Índice do Artigo

PC Games

Para analista, PC Gamers são "como racistas arrogantes"; para mim, analistas não servem pra muita coisa

Desde ontem, uma entrevista do Michael Pachter para o Daily Star tem causado polêmica em fóruns e pela internet em geral. O famoso analista de mercado, quando perguntado se havia alguma chance de jogadores de PC que se interessariam pelo PS4 PRO, já que possui um hardware melhor e gráficos superiores, soltou a seguinte resposta (que irei traduzir dentro do possível, já que tem bastante gíria no meio):

Eu acho que gamers de PC são como racistas, eles só gostam dos de seu grupo e não tem nenhum interesse em se aventurar com outras raças. Eu acho que PC gamers são sabichões arrogantes que acham que o que fazem é melhor do que o que outros fazem. Eu acho que não [se interessarão pelo PS4 Pro].

– Michael Pachter

Vocês podem conferir o áudio original nesse link, e fiquem livres para discutir minha interpretação do termo “arrogant twits”, apesar que acho que cheguei lá. O mais engraçado é ver Patcher, em uma fala extremamente preconceituosa, acusando uma comunidade toda de ser preconceituosa. Não vou nem entrar no mérito de ele ter usado o termo “racista”, já que isso parece só ser resultado de sua incapacidade de escolher as palavras mais adequadas para o que quer expressar.

Não acho que o analista esteja vendo algo que não existe. Há um grupo especialmente irritante de jogadores no PC que batem exatamente com a descrição “sabichões arrogantes que não se misturam”, mas é injusto você considerar que toda a comunidade que joga no PC é assim. Por uma característica que parece ser inerente de ser chato, infelizmente eles também são os mais barulhentos e acabam sendo mais atuantes nos comentários e foruns que as pessoas de bom senso, que tem algo melhor pra fazer do que ficar brigando por qual a resolução que o jogo está rodando. Coisas como realmente estar jogando.

O que Michael Patcher fez foi pegar parte e considerar que ela é representação de um todo. Tipo quando a mídia fez barulho, nas manifestações recentes, das pessoas clamando que o exército intercedesse no Governo Federal. No método analítico de Patcher, os manifestantes eram todos pró-intervenção militar. Tem gente chata entre jogadores de PC, mas afirmar que todos são chatos é uma injustiça enorme. Até porque tem equivalentes dentro da comunidade que joga em consoles, tão eficientemente chatos quanto os presentes no PC.

Um exemplo é que nós mesmos do Adrenaline adoramos tirar onda com analistas/especialistas. É comum em programas opinativos que gravamos por aqui criarmos uma figura fictícia do especialista, um cara olhando para o teto e que, subitamente, tem um insight do tipo “telas mais amplas vão acelerar as vendas de smarpthones na Índia” ou “o fim do P2 vai alavancar a venda de LPs”. A diferença entre nós e Patcher é que a gente sabe que está sendo preconceituoso e faz isso apenas pela brincadeira, e sabemos que tem muito profissional sério nesse ramo. Mas a brincadeira se sustenta por conta da ampla base de publicações nos mostrando que tem muito analista que bate essa descrição. Quer se divertir e entender do que estou falando? Veja o resultado da busca de “diz analista” no Google News.

Por fim, hora do mea culpa. Se você joga no PC e não consegue listar NENHUMA vantagem dos consoles quando comparados ao computador na hora de jogar, ou quando vê as divertidíssimas tirinhas com o tema PC Master Race e não vê NENHUM aspecto de auto-sátira, só enxerga argumentos sólidos da superioridade do PC sobre as demais plataformas, lamento te dizer, a análise de Patcher saiu desse jeito porque ele só estava prestando atenção nos gamers de PC que pensam dessa forma.

E finalizando, é óbvio que não vou comprar um PS4 Pro. Aquele 4K é via upscale.

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções