Veja a visita que fizemos ao Headquarters da ASUS

Dia atípico e excitante hoje em Taipei. Atípico porque a Computex estÁ em seu segundo dia, muitos stands e produtos para ver, pessoas para conversar, mas sequer consegui ir ao evento. Excitante porque tive a oportunidade de visitar o headquarters da Asus, sede global da empresa, que em seu prédio de 16 andares abriga cerca de 5.000 funcionÁrios e de onde vÁrios produtos que hoje são referência, sendo até copiados pela concorrência, foram pensados e projetados, posicionando a Asus como uma das empresas mais inovadoras que atuam no mercado de tecnologia nos últimos anos.



Exemplos não faltam. Logo no início do tour, dei uma volta no lobby do prédio e lÁ estavam expostos vÁrios prêmios e produtos de destaque da empresa, com direito até a um quadro imitando a Monalisa e uma vaca utilizada pela Asus na Cow Parade de Taiwan. Ambos feitos com partes do PCB recortados e outros componentes utilizados nas placas-mãe da empresa.

A primeira palestra foi realizada em um auditório lotado de jornalistas de vÁrios países e começou com um apanhado geral sobre a Asus. Curioso saber que a Área de componentes é responsÁvel por 16% do faturamento da empresa e que sistemas (netbooks, notebooks e tablets) geram assombrosos 84%. Acho curioso porque a Área de componentes da Asus é muito ampla e bem sucedida, sendo referência em placas-mãe, além de ter boa penetração no segmento de placas de vídeo e uma série de outros produtos como roteadores, placas de som, fones de ouvido, monitores, entre outros. Ainda assim essa Área foi responsÁvel por "apenas" 16% dos USD 12 bilhões faturados pela empresa em 2011, o que ressalta o grande crescimento do segmento de netbooks, notebooks e tablets nos resultados da companhia. Comentando esses números, a Diretora de Marketing da Asus saiu em defesa dos investimentos e da importância da Área de componentes, porque sem ela, não haveria know-how suficiente para continuar inovando os computadores, afinal, tudo começa a partir de uma placa-mãe.

Asus Design
Na sequência os jornalistas foram divididos em quatro grupos e fui assistir a uma apresentação sobre o Asus Design, setor da empresa responsÁvel pelo salto de qualidade e inovação que a Asus trouxe ao mercado nos últimos anos. Confesso que estava com uma grande expectativa para visitar o local fisicamente e ver como funciona o laboratório. Infelizmente não consegui autorização para isso. Segundo a porta voz e líder do estúdio de criação da Asus, o time conta com 150 profissionais focados no desenvolvimento de novos projetos com base nas necessidades das pessoas e foco na experiência do usuÁrio. "Hear, Create and Deliver" (ouvir, criar e entregar - em tradução livre), esse é o lema que guia a equipe em busca de inovação. HÁ diversas Áreas dentro do setor, incluindo um laboratório com produtos e texturas variadas, que serve para buscar inspiração para o desenvolvimento de novos produtos.

Foram citados e mostrados alguns produtos que deixam o time do Asus Design orgulhoso. Entre eles, vÁrios produtos que se tornaram referência em seus segmentos, como o Asus W1, lançado em 2004, sendo o primeiro notebook de fibra de carbono; O Asus S6, lançado em 2006, foi o primeiro notebook a utilizar couro; O Asus U6 Bamboo, de 2008, inovou ao utilizar materiais sustentÁveis; EeePC Seashell, em 2009, trouxe estilo à categoria de netbooks criada pela própria Asus em 2007; Asus G73, em 2010, introduziu um novo notebook gamer; Asus NX Series, em 2010, trouxe uma nova percepção para os notebooks, como novo modelo de chassi; Asus Transformer, em 2011, tablet que introduziu uma inovação única a um setor padronizado. Asus Zenbook, em 2011, Ultrabook super fino inspirado em relógios elegantes, mesclando força e beleza; Asus P1 Projector, em 2011, um projetor com linhas simples, porém sexies; Asus Transformer Prime, em 2012, melhora a mobilidade e usabilidade dos tablets;

- Continua após a publicidade -

Pré-conceito a parte, é difícil imaginar que uma empresa taiwanesa invista tanto em design, mas após 30 minutos de palestra fica evidente que a Asus pensa fora da caixa quando o assunto é design! A empresa realiza intercâmbios com outros escritórios de design mundo afora e em 2011 participou de uma feira do setor em Milão, na ItÁlia. Ações como essa visam a troca de experiências e acarretam em novas ideias que refletem no produto final.

Asus Sonic Master
A terceira palestra foi sobre Áudio. A Asus vem investindo bastante nos últimos anos para melhorar a qualidade sonora de seus equipamentos, tanto que, hoje, ao lado da Apple, é a empresa que comercializa os notebooks com melhor qualidade sonora. Em pouco mais de 15 minutos, o engenheiro chefe de Áudio da Asus falou sobre o fato de as pessoas gastarem 1/3 dos seus dias em atividades relacionadas a Áudio e vídeo, destacando que em 2009, a empresa lançou o Asus Sonic Master com objetivo de proporcionar uma qualidade sonora que leve emoção ao usuÁrio.

A tecnologia estÁ evoluindo e em parceria com a Bang & Olufsen Icepower, a Asus vem desenvolvendo produtos de maior qualidade. Segundo o engenheiro, a tecnologia Sonic Master Premium apresenta sons mais abertos, permitindo que os instrumentos sejam facilmente identificados. A tecnologia Maxx Audio 3, presente nos Notebooks da Série N, ganhou um Grammy técnico em 2011 e disponibiliza ao usuÁrio uma série de funcionalidades de ajuste dinâmico de graves, volume e canais, permitindo que o usuÁrio faça ajustes finos em seu som, melhorando os vocais, graves e surround.

Indagado sobre a dificuldade de levar a qualidade sonora presente em notebooks da série N para os Ultrabooks, notebooks superfinos e com pouco espaço interno para distribuir adequadamente os componentes de som, o engenheiro respondeu que a eficiência de espaço em notebooks atualmente vai de 30% a 70%, havendo espaço para otimizações que permitam manter a qualidade sonora mesmo em dispositivos finos como os Ultrabooks.

Thunderbolt
Mudança de sala e agora o papo é sobre a interface de comunicação Thunderbolt. O novo gerente de produtos do segmento falou sobre as vantagens da tecnologia frente ao USB 3.0, destacando a velocidade de transferência de até 10Gbps (duas vezes maior que a do USB 3.0) e a capacidade de conseguir atingir a resolução de 2560x1920px. Ele enfatizou ainda que a compatibilidade tem crescido bastante, com o lançamento de produtos por diversas empresas, justificando assim o investimento da Asus no setor. 

Durante a Computex a Asus apresentou um SSD externo com conexão Thunderbolt e o ThunderboldEX, placa de expansão que é fixada no terceiro slot PCI Express 16X e adiciona duas portas Thunderbolt em placas-mãe que ainda não tenham nenhuma, ou mesmo portas extras, mantendo as mesmas funcionalidades das portas jÁ existentes na placa-mãe.

Asus Open Cloud Computing
A última palestra foi sobre o serviço na nuvem que a Asus apresentou no Keynote realizado no início dessa semana, o Asus Open Cloud Computing. Durante sua apresentação, o gerente de produto de roteadores da Asus, explicou com maiores detalhes como o serviço irÁ funcionar. Basicamente, segundo o porta voz da empresa, os usuÁrios que comprarem um roteador Asus poderão acessar pela nuvem os dados de todos os dispositivos conectados ao roteador, de qualquer lugar do Mundo onde haja internet disponível. Ou ainda, compartilhar arquivos com amigos que tenham o mesmo serviço. Isso serve para músicas, vídeos e outros arquivos que serão acessados através de streaming.

- Continua após a publicidade -

Os diferenciais do serviço que a Asus irÁ oferecer serão a facilidade de acesso remoto aos arquivos e facilidade de compartilhamento com amigos. Questionado sobre compatibilidade com serviços concorrentes, o porta voz falou que apenas algumas funções serão compatíveis, porém o serviço na íntegra estarÁ disponível para clientes Asus.

Infra-estrutura da empresa
Terminadas todas as palestras os jornalistas foram almoçar na praça de alimentação da Asus. No caminho passamos por uma Área onde estava sendo realizada uma pequena feira para os funcionÁrios. Ali comecei a ter mais noção da infra-estrutura que um local de trabalho que abriga 5.000 funcionÁrios possui. São 05 restaurantes diferentes, mas parecidos, jÁ que quase todos servem variações de comida local. O oasis é um Starbucks localizado no andar superior, que apesar de ser uma cafeteria, me salvou de mais uma experiência inusitada. HÁ ainda uma espécie de pequeno supermercado para os funcionÁrios. É importante fornecer condições adequadas jÁ que a sede da Asus estÁ situada na região norte da cidade, em uma Área meio isolada, onde sair para procurar qualquer coisa não é uma das melhores opções.

Um andar acima estÁ o playground, ou melhor, a Área de entretenimento. Mulheres fazendo ginÁstica e homens jogando basquete no embalo do sucesso que o taiwanês Jeremy Lin vem fazendo na NBA. Academia vazia, além da quadra de squash e piscina, aos quais não tive acesso, completam o pacote de benefícios liberados aos funcionÁrios que queiram usufruir da infra-estrutura da empresa.

Infelizmente não foi apenas aos laboratórios do Asus Design que não tivemos acesso. Não pude acessar nenhuma Área da empresa onde houvessem produtos, ou pessoas exercendo suas funções. Nem eu, nem nenhum jornalista presente no tour. Uma pena! As palestras foram interessantes, mas teria sido bacana visitar as Áreas de trabalho, onde as coisas realmente acontecem. Não deu! Fica para a próxima...

Assuntos
Tags
  • Redator: Jacson Boeing

    Jacson Boeing

    Apaixonado por tecnologia, gadgets e pelo universo geek em geral, Jacson Boeing é sócio-fundador e Editor do Adrenaline, onde desenvolve um trabalho de bastidores, desenvolvendo parcerias e formas criativas de dominar o universo! Fora os sonhos ambiciosos, também ajuda no desenvolvimento de pautas e escreve esporadicamente sobre tecnologia, além de viajar para cobrir in-loco alguns eventos internacionais considerados importantes dentro da estratégia de expansão do Adrenaline.

Em jogos single-player como Resident Evil Village, você prefere:

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.