Fatos e curiosidades do revolucionário Grand Theft Auto Online


Todo mundo conhece Grand Theft Auto V e sabe que, a cada edição, a Rockstar se supera em grandiosidade. A maior expectativa do momento é justamente aquilo que ela nunca fez antes. Embora  exista um modo multiplayer em GTA IV, ele não chega aos pés do que foi anunciado para Grand Theft Auto Online.

Grand Theft Auto Online tem causado mais surpresas e expectativas do que o próprio jogo em si. Existem milhares de possibilidades neste modo, o que me faz pensar que este seja o projeto mais ambicioso jÁ produzido para um game.

Aqui vão algumas coisas que podem ser feitas nele, tudo baseado em relatos reais de pessoas que tiveram acesso ao Grand Theft Auto Online.

  • Grand Theft Auto V terÁ um temporizador com contagem até a hora que for liberado o Grand Theft Auto Online no dia primeiro de outubro. Portanto, todos saberão o exato momento em que o patch com a parte online serÁ liberado. Semelhante ao demo do "The Last of Us" dentro do "God of War: Ascension"


  • O jogo se iniciarÁ no mundo aberto em modo Free-roam, com o jogador chegando de avião e podendo fazer o que bem entender nele.


  • O suporte é para "apenas" 16 jogadores, por servidor.


  • O jogo terÁ um sistema de matchmaking no Free-roam onde são priorizados os amigos (PSN ou Live) e parceiros de uma mesma gangue, que pode ser importada do Max Payne 3.


  • Não haverÁ problema de "perda de contato" com os amigos. Ou seja, não ocorrerÁ troca de jogadores, comum em jogos tipo Test Drive Unlimited 2, onde, quando alguém se afasta, some literalmente do mapa e outro jogador desconhecido entra no lugar dele.


  • Ao terminar uma missão, o servidor não garante que todos os jogadores do grupo que participaram voltem juntos para o mesmo servidor e mesmo local.


- Continua após a publicidade -
  • O jogador acumularÁ pontos de RP (Reputação) em cada missão completada ou ação bem sucedida. Quanto mais RP tiver, mais coisas aparecerão para o jogador: missões, pequenas tarefas, itens, localizações, personagens, etc.


  • O jogo terÁ ferramentas para criação de missões das mais simples às mais complexas. Pode-se criar corridas, modos de jogo incluindo Deathmatch, assaltos, disputas, dentre outras coisas. Tudo poderÁ ser compartilhado.


  • Falando em corridas, o jogo terÁ corrida de todo tipo: Off-road, aérea, de carros de passeio, de ciclismo, motocross, de barcos, etc.



  • Os assaltos e/ou missões mais complexas serão iniciados a partir de um ponto especifico do mapa, onde aparecerÁ um pequeno menu explicando a missão, e com opção de convite. Só pode ser convidado aquele que estÁ dentro dos 16 presentes no servidor naquele momento. Caso tenham poucos jogadores amigos disponíveis, o jogo se encarrega de pegar jogadores desconhecidos mas com mesmo nível dos que estão na missão, até completar a quantidade necessÁria.


  • Os jogadores podem ou não aceitar participar de missões, quando forem convidados.


  • Algumas missões mais simples podem ocorrer simultaneamente, como um corrida, uma perseguição, uma partida de algum esporte, caça de animais, etc. As missões podem se misturar entre elas. Por exemplo, um jogador passar por um local em uma corrida de carros e vê amigos seus jogando Tênis em uma quadra. Ou ainda se deparar com um amigo seu fugindo da polícia que vai de encontro com a corrida, "atrapalhando" todo mundo.


  • No final das missões um jogador recebe a grana, seja de um assalto, ou qualquer outra coisa que tenha algum ganho. Esse jogador divide entre os amigos que participaram da missão, podendo ser justo ou não, e até fugir com tudo.


- Continua após a publicidade -
  • SerÁ possível roubar o dinheiro de jogadores, até mesmo matÁ-los. Caso não queira fazer isso sozinho, pode-se contratar um assassino de aluguel para fazer o serviço. Ou seja, é bom todos ficarem de "olho vivo".


  • Devido à possibilidade de ser assaltado e até morto, o jogo permite que o jogador deposite todo seu dinheiro em uma conta bancÁria. Se o jogador for assaltado, o outro jogador só leva o dinheiro que tiver nos bolsos. A hora crítica é justamente após as missões e assaltos.


  • Os jogadores que forem desafiados moralmente, fisicamente, mortos, assaltados, etc, se tornam rivais. O jogo irÁ seguir esses rivais e dizer se estão perto do jogador, através de um rastreador. E vice-versa.


  • O jogador poderÁ juntar amigos e fazer uma emboscada contra seu rival, ou contra uma gangue inimiga.



  • Para obter dinheiro "fÁcil", o jogador poderÁ cometer pequenos crimes como furtos e assaltos, e ainda poderÁ fazer junto com amigos. Inclusive se disfarçando para não ser reconhecido.


  • Pode-se construir um império com o dinheiro recebido, incluindo ações, carros, casas, empresas, etc.


  • Conforme o jogador avança no jogo, aparecerão outros tipos de missões mais elaboradas, incluindo sequestro de avião, assaltos a carro forte, invasões, etc.


  • A Rockstar jÁ confirmou que vai criar muitas missões após o jogo ser lançado, mas ainda não se sabe se elas aparecerão dentro do jogo de forma automÁtica ou se serÁ via DLC.


  • Missões complexas necessitarão de planejamento e designação de papel para cada participante. Desde como chegar no local até como se vestir, que arma usar, quando entrar em ação, se terÁ atirador de elite, em que posição cada um vai ficar, etc.


  • O multiplayer terÁ o mínimo possível de menus. Eles aparecerão apenas na organização das missões e na criação delas, seja um objetivo, um traçado de corrida, etc.


  • O multiplayer permite comprar diversas coisas: roupas, armas, veículos e até casas de todo tipo para morar. Além disso, pode-se comprar garagens, caso sua casa não tenha uma.


  • Os carros não desaparecem se o jogador deixar em algum local. Os carros comprados são do jogador até que ele os venda ou seja roubado. Carro roubado é carro roubado. Carro comprado é carro comprado. Existe diferença.


  • TV's serão AO VIVO. Ou seja, você pode assistir um assalto em tempo real pela TV, caso exista uma equipe de TV no local. Ou assistir um amigo seu fugindo da polícia e sendo filmado ao vivo de um helicóptero. Pode inclusive assistir ao mesmo tempo da janela da sua casa, caso more perto, e também pela TV, caso esteja ligada.


  • Pode-se investir na Bolsa de Valores, comprar ações de alguma empresa fictícia do jogo.


  • É possível sabotar empresas para fazer cair as ações dela e assim comprar o mÁximo possível e depois, em alta, vendê-las. Por exemplo, destruir carros de uma montadora fazendo com que suas ações despenquem.


  • Em sua casa, o jogador pode reunir os amigos para traçar planos de assaltos, roubos a pequenas lojas, ou qualquer outra coisa. Além disso, pode mostrar seus carros novos na garagem, e/ou visitar as casas dos amigos.


Enfim, existem milhares de coisas que se pode fazer em Grand Theft Auto Online. A Rockstar jÁ informou que o jogo mistura tudo que foi visto em seus jogos anteriores, e não apenas na franquia Grand Theft Auto, mas também em Red Dead Redemption, Max Payne 3, Bully, dentre outros.

Com toda certeza, Grand Theft Auto Online serÁ revolucionÁrio. Nenhum multiplayer serÁ o mesmo depois dele, caso tudo que estÁ sendo prometido seja de fato concretizado.

JÁ comprou o seu GTA V???  Eu jÁ!


Assuntos
Tags
  • Redator: João Paulo Losada

    João Paulo Losada

    Gamer por natureza, JP Losada, ou simplesmente DJLosada como é conhecido por toda a comunidade gamer, é um grande conhecedor de games em geral. Eventualmente analisa lançamentos e comenta sobre os sucessos e decepções relacionadas aos games que chegam ao mercado através do portal Adrenaline. Jé escreveu para revistas de games, artigos para produtoras, além de ter citações em seu nome em caixas de jogos de PC lançados no Brasil. Possui parceria com algumas produtoras, principalmente de corrida

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.