Créditos: Montagem: Saori Almeida (Adrenaline)
- Publicidade -

Cansado do Edge? Saiba como trocar de navegador padrão no Windows 11

A Microsoft coloca o Edge como navegador padrão "de fábrica"

Uma coisa a que os usuários de Windows mais recentes já devem estar acostumados é a Microsoft recomendar a utilização do Edge como navegador padrão. No entanto, muita gente utiliza o Opera ou Google Chrome, por exemplo, de acordo com quaisquer que sejam seus critérios. Então, nesse tutorial, vamos ensinar como trocar o seu navegador padrão nas configurações do Windows 11.


Como trocar o navegador padrão no Windows 11

1 - Antes de qualquer coisa, certifique-se de que o navegador que você quer colocar como padrão já esteja instalado no seu computador. 

2 - Nas Configurações do Windows, selecione Aplicativos no menu à esquerda e, nas opções principais, Aplicativos padrão.

3 - Nesse menu, você encontrará uma barra de pesquisa após a mensagem "Definir padrões para aplicativos". Nela, você digita o nome do navegador que você vai usar.

4 - Na nova página, você verá os tipos de arquivos que podem ser abertos com o novo navegador padrão. Clique na opção .htm, para começar. Um detalhe é que o sistema irá tentar lhe "convencer" a experimentar o Edge. Caso não tenha mudado de ideia até aqui, clique em "Alterar mesmo assim".

5 - Para o próximo passo, um prompt aparecerá perguntando "Como deseja abrir este arquivo .htm de agora em diante?". Por padrão, os arquivos estarão configurados para abrir no Microsoft Edge. Você deve selecionar o navegador à sua escolha e clicar em Ok.

- Continua após a publicidade -

Com isso aprendido, você terá que repetir os procedimentos número 4 e 5 com outros tipos de arquivo, como .html, .pdf, .shtml e .xhtml, que estão na lista. Depois que deixar tudo como gostaria, feche as Configurações. 


  • Redator: Saori Almeida

    Saori Almeida

    Saori Almeida é natural do Rio Grande do Sul, técnica em administração formada pelo Centro Tecnológico de Caxias do Sul (CETEC) e estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Gosta da cultura asiática e nerd no geral e tem interesse crescente por tecnologia e games desde pequena - gosto que se intensifica diariamente na redação.

- Publicidade -

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.