
Cadê disputa? A divisão de AMD e Nvidia na nova geração
Já completamos alguns meses desde o lançamento das novas microarquiteturas Polaris e Pascal, da Nvidia e AMD. Enquanto o lado vermelho da força estreou nos 14 nanômetros FinFET no dia 29 de junho, através do lançamento da Radeon RX 480, o lado verde da força deixou o mundo brincar com a GeForce GTX 1080 e seus 16 nanômetros FinFET ainda antes, no dia 16. Pro lados das Radeons, novos chips Polaris foram lançados, incluindo a Radeon RX 470 e 460, enquanto a Nvidia também lançou placas mais modestas, as GTX 1070 e 1060. Sabe o que está faltando? Disputa.
O que é a tecnologia FinFET das novas placas de vídeo de AMD e Nvidia?
Para exemplificar o que digo, basta ver esse benchmark:
Olhando os resultados da nova geração de placas Polaris e Pascal, parece até que estamos vendo o line-up de uma empresa só, estrategicamente distribuído para atender os múltiplos perfis de consumidores. Até a escalada de preço respeita a ordem desse gráfico.
Qual é melhor: GeForce GTX 1060 x Radeon RX 480?
Meses depois do lançamento dos primeiros produtos, ambas as arquiteturas só se encontraram na disputa entre a RX 480 e a GTX 1060, confronto que em nossa análise resulta em... um empate.
Nesse "Tratado de Tordesilhas" entre as duas empresas, a Nvidia parece se recusar a disputar o mercado de entrada, com um ou outro rumor falando de uma GTX 1050, enquanto a AMD tem dado cada vez mais indícios que as placas de vídeo Vega, as que trariam a empresa de volta a disputa do segmento de alto desempenho, são assunto para 2017.
Para as duas empresas essa divisão está excelente, algo que ficou bastante claro com a falta das novas placas nos primeiros meses no mercado. Para nós... aí a história é outra. Já não é o melhor dos mundos termos um duopólio, pior ainda quando (deliberadamente ou não) as únicas duas empresas ficam se evitando. Parece que só com uma Vega capaz de bater a GTX 1080 que a Nvidia vai se mexer para colocar a GeForce GTX 1080 Ti no mercado, e só com uma eventual GTX 1050 é que a AMD vai cobrir aquele buracão entre a RX 460 e 470, em termos de desempenho. Para nós, quanto mais disputa, melhor!
Qual os planos para hardware esse ano?