Hands-On: Assassin's Creed: Revelations Multiplayer Beta (PS3)

"Assassin's Creed: Revelations" estreia em 15 de novembro para PC, Playstation 3 e Xbox 360. Para dar um gostinho com o que nós jogadores iremos nos divertir, a Ubisoft, em parceria com a Sony, disponibilizou a demonstração do multiplayer online do game exclusivamente na rede Playstation Network.



Decidi encarar o desafio de experimentar todas as modalidades e saber o que este episódio traz de inovador e oferece de melhor em comparação à "Brotherhood", que foi lançado em novembro do ano passado e trouxe, pela primeira vez, uma inédita experiência multiplayer à franquia.

A demonstração do multiplayer online, que estava apenas disponível para os assinantes do serviço pago Playstation Plus, pode ser jogado agora por todos os donos do PS3 que tenham uma conta na PSN (podendo ser até mesmo a brasileira). A Ubisoft, inclusive, prorrogou o prazo de testes para até amanhã (17/09). Então, é bom correr e aproveitar enquanto estÁ acessível.



Mas serÁ que a Ubisoft conseguiu revigorar o game ou as novidades não fazem jus ao lançamento de mais um "Assassin's Creed"? É isso o que você vai descobrir nas pÁginas a seguir. Mas cuidado, elas podem conter spoilers. E uma recomendação: ande na surdina e disfarce-se o quanto puder, pois as esfaqueadas (virtuais, é claro) são mais do que certas. Não tem como fugir.

{break::Aprendendo o bÁsico}O menu principal de "Assassin's Creed: Revelations" traz cinco opções: Story Mode, Abstergo Training Program, Options, Extra e Uplay. Não é por menos que apenas a segunda opção é selecionÁvel. É por ali que se acessa a demonstração do multiplayer online do game. Se a primeira estivesse disponível, por exemplo, teríamos acesso à campanha solo (não seria nada mal, né, Ubisoft?!).

Após carregar, aparecem outras cinco opções. São elas: Play Now (jogo rÁpido), Custom Match (criar partida), Training Ground, Introductory Sessions (tutoriais) e Return to Main Menu (volta à tela principal). Com exceção da terceira, que estÁ bloqueada, todas as outras são selecionÁveis.



Logo de cara, recomendo ir à quarta opção para aprender o funcionamento bÁsico do game, como investidas de ataque e situações de defesa e esquiva. Dividida em duas partes cheias de informações, você vai entender como opera o esquema de caça e sobrevivência no ambiente online de "Assassin's Creed: Revelations".

Na parte 1, aprende-se basicamente como matar seu alvo, bem como técnicas de aproximações cautelosas e cuidados extras. Além disso, ensina como se esconder corretamente dos perseguidores, além de cegÁ-los, confundi-los e deixÁ-los fora de ação temporariamente.



JÁ a parte 2 mostra como buscar alvos que representem algum perigo ao seu personagem. Também mostra como persegui-lo pelos gigantescos cenÁrios do jogo utilizando a opção Lock, além de técnicas de fuga desesperadas para reduzir as chances de morte prematura. As duas opções dão uma boa dose de conhecimento para não fazer vexame nas partidas.

{break::Jogabilidade}A jogabilidade do multiplayer online de "Assassin's Creed: Revelations" é bastante simples e intuitiva. Muito fÁcil de aprender, lembra muito a do episódio anterior, "Brotherhood", tamanha semelhança na hora das ações. Contudo, ganha de longe na agilidade dos ataques e na forma sucinta como tudo é executado, sem enrolações desnecessÁrias.

Na função de assassino, o jogo irÁ selecionar um alvo para você ir atrÁs, que ficarÁ marcado em um quadro azul no canto superior direito da tela. Se você estiver no campo de visão do seu alvo, o quadro irÁ começar a brilhar e ficar aceso indeterminadamente. Quanto mais a barra que circunda o quadro se enche, mais próximo você estarÁ do inimigo e poderÁ realizar um ataque fulminante (botão quadrado), eliminando-o instantaneamente.


Essa é a melhor maneira de chegar próximo a um alvo em potencial e receber bonificações extras pela aproximação cautelosa e livre de penalidades. Caso o inimigo perceba sua aproximação – o que pode acontecer por correr (botão R1) descuidosamente ou andar mais depressa que o comum (botão X) –, ele tentarÁ escapar e você deverÁ correr atrÁs para alcançar seu objetivo.

Isso, é claro, não irÁ trazer bonificação alguma (além da pontuação padrão por cada morte), podendo o alvo, ainda, garantir pontos extras por permanecer vivo – caso o ataque falhe – ou por fazer você ficar tonto ou cego momentaneamente, numa defesa temporÁria de cerca de 10 segundos.

É aqui que o jogo mostra seu potencial, pois da mesma maneira que um ataque bem sucedido pode trazer recompensas, uma estratégia de defesa bem atenta traz benefícios que priorizam a exatidão com que um ataque revidado ou bloqueado é acionado (botão O).

Quando surge mais de um alvo para eliminar – o comum das partidas online – cada um deles é mostrado simultaneamente na tela, ainda no canto superior direito. Todos podem ser selecionados diretamente, o que muda seu foco de ataque a algum alvo específico. Um compasso que se localiza no rodapé da tela ajuda na noção de distância a ele, o que obriga o jogador a ter cuidado na aproximação assim que ele for se enchendo, pois o inimigo certamente vai estar à vista e desconfiado de alguma perseguição.

- Continua após a publicidade -


Quando descoberto prematuramente, o alvo vai fugir a todo custo. A função Lock (botão L1) pode ser ativada neste momento e ela é de extrema importância. Supondo que o inimigo seja bom nos controles, ele tentarÁ fugir e escapar pelos lugares mais improvÁveis, variando rotas e utilizando os recursos de escalada do game. Caso se distancie, poderÁ, ainda, esconder-se em uma carroça com palhas, disfarçar-se na multidão ou afastar-se em algum local mais afastado, fazendo-o perder de vista.

Com o Lock acionado, você irÁ temporariamente marcar o fujão (símbolo de um cadeado azul sobre a cabeça) e poderÁ persegui-lo por qualquer parte do game, seja entre muitas outras pessoas, telhados, casebres, abrigos e construções. Ainda, o combo L1 + X deixa o personagem mais veloz e propenso a realizar um ataque devastador.



O contrÁrio também pode acontecer: sendo você o perseguido, é melhor evitar ficar na linha de reconhecimento do seu inimigo, marcada no canto superior esquerdo em vermelho. Quanto mais cheio o aviso de proximidade, mais próximo ele estÁ de você e mais propenso de morrer você estarÁ. Cuidado, pois não é muito fÁcil perceber que estÁ sendo perseguido, principalmente porque é necessÁrio ficar girando a câmera a todo momento, o que distrai de outras funções.

Se ele começar a partir na sua direção, é hora de bancar o desesperado, tentar salvar a sua vida correndo pelos lugares mais improvÁveis e quebrar nas curvas mais difíceis. Caso consiga atrasÁ-lo um pouco, a barra Hide irÁ aparecer, mostrando que você estÁ numa situação que pede pela procura de um esconderijo, de preferência em um lugar mais perto que facilite a fuga.

{break::Mapas + modos de jogo + personagens}A demonstração do multiplayer online de "Assassin's Creed: Revelations" traz quatro mapas: Knight's Hospital, Galata, Antioch e Constantinople. Cada um deles esbanja o talento da Ubisoft em produzir ambientes virtuais totalmente imersos à temÁtica que se propõem, que é a de recriar épocas da História com detalhes deslumbrantes.



Todos os quatro cenÁrios, embora cheios de atalhos e passagens menos óbvias (mas não secretas), têm tamanhos apenas medianos. E isso é realmente uma pena: não consigo entender porque um multiplayer de ação com apenas 8 jogadores simultâneos não pode ter uma Área maior de deslocamento, capaz de promover perseguições e fugas desesperadas com ainda mais intensidade.

Espero que na versão final os locais bloqueados por paredes transparentes com códigos e símbolos genéticos possam ser visitadas. Seria bem mais interessante. Ainda assim, os layouts e as possibilidades de estratégia de combates são bastante convincentes, e realmente passam o clima de um mata-mata entre assassinos de primeira classe.



Em cerca de 6 horas de jogatina, por exemplo, confesso que mais apanhei do que bati. Mas isso não me impediu de aprender todos os comandos e de conhecer cada localidade com um pouco mais de afinco, o que me ajudou no planejamento dos ataques e dos disfarces entre a população local, mas não sem antes de bolar uma rota de fuga menos vulnerÁvel.

Tudo isso acontece em quatro modos distintos de jogo:

- Wanted: um dos menos populares, seu objetivo é matar os alvos pré-determinados e evitar ser morto pelos perseguidores. Quanto maior o nível, maior o número de perseguidores na sua cola.

- Manhunt: Outro não tão popular e difícil de encontrar partidas, faz com que duas equipes intercambiem turnos na perseguição ao time oposto. Trabalhar em conjunto e se esconder sem deixar rastros é a chave do segredo para se dar bem.

- Deathmatch: o mais popular e fÁcil de encontrar partidas, é o mata-mata generalizado. Ao mesmo tempo em que deve eliminar seus alvos, é preciso ter cuidado para não ser massacrado. Exige atenção e habilidade nas respostas dos comandos. Não estava disponível em "Brotherhood".

- Artifact Assault: outro modo inédito na série, seu objetivo é roubar os artefatos da base inimiga carregando-o de volta para a da sua equipe. Não é fÁcil e exige muita ação cooperativa entre os membros da equipe.

- Continua após a publicidade -

Os assassinos do multiplayer online de "Assassin's Creed: Revelations"


O game ainda permite escolher até 9 tipos de assassinos diferentes: The Sentinel, The Vanguard, The Guardian, The Vizier, The Thespian, The Deacon, The Bombardier, The Trickster e The Champion. Embora compartilhem o mesmo comportamento quando em combate, cada um possui armas e animações próprias e suas habilidades são totalmente customizÁveis à critério do jogador.

{break::Habilidades + sistema de evolução}Falou em multiplayer, falou em níveis de experiência e habilidades destravÁveis. Como qualquer outro jogo que ofereça partidas online, "Assassin's Creed: Revelations" recompensa o jogador com pontos adquiridos no fim de cada turno e com habilidades que, quando equipadas, fazem diferença nos combates. 



Mas nem todas estão disponíveis logo de cara. TÁ pensando que é moleza assim? Dependendo da sua performance geral (número de mortes efetuadas, estilo da morte e contexto em que foi contabilizada), o jogador recebe uma determinada quantia de experiência que automaticamente dÁ acesso a novas melhorias.

Mas é apenas com o acúmulo dos Abstergo Credits (dinheiro) que você poderÁ comprÁ-las para usar. As mais simples custam cerca 35 desses pontos. Como em cada partida, em média, você ganha 20, terÁ que jogar um bocado para conseguir os melhores items.
São 8 habilidades selecionÁveis nesta demonstração:

- Tripwire Bomb: explode e desnorteia o alvo ou o inimigo quando um deles pisa sobre a bomba. Ajuda a distrair e a cegar, ao mesmo tempo em que desconcerta faz ficar mais vulnerÁvel por alguns instantes.

- Closure: aciona todos os chase-brakers em torno do seu personagem, o que favorece a captura de perseguidores ou previne a fuga de um alvo à vista.

- Disguise: muda temporariamente a aparência do seu personagem, confundindo seu perseguidor e facilitando o assassinato do seu alvo. Dura cerca de 15 segundos.


- Fire Cracker: derruba estilhaços no chão, faz cegar os adversÁrios e assusta a população, dificultando a passagem durante uma perseguição.

- Throwing Knives: joga facas para machucar o alvo, deixando-o mais devagar ou fazendo-o cair se estiver escalando. Ótimo para ataques à distância.

- Smoke Bomb: joga uma bomba de fumaça que confunde a população e os templÁrios rivais. Habilidade herdada de "Brotherhood".

- Poison: Jorra uma dose de veneno sobre o alvo, matando-o lentamente.

- Morph: transforma outros personagens da população numa duplicata sua, escondendo você dos perseguidores. Funciona incrivelmente bem no Deathmatch, onde a correria e as mortes acontecem a todo momento.

Ainda existem habilidades específicas para Perks (melhorias definitivas), Streaks (recompensas por sequências de mortes efetuadas) e Losses Bonuses (prêmios por ser morto vÁrias vezes). Todas são destravadas conforme evolui e compradas com os mesmos Abstergo Credits. As mais poderosas requerem cerca de 80 desses pontos, sendo que o nível mais alto para liberÁ-las completamente é o de 23 (o level mÁximo alcançado na demo é 30).



Portanto, pode acrescentar mais de 15 horas de jogatina para ter acesso a tudo e turbinar o seu templÁrio da maneira que desejar. Mas isso não é difícil, apenas pode se tornar um pouco repetitivo pela falta de variedade de objetivos, totalmente explicÁvel por ser uma demonstração. Aguarde por mais opções na versão final do game.

{break::Conclusão}A demonstração do multiplayer online de "Assassin's Creed: Revelations" me cativou de quase todas as maneiras. Embora com a nítida sensação de que quase nada estÁ muito diferente de "Brotherhood", a Ubisoft soube trazer inovações para não cair no erro da mesmice mercenÁria de outras produtoras.



 A primeira delas é a maior agilidade das partidas e a fluência com que elas acontecem. Além disso, duas configurações de habilidades pré-definidas também dão um ar de frescor ao jogo, pois facilita a rapidez de escolha das habilidades com funções e melhorias que se complementam e equilibram qualquer templÁrio escolhido.

Os Abstergo Credits também são uma nova maneira de deixar as habilidades mais valiosas. É preciso jogar por um bom tempo para ter acesso a todas elas, jÁ que para untar essa grana toda leva umas 15 horas, em média. Quando tiver a oportunidade de equipÁ-las, basta selecionar as que mais combinam com suas qualificações como assassino.



Só realmente espero que na versão completa do game, que estreia em 15 de novembro para PC, Playstation 3 e Xbox 360, os mapas possam ser mais amplos e as novas Áreas sirvam de palco para investidas violentas e fugas mais duradouras e desafiantes.

Assuntos
Tags
  • Redator: Andrei Longen

    Andrei Longen

    Jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Andrei Longen é entusiasta por videogames desde os 7 anos, quando ganhou um Odyssey 2, seu primeiro console. Hoje tem PS4, PS3 e PS Vita e adora caçar troféus em todos os jogos. Colabora no Adrenaline com notícias, análises, artigos, colunas e vídeos.

Os jogos mais aguardados do segundo semestre de 2021

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.