Índice do Artigo

A resolução quad-FullHD (4K) já bate em nossa porta

O FullHD se tornou, nos últimos anos, o padrão de qualidade em dispositivos de imagems, mas para aqueles que acabaram de adquirir equipamentos compatíveis com este formato, temos novidades talvez não muito bem-vinda: um novo padrão jÁ desponta no horizonte, o quad-FullHD (conhecido também como 4K, na proporção para câmeras). Aos poucos, os aparelhos compatíveis com esta resolução vão sendo anunciados e chegam ao mercado, prometendo ser o próximo passo na evolução da qualidade de imagem.

 

Como o nome indica, o quad-FullHD é a resolução equivalente a quatro vezes o FullHD. Como o atual padrão tem resolução de 1920×1080 pixels, teria um total de 3840×2160 pixels, duplicando a definição da imagem na altura e na largura e, desta forma, gerando uma imagem com quatro vezes mais pixels de definição. No formato para câmeras, que possuem proporções diferentes, esta resolução é chamada de 4K e opera, na maioria dos casos, em 4096 por 2160 pixels.

Formatos do 4K (orgulhosamente kibado da Wikipedia)

Este padrão, em si, não é novidade, sendo que aparelhos compatíveis com esta resolução jÁ chegaram ao mercado em meados de 2010. A diferença é que, recentemente, o número de aparelhos compatíveis com a esta resolução anunciados vem crescendo rapidamente, e muitos deles são inclusive, “possíveis de se comprar”.

Um exemplo da gradativa popularização do novo formato foi o anúncio da Intel, em 2011, que a GPU integrada ao processador Ivy Bridge (iGPU) seria compatível com resoluções de até 4096×4096, ou seja, mais que o suficiente para o quad-FullHD se mantivermos a proporção de imagem 16:9. Veja que não falamos de uma placa de vídeo dedicada: uma placa de vídeo integrada no processador jÁ “encara” este padrão. Naturalmente, as novas placas da atual geração de GPUs da Nvidia e AMD não tem problema nenhum em executar esta resolução (rodar games nesta qualidade… aí jÁ é outra história).

Quer outro exemplo bem próximo, jÁ adaptado ao padrão? YouTube. O serviço de vídeos por streaming mais popular do mundo jÁ aceita vídeos em 4k, e jÁ faz tempo: desde de julho de 2010.

Outro aparelho também é compatível, e possivelmente estÁ na sua sala: o Playstation 3 jÁ é capaz de gerar imagens em quad-FullHD. É claro que falamos de imagens nesta resolução, sendo que a coisa complica um pouco com vídeos e você pode “tirar seu cavalinho da chuva” se quer jogar nesta resolução.


Eu quero, mas não tenho dinheiro. Se tivesse, não caberia na sala. Se coubesse na sala, não teria conteúdo nessa qualidade…

Ou seja: as empresas jÁ estão começando a adaptar os seus serviços para este que possivelmente serÁ o novo padrão da indústria. Você precisa migrar para ela? A resposta, para a esmagadora maioria dos casos, é um categórico NÃO. Naturalmente, estamos em um estÁgio inicial desta resolução, e poucos aparelhos são compatíveis. Caso você tenha pago a fortuna necessÁria para comprar um destes televisores capazes de exibir 4K, é muito possível que seu player não seja compatível com esta resolução, ou o conteúdo não esteja nessa qualidade, e por aí vai…Outro motivo é que a resolução quad-FullHD faz mais sentido em monitores maiores, acima de 60 polegadas. Abaixo disto, passa a ser difícil ver a diferença entre 1080p e 2160p.

Pode comprar aquele monitor/TV FullHD que você estava pesquisando, sem se preocupar.

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções