Créditos: Montagem: Saori Almeida (Adrenaline)
- Publicidade -

WINDOWS 11: Veja como encontrar detalhes sobre sua memória RAM sem baixar nada

Você pode ver frequência de operação ou mesmo os slots utilizados sem baixar nada

Assim como já mostramos em tutoriais anteriores, é possível ver informações sobre alguns componentes do seu computador como placa de vídeo e processador sem baixar qualquer software extra. Você só precisa saber o caminho certo dentro do seu sistema operacional. Dessa vez, vamos te mostrar como checar alguns detalhes sobre a memória RAM utilizada na sua máquina, como frequência de operação ou mesmo os slots utilizados.


Como ver detalhes da sua memória RAM pelo Windows

O caminho para encontrar as informações sobre sua memória RAM é muito semelhante ao que fizemos nessa publicação. Mas, para refrescar a memória:

1 - Use o atalho Botão do Windows + X ou clique com o botão direito do mouse no botão iniciar na área de trabalho para abrir o Gerenciador de Tarefas. Você também pode usar o atalho direto para esse Gerenciador: Cntrl + Shift + Esc.

2 - Caso o Gerenciador de Tarefas mostre apenas algumas de suas ações mais básicas, clique em Mais detalhes na parte inferior da janela para mostrar o painel completo.

3 - Com o painel completo a mostra, selecione a aba Desempenho nas opções que aparecerem na parte superior do Gerenciador de Tarefas.

4 - Selecionando, por fim, a opção Memórias, você poderá ter acesso a algumas informações como quantidade de memória RAM geral, a quantidade dessa memória que está em uso, frequências e até em qual slot cada módulo está instalado (para isso, você precisa posicionar o cursos do mouse sobre a opção Slots usados.

- Continua após a publicidade -

Ferramenta de Diagnóstico de Memória

Caso o seu computador esteja apresentando algum problema, outra ferramenta disponível no Windows 10 e 11 permite que você faça o diagnóstico da memória RAM instalada.Siga os seguintes passos para encontrá-la:

1 - Para facilitar a vida, pesquise por "memória" na caixa de pesquisa do Windows. A ferramenta deve aparecer entre as opções.

2 - Selecionando a ferramenta, a caixa de diálogo oferecerá as opções de Reiniciar agora e verificar se há problemas (recomendado)’ e ‘Verificar se há problemas na próxima vez que eu iniciar o computador’. Agora é só selecionar a opção desejada e esperar os testes serem realizados.


E para quem quer informações mais detalhadas sobre os componentes do seu computador, versões de firmware, updates e o que mais for útil, assista o vídeo abaixo, em que apresentamos alguns softwares e ferramentas gratuitas. 

Tags
  • Redator: Saori Almeida

    Saori Almeida

    Saori Almeida é natural do Rio Grande do Sul, técnica em administração formada pelo Centro Tecnológico de Caxias do Sul (CETEC) e estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Gosta da cultura asiática e nerd no geral e tem interesse crescente por tecnologia e games desde pequena - gosto que se intensifica diariamente na redação.

- Publicidade -

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.