Dica do dia: o melhor jeito de achar promoções na Steam não é na Steam

Esperar promoções é a dica mais óbvia da minha lista de sugestões para o Gamer Econômico, que você confere neste link. Só que mesmo esperando pelos melhores preços muitas vezes não é fácil encontrar o desconto que você quer, especialmente quando você tem um orçamento específico sobrando, mas não um jogo em especial que queira comprar. E é aqui que entra a dica do dia: o melhor jeito de achar promoções na Steam NÃO é na Steam.

É no SteamDB. O pessoal que acompanha as notícias deve se lembrar do SteamDB que ganhou destaque com um recurso de calcular quanto você já investiu em sua conta. Mas este deve ser um dos seus recursos menos importantes. O Steam DataBase age como um "satélite" da plataforma de games, trazendo informações extremamente úteis para os gamers de PC, conseguindo inclusive "furar" alguns futuros lançamentos da loja. E uma das suas qualidades mais legais é minha dica dessa coluna: a busca de promoções!


Ao se clicar na aba "Sales" do SteamDB você tem acesso a todos os jogos que estão em promoção na Steam, num formato simples e direto de lista, informando a porcentagem de desconto, o preço, a duração da promoção e a porcentagem de votos positivos de cada título. Tudo isso dividido em listas com os nomes das promoções como "Loucura do Meio da Semana", "Oferta do Dia" ou "Fim de Semana Ubisoft", como estamos tendo agora, por exemplo. 

No topo da página, antes das listas, dá pra configurar algumas opções logo de cara para filtrar os produtos. Você pode definir as porcentagens mínimas de desconto ou de análises dos usuários, filtrar o tipo de produto, como jogos, DLC, software, etc. Dá pra escolher categorias ou sistema operacional e também filtrar por tags dos usuários. E, o mais importante pra gente, você escolhe a moeda em que aparecem os preços. O padrão é dólar, mas dá pra mudar pro real

É possível clicar nas colunas de cada lista para determinar a ordem dos títulos, escolhendo se você quer ver em ordem crescente ou decrescente de preço, por exemplo. Clicar no jogo leva o usuário para uma página com mais informações sobre o título e uma lista do preço dele nos outros países. E tem também o link pra ir pra loja da Steam, é claro.

E um recurso muito importante da listagem de promoções pelo SteamDB é que o site mostra se o jogo já teve descontos melhores. As porcentagens de desconto têm cores de destaque:

- Continua após a publicidade -

- Em branco: primeira vez que o jogo tem desconto
- Verde: melhor desconto que o jogo já teve
- Laranja: acima de 90%
- Cinza: o jogo já teve descontos melhores

É só passar o mouse por cima de porcentagens em cinza que você vai ser informado qual o maior desconto que aquele título já teve. 

E todos esses recursos são encontrados sem precisar estar logado em conta alguma. Quem quiser se logar à database com sua conta Steam pode ter marcados os jogos que já tem em sua biblioteca na lista de promoções, facilitando ainda mais a visualização das novidades.

Tags
  • Redator: João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

Quem estava pior no primeiro vídeo?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.