Siri X Android: Qual é melhor no comando de voz?

A Motorola divulgou ontem um vídeo no qual compara o comando de voz do Android no Atrix 2, o Google Voice Actions, com a Siri do iOS no iPhone 4S. Com a grande repercussão de que seria um vídeo propaganda e houvesse a real intenção de favorecer o smartphone da Motorola, o Gizmodo resolveu testar os dois comandos e confirmou que o vídeo estava certo. Mas vale lembrar que o Google Voice Actions saiu na frente da Siri na maioria dos aplicativos que o iPhone e o Android possuem em comum, e não nas demais funções. Confira abaixo o vídeo divulgado pela Motorola.



A equipe do site que realizou o teste não tinha em mãos um Atrix 2, mas sim um dispositivo com especificações muito semelhantes, o Galaxy Nexus. Os dois aparelhos possuem processador dual-core TI OMAP (o do Nexus com clock de 1.2 GHz e o do Atrix 1.0 GHz) e 1GB de Ram, o que faria com que o software tivesse o mesmo desempenho em ambos. O teste foi desenvolvido através de conexão Wi-Fi e o vídeo realizado pela equipe do Gizmodo pode ser visto aqui.

Vamos aos resultados...

Mensagens de texto

Vencedor: Google Voice Actions

O Android foi visivelmente mais rÁpido para responder, porém, para enviar a mensagem você deve pressionar o botão "enviar". A Siri demorou mais para completar o solicitado, mas, enviou a mensagem no final sem a intervenção do usuÁrio. Por velocidade de resposta, o primeiro round foi vencido pelo Android.

Navegação

Vencedor: Google Voice Actions

Sem surpresas nesse quesito. O Android tem uma navegação integrada que fornece o passo a passo, enquanto o iPhone dÁ somente as direções. É um pouco injusto usar esse critério pra definir o ganhador, mas, descontando isso, o mapa do Android apareceu muito mais rÁpido.

Notas

Vencedor: Google Voice Actions

- Continua após a publicidade -

Neste critério os dois ficaram bem próximos porque hÁ uma preferência pessoal envolvida. Ambos os dispositivos conseguiram tropeçar em alguma coisa. O Android foi definitivamente o mais rÁpido, porém, as duas plataformas lidam de maneira diferente com as notas. Com o comando de voz da Google, para guardar a nota, é necessÁrio clicar no botão "Enviar" para que ela seja enviada para a sua conta de email (podem ser adicionados também outros destinatÁrios), o que leva um pouco mais de tempo.

JÁ o iPhone, salva as notas diretamente em seu aplicativo "Notes", sem que você tenha que executar qualquer outra função. Embora isso seja uma vantagem em termos de conveniência, no Android, você terÁ acesso às notas em qualquer lugar que tenha acesso ao email. HÁ a possibilidade de sincronizar as notas do iPhone com a conta da Apple, mas a maioria das pessoas não possuem essa conta e email acaba sendo mais conveniente. Além disso, o comando de voz do Android envia a gravação do Áudio como anexo no email. Enfim, em termos de velocidade e conveniência, terceiro roundo para o comando de voz do Google.

CalendÁrio

Vencedor: Siri

O comando de voz do iPhone reagiu e com apenas um nocaute desestabilizou o Android. A Siri pode adicionar compromissos ao calendÁrio. O comando de voz do Android não. Sem mais.

Navegador

Vencedor: Google Voice Actions

O Android foi claramente mais rÁpido. Ao ser solicitada a navegação até o site Gizmodo.com, a Siri foi primeiro procurar a pÁgina no Google e o comando de voz do Android foi direto para a pÁgina.

Clima/tempo

- Continua após a publicidade -

Vencedor: Siri

Em termos de velocidade o Android foi um pouquinho mais rÁpido, mas os resultados do iPhone foram melhores, mostrando a previsão para mais dias da semana. Além disso, você pode perguntar para a Siri "Qual serÁ o clima nesta quarta em Brooklyn, NY?". O Android não entenderÁ a solicitação.

Conversão de Unidades

Empate

Os resultados de ambos os comandos de voz foram rÁpidos e corretos. O Android pesquisando no Google e a Siri no Wolfram Alpha.

Conclusão

Em termos de velocidade e precisão, o Voice Actions do Google ficou a frente em quase todos os testes. Ambos têm pontos fortes e fracos e possuem características úteis de conveniência. A Siri compreende uma fala mais coloquial e é mais ‘divertida', mas o comando de voz do Google é uma ferramenta mais rÁpida e eficiente nas funções testadas.

Voice Actions Wins!


Assuntos
Tags
  • Redator: José Hüntemann

    José Hüntemann

    Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina, é fascinado por inovações tecnológicas. Gosta de internet, redes sociais, mobiles e futuro dos vestíveis. Mas o que mais lhe impressiona é a tecnologia que busca melhorar a vida das pessoas e não serve apenas como mero acessório. Nos games, é um zero à esquerda, mas está no pódio no campeonato de Just Dance da redação.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.