmente só está disponível no Xbox e Windows Store, também conta com modos multiplayer -- o lançamento no PlayStation e Epic Games Store acontece em 2021. Os jogadores mais ávidos podem aproveitar modos competitivos e ranqueados, mas a grande novidade é o cooperativo “Conectado”.
Neste modo de gameplay assimétrico, três jogadores são colocados contra um “vilão” controlado pela IA e precisam jogar de maneira cooperativa para vencer o algoz da partida. Em certos momentos, a tela do trio se une e todos devem fazer movimentos coordenados para emplacar combos.
(Imagem: Mateus Mognon/Captura de tela)
Um ponto positivo do multiplayer é que tanto o competitivo quanto o coop trazem suporte para tela dividida no PC e consoles. Além disso, os responsáveis pelo game estão caprichando no suporte com eventos limitados com objetivos compartilhados para toda a comunidade.
Porém, vale ressaltar que a experiência poderia ser ainda mais conectada se o jogo não contasse com diversas exclusividades temporárias. Tetris Effect foi lançado originalmente para realidade virtual, PS4 e Epic Games Store, enquanto a versão Connected, a única com multiplayer até agora, só está disponível no Xbox e Windows Store.
Segundo os desenvolvedores, o multiplayer será liberado para mais plataforma ainda em 2021. Até lá, pode ser que Tetris Effect Connected também dê as caras na Steam, que ainda não recebeu nem a versão original do game.
Tetris Effect Connected serve pra mim?
Se você aproveitou a promoção do Game Pass Ultimate por R$ 5 no PC ou Xbox, Tetris Effect Connected é um dos jogos que mais vale a pena dar uma chance atualmente na assinatura. O começo de geração para o Xbox Series X e S ainda está morno e o game também é uma boa escolha para aproveitar o poder gráfico dos consoles.
Enquanto o multiplayer ainda é exclusividade para a versão distribuída pela Microsoft, a edição básica de Tetris Effect traz conteúdos similares à edição Connected, com exceção do multijogador. Logo, se você está disposto a gastar cerca de R$ 100 no PS4 ou Epic Store, o game também é uma viagem que vale a pena no console da Sony e, principalmente, em aparelhos de realidade virtual.
E se você não curte o gameplay de Tetris, também tenho uma dica: entre no YouTube e busque pela trilha sonora do game, uma obra da banda Hydelic. Mais do que um espetáculo visual e de jogabilidade, Tetris Effect é lar de uma coleção de músicas cativantes.