Créditos: Montagem: Saori Almeida (Adrenaline)
- Publicidade -

Saiba qual sua placa de vídeo e processador pelo Windows 11!

O processo funciona tanto na versão mais atual do sistema operacional quanto no Windows 10

Se você não está com vontade de baixar alguns programas para descobrir qual o hardware que está fazendo o seu PC funcionar (e nós já temos conteúdo sobre isso), saiba que é possível descobrir algumas coisas básicas apenas sabendo o caminho certo no Windows 10 ou 11. Nesse tutorial, por exemplo, vamos mostrar como descobrir qual a sua GPU pelo próprio sistema operacional do seu computador. E é válido reforçar que esse método funciona tanto em Windows 10 quanto em Windows 11.


Como saber qual a sua placa de vídeo pelo Windows 10 ou 11

1 - Use o atalho Botão Windows + X para abrir a aba de ferramentas do sistema Windows

2 - A partir daqui, existem dois caminhos: você pode selecionar a opção Gerenciador de Tarefas ou Gerenciador de Dispositivos.

Caminho 1: Gerenciador de tarefas

3 -  No Gerenciador de Tarefas, caso ele mostre apenas algumas informações mais básicas, você precisa clicar em Mais Detalhes na parte inferior da janela.

4 - O Gerenciador de Tarefas mostrará variadas abas na sua parte superior, das quais você deve escolher Desempenho.

5 - Na aba Desempenho, então, você verá menus sobre o CPU, memória, armazenamento, internet e GPU. Se o PC em questão possuir um CPU com gráficos integrados e uma placa de vídeo dedicada, o que é o caso na imagem abaixo, você verá duas opções. Para saber qual o seu componente, basta clicar  na opção desejada à esquerda e verificar o modelo do seu processador, placa de vídeo ou afim na parte superior direita, acima dos gráficos de desempenho apresentados.

- Continua após a publicidade -



Caminho 2: Gerenciador de Dispositivos

Como comentamos anteriormente, também é possível descobrir o modelo da sua GPU atrás do Gerenciador de Dispositivos.

Você seguirá o mesmo passo inicial (Botão do Windows + X) e, em seguida, clicará em Adaptadores de vídeo. O nome da sua placa de vídeo dedicada estará ali, junto com os gráficos integrados, caso o recurso exista. 


E para quem quer informações mais detalhadas sobre os componentes do seu computador, versões de firmware, updates e o que mais for útil, assista o vídeo abaixo, em que apresentamos alguns softwares e ferramentas gratuitas. 

  • Redator: Saori Almeida

    Saori Almeida

    Saori Almeida é natural do Rio Grande do Sul, técnica em administração formada pelo Centro Tecnológico de Caxias do Sul (CETEC) e estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Gosta da cultura asiática e nerd no geral e tem interesse crescente por tecnologia e games desde pequena - gosto que se intensifica diariamente na redação.

- Publicidade -

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.