Índice do Artigo

Internet

Lista Adrenaline: As melhores mentiras (hoax) que já vimos na internet

A internet é um lugar fantÁstico, onde uma infinidade de dispositivos compartilham duas infinidades de informação. Mas, no meio de tanta coisa, tem mais mentira que o horÁrio político, e algumas das falsas dicas são tão excelentes que beiram ao cômico. A Lista Adrenaline desta semana apresenta, orgulhosamente, os melhores hoax (mentiras de internet) que jÁ vimos!

Como mudar a cor do Facebook
Diego Kerber (@kerberdiego)

A técnica favoria do phising é mandar um e-mail ou mostrar um banner com algo que a pessoa quer ou fique interessada, e torcer para que ela “morda a isca”. Uma das mais repetidas na internet era direcionada aos órfãos do Orkut: como mudar a cor do Facebook. Diferente da rede social falecida, o Facebook é bem mais restritivo na hora de mudar o layout, e o branco e cinza com detalhes em azul é a única opção.

Ok, então são todos malware? Não exatamente. Existem aplicativos que atuam como complementos em navegadores e alteram a aparência do Facebook mas, com tanto programa malicioso misturado neste bolo, é mais seguro se conformar com o azul.

Neste hoax também podemos incluir variantes do tipo “como rodar o whatsapp em seu computador” ou o “Agora é oficial saiu na mídia: o Facebook acaba de publicar seu preço de adesão. Se colar isto em seu mural estarÁ livre da cobrança”. 

Update do iOS possibilita recarregar iPhone no microondas
Diego Kerber (@kerberdiego)

A atualização do iOS trouxe muitos recursos interessantes e todos ficam empolgados para ver as novidades. Aproveitando este intervalo em que as pessoas estão abertas para novidades, um hoax no 4chan fez algumas vítimas: seria possível recarregar o iPhone com o micro-ondas, o recurso “Wave”. Muita gente ficou na dúvida, enquanto uma pequena parcela de bravos se deu ao trabalho de tentar, como dÁ para ver no vídeo abaixo:

YouTube video

Curioso é o quanto tem gente que ainda defende que o recurso existe. No vídeo acima, o dono de um iPhone indefeso coloca o bichinho por três segundos e jura que carregou 9%. O aparelho reinicia, esquenta, trava e o desbloqueio de tela não funciona em uma das tentativas, mas realmente aparece com mais carga. Considerando que tudo “buga” depois da rodada no micro-ondas, alguém aí confia na capacidade do sistema de medir sua bateria?

Campanha viral para salvar o “pÁssaro Cala Boca Galvão
Gabriel Daros Lourenço (@gdarosl)

Se a Copa de 2014 vai ficar na memória pelo sete a um que tomamos dos alemães (e os eventuais uploads desse estupro no RedTube), a de 2010 deixou um legado muito mais legal do que um nome idiota para bola de futebol: a campanha falsa para salvar o “pÁssaro” Cala Boca Galvão.

Para quem ainda lembra, tudo começou quando a frase “Cala Boca Galvão” virou trending topic no Twitter após os comentÁrios do Galvão Bueno sobre as bandas da abertura da Copa na África do Sul, em 11 de junho. E embora mandar o “Comic Sans dos comentÁrios esportivos” ficar calado seja nosso esporte favorito, o pessoal lÁ de fora, que sequer entendia outras palavras brasileiras senão “caipirinha,” “bunda” e “Ronaldinho,” não sacou nada.

Ao perceber a oportunidade, diversos usuÁrios brasucas espalharam o significado: a frase era a tentativa de salvar um pÁssaro brasileiro chamado Galvão. Não obstantes, criaram pÁginas sobre a campanha e à ave no Wikipedia para dar legitimidade – que jÁ foram removidas. O Ápice da “ação” foi alcançada quando publicamos um vídeo explicando as causas da extinção (carnaval e mercado negro) e que um cientista chamado Frei Galvão estava organizando essa campanha. Relembre:

YouTube video

DÁ pra considerar, de longe, um dos maiores hoaxes verde-e-amarelos da história.

Coreia do Norte ou Best Korea
Luiz Fernando Menezes (@luizfnmenezes)

Os asiÁticos são muito famosos na internet quando o assunto são bizarrices e coisas estranhas. É difícil passarmos uma semana sem ver alguém postando no Facebook – ou aparecendo em sites e blogs de humor  – alguma coisa com a tag WTF Japan. Porém, durante os últimos tempos, a Coreia do Norte (ou Best Korea, como ficou sendo conhecida), que tem um governo, digamos, “peculiar” para os tempos de hoje, foi alvo de vÁrios WTFs mentirosos criados pelos internatutas.

O primeiro hoax que aconteceu foi a viagem ao sol. De acordo com alguns sites, os telejornais do país estavam transmitindo uma notícia de que a Coreia do Norte teria sido a primeira a conseguir pousar no Sol. O astronauta, Hung II Gong, sobrinho do líder supremo Kim Jong-un, conseguiu essa proeza porque ele teria viajado durante a noite e, assim, não teria morrido com o calor da estrela. Para piorar, a missão teria acontecido durante 18 horas e estava sendo considerada a “maior conquista humana do nosso tempo”.

Outra que chamou a atenção e enganou até os grandes portais de notícias foi o caso dos cortes de cabelo. A história – que acabou se revelando como uma mentira muito bem bolada – dizia que o ditador Kim Jong-un obrigava aos seus cidadãos que eles tivessem uma aparência restrita: os homens só poderiam escolher entre 10 cortes de cabelo e as mulheres entre 18. O hoax demorou tanto tempo para ser descoberto que ele chegou a maiores proporções, dizendo que o líder teria mudado de ideia e que todos os homens deveriam cortar o cabelo da mesma fora que ele.

E, para finalizar, lembremos do caso mais atual: a Coreia do Norte estava divulgando para seus cidadãos que eles teriam participado da Copa do Mundo FIFA 2014 e estavam na final. Para piorar, os resultados eram simplesmente devastadores: 7×0 no Japão, 4×0 nos Estados Unidos e 2×0 contra a China. E o hoax, mais uma vez foi divulgado pela grande imprensa, como no Metro e na CBC. O que resta é a dúvida: serÁ que os internautas fazem isso para zombar da Coreia do Norte ou serÁ que fazem isso simplesmente para ver a mídia ser enganada? 

O constante cancelamento do Enem
Mateus Mognon (@mtsmognon)

JÁ virou tradição vermos as zoeiras na internet brasileira relacionadas ao Exame Nacional do Ensino Médio, o querido, longo e cansativo Enem. No meio das brincadeiras com a prova, um hoax surgiu hÁ um tempo atrÁs e continua enganando muita gente: O cancelamento do exame. Quando a data das provas se aproxima, sempre tem alguém que compartilha no Twitter e Facebook uma notícia velha dizendo que a prova foi cancelada, e o pior: ainda tem pessoas que acreditam.

O boato tem como principal alicerce uma notícia de 2009 do site Estadão, quando o Enem realmente foi cancelado devido ao vazamento das provas. Desde sua publicação, a notícia jÁ foi compartilhada do site para o Facebook mais de 17 mil vezes, e muitas pessoas não olharam a data da publicação e continuaram compartilhando.

O caso mais tenso relacionado ao cancelamento da prova aconteceu em 2012, quando o usuÁrio do Twitter @gui_pangua( Chora Minha Nega) foi acusado de iniciar a hashtag #ENEM2012cancelado. No dia da prova, a marcação alcançou o quarto lugar entre os tópicos mais comentados da rede social no mundo.  Para mostrar que a zoeira tem limites, o MEC desmentiu os boatos e acionou a Polícia Federal para encontrar o troll que começou o boato.

O cancelamento do Enem é um boato muito besta mas com características interessantes, afinal, não é qualquer farsa da internet que acontece todo ano e engana muita gente como se fosse a primeira vez. O fato é que o hoax é velho e pegou, ainda pega e vai pegar muita gente. Então, se prepara, porque ano que vem tem mais.

Selton Mello no elenco de Game of Thrones
Mateus Mognon (@mtsmognon)

Em junho desse ano, a notícia de que o ator brasileiro Selton Mello iria interpretar o Príncipe Doran Martell na quinta temporada de Game of Thrones alegrou os fãs da série (ou não). Gostos a parte, a notícia era falsa e pegou muitos portais de informação desprevenidos.

A notícia foi feita através do Shrturl, que tem como principal função falsificar publicações. O criador do Hoax, Felipe Venetiglio, pensou em tudo e fez da entrada do ator brasileiro na série mais bem sucedida da HBO o assunto daquela semana. O motivo: mostrar que a zoeira não tem limites mostrar que qualquer coisa que sai em sites estrangeiros ganha repercussão no Brasil.

Com suas habilidades de troll, Venetglio pegou uma notícia do site Breathe Cast que falava sobre rumores do elenco de Game of Thrones, jogou no Shrturl e:

Em seis horas, a notícia falsa foi vista 82 mil vezes, e repercutida por uma galera. No final, o criador da mentira fez um texto explicando a fabricação do boato e contabilizando os ganhos do Hoax:

 

  • Mais de 145 mil acessos na pÁgina; 
  • 521 tweets com a url;
  • 4.500 tweets com “Selton Mello” nas últimas 24 horas;
  • 3717 compartilhamentos no Facebook;
  • 13363 likes no Facebook

 

Muitos compartilhamentos, muitos enganados e apenas uma arma: O Shrturl. Se você não conhece o serviço, (ou ainda não pesquisou durante a matéria para saber o que era), clique aqui e divirta-se. Para finalizar, nunca esqueça da icônica frase de Dom Pedro II:

“Nem tudo que se lê na internet é verdade”. 

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções