Disputa dos pitacos: FIFA vs PES vs Cortana... e Carlos [quartas de final]

O pessoal aqui da redação não é muito manjador de futebol, e também são péssimos em palpites. Com muitos videogames e gadgets por aqui, decidimos deixar por conta deles os pitacos nos resultados da Copa do Mundo. Vamos colocar os softwares para se arriscar no mundo das adivinhações/palpites, fazendo uma disputa de softwares no ramo das previsões. Os nossos concorrentes serão:

Cortana - Microsoft:  A assistente por voz da Microsoft recentemente passou a se arriscar nesta Área. A Microsoft não explicou claramente em que ela se baseia para os palpites, porém sabemos que ela tem a disposição todos os dados do Bing (o que jÁ transforma ela em nosso azarão nesta disputa). Ela tem uma vantagem estratégica: se algum atleta usar o Hotmail para enviar alguma informação importante, ela saberÁ, jÁ que a Microsoft não vê problema em vasculhar caixas de entrada.

Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014 - Electronic Arts: O jogo jÁ apareceu em um vídeo por aqui, e tem a seguinte premissa: deixar o game alinhado com o que acontece na competição, inclusive mudanças nas formações dos times. Esta é a principal vantagem nas predições, neste game que chegou para faturar uma graninha explorando o hype da competição. Rodamos partidas de 10 minutos no último nível de dificuldade.

Pro Evolution Soccer 2014 - Konami: A franquia da empresa japonesa não poderia ficar de fora de qualquer disputa que envolva o FIFA. O bom e velho Wining Eleven joga desfalcado: sem ter a competição licenciada, não terÁ todos os jogadores e escalações atualizadas, e nem os uniformes vão estar em dia - o Brasil joga de verde. Rodamos partidas de 10 minutos também no último nível de dificuldade.

Carlos - Adrenaline: Para salvar a honra da parte biótica da redação, o nosso fifeiro oficial também estÁ na disputa. Entre seus recursos principais estão a facilidade de lidar com grandes quantidades de dados que ninguém se importa e a compreensão de esquemas tÁticos bastante ortodoxos (se os vídeos não abrirem no tempo certo, foi culpa da propaganda, é só tentar de novo).

Como vai funcionar: não estamos considerando detalhes neste combate de pitaqueiros. Não importa chutar placar ou quem fez o gol. Seremos simples e diretos: dizer quem ganha (até porque é só isto que a Cortana diz). Acertou, fez um ponto, errou, nada. Atualizaremos este artigo até o final da Copa e, no final, teremos o melhor adivinhador.

- Continua após a publicidade -

Os pitacos das quartas:


Brasil
X Colômbia









Unanimidade no primeiro palpite, mas com diferenças no como: o FIFA arrancou algumas risadas com seu otimismo: o game terminou em 4 a 0 para o Brasil. A Cortana "não brinca" de dizer placar, e se limitou a falar que "prevejo que o Brasil vai ganhar". No PES, foi no grito: um empate em 1 a 1. O gol da Colômbia foi de... Falcão Garcia! E de perna esquerda! Não estar atualizado traz este tipo de problema. Nos pênaltis, o Brasil acertou todas as cobranças e avançou para as semi-finais.

Opinião do Carlos: Este aqui é o palpite mais cruel de todos. De um lado, temos o Brasil, que não sabemos como irÁ jogar sem Luiz Gustavo. Do outro, estÁ a Colômbia, que mostrou o melhor futebol do torneio até agora, mas ainda não foi realmente testada. Mas hÁ 2 fatores que jogam a favor dos brasileiros: a torcida e Neymar. Times da casa costumam chegar longe em copas, e o craque brasileiro deverÁ ter papel decisivo nisso. E, claro, Felipão costuma dar muita sorte em mata-matas.


França
X Alemanha







A Cortana começou como quem ia "arregar", mas no final se arriscou: "É cedo para dizer, mas eu dou a vantagem para a Alemanha sobre a França". Para o FIFA, a Alemanha passa com um disputado 2 a 1. No PES, o resultado é 1 a 0 para a Alemanha, com um bom domínio do jogo pelos alemães, apesar do placar magro.

- Continua após a publicidade -

Opinião do Carlos: temos aqui o jogo mais difícil de prever, e que ferra com os palpiteiros. Mas quem estÁ ferrado mesmo é o time da Alemanha, que se deslocou muito mais que os franceses. Depois de jogar contra os EUA no calor de Recife (São Lourenço da Mata, na verdade), eles enfrentaram a Argélia no frio de Porto Alegre, completando assim o processo de pasteurização.

Resultado: 7 jogadores da Alemanha estão gripados. Por isso, minha aposta é na França Â– apesar do técnico insistir em escalar Giroud, o cone francês. Ah, e Ronaldo que fique atento, pois o Klose tem mais uma chance de passÁ-lo como maior artilheiro da história das copas.


Holanda
X Costa Rica








A Cortana foi direta: "eu antecipo que a Holanda vai passar pela Costa Rica". Para o FIFA, vai ser um 2 a 0 tranquilo para os holandeses. O PES é o nosso competidor que arriscou mais: na simulação, Costa Rica dominou o jogo e avançou para as semi-finais com um ótimo 2 a 1.

Opinião do Carlos: A seleção da Costa Rica fez uma Copa do Mundo incrível, e surpreendeu a todos avançando de fase num grupo onde haviam 3 campeões mundiais. Foi uma história bonita, mas que deve acabar por aqui. Depois de se segurar com 10 jogadores em campo desde a metade do 2º tempo das oitavas de final, os costarriquenhos estão exaustos. Mas serão eliminados felizes, pois fizeram história! Ou seja: Holanda passa, rumo a mais um vice (ou não).


Argentina
X Bélgica








Neste jogo foi que a Cortana ficou mais "em cima do muro" de todos, com um quase indefinido "A Argentina é favorecida sobre a Bélgica... mas eles jogam o jogo por um motivo". Misterioso, mas vamos considerar que isto é um "Argentina". No FIFA, a Bélgica leva a melhor com um 2 a 1, com direito ao técnico da Argentina mudando o Messi para a lateral esquerda (WTF!?) no meio do jogo. Nada anormal no jogo do PES, onde a Bélgica levou em um tranquilo 2 a 0.

Opinião do Carlos: A verdadeira diferença nesse confronto estÁ nas defesas. A dupla belga Kompany e Van Buyten é bem superior a Garay e FernÁndez, e seria um insulto comparar Courtois com Sergio Romero. Nem colocar o Messi na lateral-esquerda resolveria o problema Â– até porque ele meio que é um atacante. O jogo deve ser muito difícil, mas acho que os argentinos voltam para a casa nas quartas de final... de novo.

Assim que saírem os resultados, vamos atualizando a tabela, e assim vamos até a final da Copa do Mundo, para descobrirmos qual o software é o melhor. Ou se o Carlos supera a base de dados do Bing e os games da EA e Konami. 


Acertos

4
3

2

2

Assuntos
Tags
  • Redator: Redação

    Redação

Quem estava pior no primeiro vídeo?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.