Índice do Artigo

Artigos

ANTIVÍRUS TIRA FPS? Testamos o MODO GAME do KASPERSKY PREMIUM

ANTIVÍRUS TIRA FPS? Testamos o MODO GAME do KASPERSKY PREMIUM
Créditos: Divulgação: Kaspersky

A Kaspersky fez uma das maiores atualizações de sua suíte de segurança e nos convidou a atualizar um teste que fizemos um tempo atrás, quando medimos o impacto de seu software de proteção em um sistema gamer. 

Entre as principais novidades está uma reformulação e simplificação do portfólio da Kaspersky, que agora divide seus serviços em três patamares: o Kaspersky Essencial, o Kaspersky Avançado e o Kaspersky Premium, trazendo diferentes opções de orçamentos e funcionalidades em cada um.

 

Enquanto o plano básico já traz a tradicional proteção antivírus pelo qual a Kaspersky é conhecida, junto com uma proteção para pagamentos online e também um otimizador de desempenho para o computador. Subindo para o plano Plus você passa a ter também a segurança de uma VPN – uma rede virtual privada – que garante mais liberdade e segurança na rede.

Já o plano mais avançado, o Kaspersky Premium, traz duas novidades: a proteção de identidade – que atua como uma carteira segura para seus documentos confidenciais – e também o suporte de TI remoto, que disponibiliza uma equipe que atua a distância e pode executar uma série de serviços, incluindo instalação de produtos e verificação de saúde do PC.

O Kaspersky Premium também inclui um ano de Kaspersky Safe Kids. Ela traz ferramentas flexíveis que ajudam você a proteger as atividades das crianças, monitorar seu comportamento e ensiná-las a ter autocontrole. Nossas ferramentas permitem que você: 1) bloquear o acesso a conteúdo inadequado ou prejudicial. 2) estabelecer limites de tempo de tela por criança, por dispositivo e; 3) rastrear a localização das crianças usando GPS.

Impacto em performance do antivírus
Para os testes vamos usar uma máquina limitada, afinal usar um PC high-end poderia mascarar um impacto mais notável na performance do sistema. Com um computador “apenas suficiente” para jogar, sabemos que se o sofware da Kaspersky demandar recursos do hardware, o impacto vai ser facilmente perceptíve.

Para essa empreitada recrutamos o nosso sempre solícito PC Baratinho. Ele está mais limitado que já costumava ser, já que está operando em uma configuração de memórias apenas em single-channel, e parece ter algo a ver com a controladora do próprio processador. Até substituirmos ele, nosso indefeso Core i3 vai ficar ainda mais indefeso com uma comunicação mais lenta com as memórias.

As configurações completas incluem:

– Intel Core i3-10100F – https://bit.ly/3wTM4Ou
– H410 ASUS Prime –  https://bit.ly/3SXpqOE
– 1×16 GB DDR4 Kingston @2666MHz – https://bit.ly/3JonLNo
– Galax GeForce GTX 1650 GDDR6 – https://bit.ly/3vBVddY
– Fonte de 450W: https://bit.ly/3zo78hD
– Gabinete reaproveitado

Testamos uma variedade de games que incluem games do tipo história e aventura, mais focados em qualidade gráfica e taxa de quadros próxima dos 60fps, caso do Shadow of the Tomb Raider e Red Dead Redemption 2, enquanto o caso de games competitivos com altas taxas de quadro, onde as latências serão críticas e onde podemos ver mais impacto de softwares rodando em segundo plano, serão representados por Rainbow Six Siege e Call of Duty Modern Warfware 2.

Com os games de história temos uma estabilidade muito grande, com resultados essencialmente iguais em ambos os jogos, com e sem o Kaspersky instalado e rodando no modo game.

Em jogos competitivos as coisas ficam mais interessantes. Como mencionamos, jogos de altas taxas de quadro envolvem latências críticas de todos os componentes. Como resultado, é normal que variações maiores de desempenho aconteçam entre testes. Em nossa bateria de testes, aconteceu o curioso caso de inversão: teve momentos que o sistema com o antivírus instalado se saiu melhor, outros que foi sem ele. Isso acontece por naturais variações que qualquer interferência ao longo do benchmark pode causar, seja um aquecimento um pouco mais leve que mexeu em frequências, seja algo em segundo plano que ocorreu em um teste e, no outro, não. Por isso costumamos ignorar variações inferiores a 5%, considerando isso basicamente um empate. E é o que acontece nesses dois testes.

Conclusão
Não detectamos uma mudança perceptível do PC Baratinho e sua capacidade de rodar jogos com o Kaspersky instalado. Isso quer dizer que o usuário entusiasta, preocupado que seu computador para jogos pode ser impactado negativamente com a instalação desse software de segurança, não deve ter muito o que temer. E é justamente sobre resolver preocupações que esse tipo de programa é feito.

YouTube video

Mesmo sendo cauteloso com onde coloca seus dados e o tipo de site que acessa, todo usuário é vulnerável na rede. A melhor forma de se proteger é continuar vigilante, mas camadas adicionais de proteção são sempre bem-vindas, especialmente para aqueles momentos em que vacilamos e não percebemos o golpe. Dessa forma, uma suíte de funcionalidades como o Kaspersky pode ser uma boa pedida para navegar com mais segurança em múltiplos dispositivos, incluindo seu smarpthone e até seu PC Gamer. Sem medo de que ele vá perder desempenho.

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções