Coluna: Em 2014...

...ainda tivemos televisores com telas curvas, mas as fabricantes estão cansando de tentar nos convencer que isso importa. Outras jÁ se conformaram que o futuro é o 4K, se querem que a gente troque de TV. 

...a Google lançou um sistema para vestíveis, o Google Wear, e a Apple jÁ anunciou o Watch, aparelhos que vão mostrar em 2015 se não são mesmo as novas telas curvas.

...e falando em vestíveis, o Google Glass vai ficando cada vez mais longe de ser algo, e isto é um alívio. Em 2015 é possível que veremos mais uma edição, e se a autonomia for novamente de 4 a 5 horas por mim podem nem fazer.

...o grande problema do mundo da tecnologia continuou sendo as baterias, mas não apareceu nenhuma luz no fim do túnel ainda. Mas pelo menos temos chips 10% mais rÁpidos do que os do ano passado.

...as câmeras frontais ganharam cada vez mais recurso e qualidade - até o flash jÁ pulou para frente do aparelho - e jÁ temos smarpthones com a mesma qualidade tanto para registrar o mundo ao nosso redor quanto para apenas nós mesmos e o pouco do mundo que couber no resto da foto. As selfies jÁ são um fenômeno comportamental e estão até gerando variantes, como a falsie:

..., com cifras para marketing cada vez mais gigantescas, os games conseguiram levantar o nível do hype a novos patamares, só ficando abaixo do nível de decepção que alguns causaram no lançamento. Bom jogo mesmo foi o "come quieto" Middle Earth: Shadow of Mordor. Não ficou levantando expectativas demais e quando saiu surpreendeu por ser bom, faturando por com isso a nossa enquete de "O Melhor Jogo do Ano".

...os jogos foram especialmente estranhos, excêntricos e nonsense. Isto foi ótimo e quero 2x mais esquisitos em 2015, e é possível que consigam realizar este pedido.

- Continua após a publicidade -
Baaaaaaaah! 

...jogos e mais jogos venderam horrores ainda na fase de desenvolvimento. Outros foram lançados no mesmo modelo de "vende antes e corrige com o pessoal jogando", só não foram tão transparentes que este era seu modelo de negócio. 

...o Oculus Rift, o Projeto Morpheus e até a Samsung com o Gear VR estão evoluindo cada vez mais o hardware, se preparando para superar todas as limitações técnicas que nos impedem de usar a realidade virtual - leia-se: dar dor de cabeça. Em 2015 enfim deve ficar pronto e enfim vamos descobrir se realmente vamos querer isto.

...a Nvidia lançou novas placas que receberam anÁlise muito positivas onde elogiamos até... o preço! JÁ a AMD perdeu terreno na disputa dos chips grÁficos, e ficou para 2015 a resposta ao lançamento da arquitetura Maxwell.

...o Windows Phone seguiu como "o sistema muito bom prestes a estourar", e que só falta mais aplicativos para bombar. O ano do WP é "o atual+1", que torna o SO da Microsoft no "Linux dos celulares". Fica para 2015 descobrir se ele vai ser um sistema que irÁ nos surpreender com recursos inovadores ou vai seguir como a melhor opção para aparelhos de entrada.

...o iOS e o Android mantiveram a disputa acirrada de quem é o melhor, e a cada nova atualização os sistemas imitam alguma coisa que o outro tem. A esta altura jÁ não dÁ mais para saber quem estÁ copiando quem. O Windows Phone vai copiar também, mais vai demorar um ano a mais.

...os smartphones cresceram de tamanho, e nem uma das empresas mais teimosas do mundo, a Apple, conseguiu fugir da tendência.

- Continua após a publicidade -

...a Sony foi hackeada de novo, e vamos descobrir em 2017 se isto é alguma espécie de evento sazonal, que acontece de três em três anos. O que podemos comemorar é que a incidência da expressão "piratas da internet" estÁ caindo. Também foi importante notar o teor político e militante deste ataque, no lugar do eterno "derrubei o serviço para me aparecer". Esse ano rolou também o "ataque um serviço para me aparecer e randomicamente me deram algo por isto".

... começamos a engatinhar na direção dos games por streaming, e jÁ tem gente até cogitando que o Playstation 5 não serÁ um console, e sim um serviço prestado em outros dispositivos como smart TVs. O que sei é que toda vez que falo nisso, minha operadora de internet acha engraçado.

... com o mercado de smartphones e tablets prestes a saturar, as empresas precisam correr para encontrar o próxima tecnologia que todo mundo nunca teve mais vai precisar desesperadamente no futuro. De algum lugar sombrio e distante, alguém irÁ dizer a "Internet das Coisas", a primeira tecnologia do mundo a jÁ parecer velha antes mesmo de ser lançada. 

Galera, feliz ano novo, e nos vemos em 2015! Mal posso esperar para ver quais são as novidades que o próximo ano nos reserva. A parte boa é que a indústria da tecnologia não se enrola muito: jÁ nos primeiros dias temos a CES e muita coisa jÁ deve aparecer por lÁ.

Assuntos
Tags
  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

Qual os planos para hardware esse ano?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.