Créditos: Montagem: Saori Almeida (Adrenaline)
- Publicidade -

Não está feliz com o Windows 11? Saiba como voltar para o Windows 10!

Não se acostumou com as novas interfaces ou está incomodado com microtravamentos? Confira esse tutorial

Já faz alguns meses que o Windows 11 foi lançado e muita gente atualizou seu sistema operacional. No entanto, é possível que várias dessas mesmas pessoas não tenham se acostumado com as novas interfaces, por exemplo, e se arrependem do upgrade. Outra possibilidade são os usuários de AMD descontentes com a perda de performance e microtravamentos do sistema após a atualização (a AMD já confirmou que está trabalhando em uma solução para isso, que até agora não viu a luz do dia).  Mas não se preocupe: é possível reverter a situação e voltar ao Windows 10 - processo que vamos mostrar nesse tutorial.

A Microsoft manterá o suporte para Windows 10 com updates até outubro de 2025

 


Como fazer o downgrade do Windows 11 para Windows 10

1 - Acesse o menu de Configurações do sistema Windows e selecione Sistema > Recuperação.

2 - Na aba de Recuperação, você deve ver a opção Retornar. Selecione-a para continuar o processo.

3 - Uma janela será aberta perguntando qual o motivo do downgrade para o Windows 10. Selecione uma opção e clique em Avançar. Uma nova janela será aberta oferecendo uma busca por atualizações do Windows 11 para resolver quaisquer que sejam "os possíveis problemas do sistema operacional". Caso você não tenha mudado de ideia até aqui, clique em Não, obrigado

- Continua após a publicidade -

4 - Na janela seguinte, selecione Voltar para o Windows 10. A partir daqui a instalalação da versão anterior deve ser feita normalmente.


Exclui a versão anterior do Windows. O que eu faço?

Caso você tenha excluído a versão 10 do seu Windows depois de migrar para o Windows 11, o procedimento que explicamos acima não irá funcionar. No seu caso, é preciso esperar no mínimo 10 dias desde a atualização do seu sistema e seguir o seguinte caminho:

1 -  Vá até a página oficial da Microsoft para fazer o download da ferramenta de instalação do Windows 10 através do botão Baixar a ferramenta agora.

2 - Você deve abrir o software baixado, executá-lo como administrador e seguir os passos tradicionais de instalação do Windows.

3 - Em algum momento, uma das telas perguntará se você quer criar uma mídia de instalação ou atualizar o computador que você está usando. Escolha atualizar o PC.

- Continua após a publicidade -


A partir daqui, a instalação do WIndows 10 ocorrerá normalmente, então é só esperar todo o processo acontecer. No vídeo abaixo, publicado em 2015, quando a atualização gratuita para Windows 10 foi disponibilizada, você pode ver esse processo de instalação completo: 

  • Redator: Saori Almeida

    Saori Almeida

    Saori Almeida é natural do Rio Grande do Sul, técnica em administração formada pelo Centro Tecnológico de Caxias do Sul (CETEC) e estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Gosta da cultura asiática e nerd no geral e tem interesse crescente por tecnologia e games desde pequena - gosto que se intensifica diariamente na redação.

- Publicidade -

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.