Sugestão do estagiário: Google Spotlight traz histórias animadas em vídeos 360º

Se você está procurando um jeito de matar tempo com algo interessante, o estagiário do Adrenaline apresenta o Google Spotlight Storiesum canal no Youtube com vídeos bonitos, histórias tocantes e um toque de inovação.

Os vídeos esféricos estão ficando cada vez mais populares, principalmente por causa da realidade virtual, mas ainda apresentam alguns probleminhas como a queda na qualidade da imagem, o que acaba tirando um pouco da magia da experiência.


Exemplo de vídeo em 360°

Para dar ênfase ao novo formato de vídeo e mostrar possibilidades de narrativas com a tecnologia, o Google possui um projeto chamado Spotlight Stories, que traz animações feitas com imagens esféricas, permitindo ao telespectador viajar pelo cenário e aproveitar todos os ângulos das cena.

A experiência básica, como um vídeo de 360° convencional, pode ser vista no desktop acessando o canal do projeto. Mas esta não é a melhor forma de conhecer as histórias feitas pelo Google. O Spotlight Stories possui um aplicativo para Android e iOS que permite usar os sensores do smarphone para visualizar as imagens, tornando a experiência bastante imersiva: os movimentos do smartphone movimentam a câmera. No Android, a ferramenta quase sempre está embutida no Youtube, enquanto no iOS é necessário baixar este aplicativo.

Vale lembrar que o app só funciona em alguns dispositivos Android. Quando um aparelho não é compatível, a visualização se torna a padrão. Os vídeos do projeto também podem ser visualizados com o Cardboard, o óculos de papelão do Google para realidade virtual.

Abaixo, você pode conferir as três produções lançadas pelo projeto no Youtube até agora:

Pearl

- Continua após a publicidade -

Em "Pearl", o usuário é colocado no banco de um carro com um pai e uma filha. O vídeo mostra a evolução da família e o crescimento da garota, junto com o número de histórias dentro do automóvel. Os gráficos da animação me lembraram Life is Strange, o que deixou a experiência ainda melhor.

HELP

Com bastante realismo, o curta animado "HELP" mostra a chegada de um monstro que devasta uma cidade. Uma clara referência a filmes como "Gargantua" e "Godzilla".

Special Delivery

 

Ambientado em uma pequena vila durante o Natal, a animação traz um segurança tentando pegar um senhor colocando presentes nas casas dos moradores. O vídeo possui vários detalhes bem interessantes que aproveitam todos os possíveis enquadramentos dos vídeos em 360°.

 

- Continua após a publicidade -

Para saber mais sobre vídeos em 360° e entender melhor como são feitos, acesse o nosso artigo sobre a tecnologia. Você acha que esse tipo de vídeo tem futuro? Deixe nos comentários a sua opinião :D

 

 

 

Tags
  • Redator: Mateus Mognon

    Mateus Mognon

    Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

Escolha sua arma:

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.