Pokemon GO será lançado no Brasil em tanto faz o dia, vamos ser feitos de trouxa de novo

Pokemon GO fez sua segunda não estreia no Brasil neste domingo. Como um jogo consegue ser não lançado pela segunda vez? Isso só acontece com um trabalho em equipe.

A velocidade em que as informações circulam na internet popularizaram e muito um formato jornalístico: o "talvez notícia". Os rumores se tornaram uma parcela considerável do que é publicado em sites de notícias, especialmente de tecnologia e games, e uma prova disso é um testes simples: conte quantas notícias sobrevivem se você tirar o verbo "pode".

"Niantic pode lançar Pokemon Go nesse domingo no Brasil" é tão informativo quanto "Niantic pode lançar Pokemon GO na Lua". Poder ela pode. Mas não parece provável, não é?

É aqui que entra um elemento importante desse mundo de rumores. Apesar de não confirmada, para a informação ser notícia ela precisa ter alguma base, algo de concreto que indique uma real possibilidade. Um exemplo é o famoso perfil @evleaks no Twitter. Evan Blass já tem um histórico de vazamentos certeiros, e por isso quando ele lança uma foto de um suposto aparelho não anunciado, ele tem nossa atenção. Outro caso é o "Futuro Galaxy pode trazer leitor de iris [rumor]", notícia que lançamos aqui no Adrena. Estamos no campo do não confirmado, mas há um indício: um grande contrato entre a Samsung e uma fabricante desse tipo de sensor.

O problema é que quanto maior o hype, mais desesperados os meios de comunicação ficam em produzir conteúdo relacionado a eles. Afinal, as pessoas assistem/ouvem/clicam mais nesses conteúdos com "o hype fora de controle". E é aí que o filtro cai. O que antes precisava de indícios, hoje mal precisa ser verossímil para virar notícia. E é assim que lhe apresento o primeiro lançamento de Pokemon GO no Braisil, também conhecido como:

Pokemon GO pode ser lançado essa quinta-feira

Essa notícia bombou entre o dia 18 e 19 de julho. Quer ver o quanto ela foi longe? Praticamente todo lugar:

Tecmundo - Será? Pokémon GO pode ser lançado amanhã às 4h no Brasil
Canaltech - Pokémon Go supostamente chega ao Brasil na quinta-feira
Capricho - Será? Pokémon GO pode ser lançado amanhã às 4h no Brasil
Correio Braziliense - Pokémon GO pode chegar ao Brasil ainda nesta semana
Tudo Celular - Cruzem os dedos! Pokémon GO pode ser lançado no Brasil já nas próximas horas
Adrenaline - exclusividade na não cobertura desse rumor

A primeira onda de rumores tinha como epicentro a Rádio Globo. Aos 7:29, é "informado" o lançamento no dia 21, descoberto através de "uma fonte confiável" que não será identificada. Não identificar a fonte não é um problema: é um mecanismo importante que já possibilitou ao jornalismo tornar público informações de interesse da população contra a vontade de indivíduos ou grupos realizando ações ilícitas. Se precisa de um exemplo, clássico aqui é citar o caso "Garganta Profunda" (vai por esse link que é mais seguro, não procura no Google que dá NSFW). 

Com essa informação não confirmada e de fonte não identificada, nos resta apenas a credibilidade do jornalista Victor Coelho, quem divulgou a informação, como único elemento que sustenta a data. Como qualquer coisa que tenha a ver com Pokemon GO dá clique, pra que ficar se preocupando com detalhes como SER VERDADE?

- Continua após a publicidade -

Não se confirmou, e muita gente ficou frustrada:

 

"Pelo menos vc não é trouxa e n passa a madrugada esperando um jogo, né?"#PokemonGO #CadePokemonGoBR pic.twitter.com/0TrgxsSjCj

— Pokemon GO Brasil™ (@pokemongo_br_) 23 de julho de 2016

 

Eu vejo culpa nas duas pontas. O verbo PODE é um jeito bem picareta de conseguir dar ação a algo que nem dá pra saber se vai acontecer. Da outra ponta, uma parcela significativa das pessoas leem NO MÁXIMO o título, e o fazem muito mal. É pedir demais que eles saibam a diferença entre um fato não confirmado e um anúncio oficial, e a leitura superficial não as impedem de compartilhar o conteúdo e comentá-lo, levando a mensagem falsa adiante.

Na internet há uma briga de faca por cliques e visualizações, e isso acaba sendo a referência para muitos do que devem publicar. Se deu resultado uma vez, por que não repetir? Um exemplo: as mídias "criaram" OUTRO lançamento não oficial para Pokemon, mas no lugar do famigerado pode, a técnica para se isentar de qualquer culpa é o "colocar na boca de outro", ou nesse caso, o "diz site". Dos mesmos produtores de "Pokemon GO chega essa quinta-feira no Brasil", apresento a vocês:

Pokemon GO será lançado dia 31 no Brasil, diz site

Tecmundo - VEM, MONSTRO! Site famoso diz que Pokémon GO será lançado dia 31 no Brasil
Omelete - Pokémon GO tem data para estrear no Brasil, diz site
UOL Jogos - "Pokémon GO" chegará ao Brasil no próximo domingo (31), diz site
Tudo Celular - Antes das Olimpíadas: possível data de lançamento do Pokémon GO no Brasil é revelada
Capricho - Pokémon GO ganha nova data no Brasil. Será que agora vai?
Adrenaline - trabalhando de forma intensiva na não cobertura de outro rumor

- Continua após a publicidade -

 

Passou na TV, deve ser verdade
*sarcasmo* pic.twitter.com/rYYayKdwvO

— Diego Kerber (@kerberdiego) 29 de julho de 2016

 

De novo, outra fonte não identificada dizendo que vai ser dia 31. O absurdo é tão grande que surgiu o CANCELAMENTO DO NÃO ANUNCIADO: com direito a "Pokémon Go não deve chegar ao Brasil neste domingo" ou, ainda mais surreal "Pokémon Go tem novo atraso no Brasil". Como algo que não possui data oficial de lançamento pode TER ATRASADO? O que mais me diverte é a Capricho: a essa altura o site desistiu de tentar enrolar e já chama 31 de julho como data oficial de lançamento, mesmo.

Esse é um problema que se retroalimenta. Os sites ficam fazendo essas bobagens porque dá resultado, as pessoas clicam. As pessoas clicam porque quando praticamente todos os meios de comunicação que ela acompanha estão divulgando a informação, o que dá uma falsa impressão de credibilidade, e porque ela quer saber. O resumo é sites publicando informações falsas e as pessoas clicando porque querem muito saber, e a linha entre rumor e fato consumado vai ficando tão tênue que daqui a pouco tudo é WCCFTech. E é assim que já estamos no segundo não lançamento de Pokemon, e tenho minhas dúvidas: será que vai ter uma terceira onda de anúncios não fundamentados, ou todos nós (jornalistas e público) enfim cansamos de ser feito de idiota?

 

Levanta a mão quem foi trouxa de novo #POKEMONGONOBRASILHOJE pic.twitter.com/pmpUVXeHli

— Leão Loko (@FoneDOuvido) 31 de julho de 2016

 

Assuntos
Tags
  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

Qual a sua marca de mouses para jogos favorita? - Pesquisa de Periféricos 2020

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.