Créditos: Montagem: Bruno Pires (Adrenaline)
- Publicidade -

Problemas na placa de vídeo: tente o DDU, Display Driver Uninstaller!

Um software simples pode ajudar a resolver instabilidades na sua placa de vídeo

Com o tempo o seu sistema vai acumulando versões e mais versões de software, e em placas de vídeo isso é crítico. Em uma janela de poucos meses você vai acumular múltiplos updates do software, com novos drivers trazendo correções, mas também precisando acumular modificações anteriores. E é assim que a parte de software pode ser o grande vilão para a falta de performance ou instabilidades no hardware!

Outro bom motivo para começar o debuging (depurar, corrigir) dos problemas no seu PC é que essa é a parte que não custa nada. Trocar uma placa de vídeo ou outra peça deve ser uma solução secundária, mas corrigir o software é gratuito. Nesse artigo vamos mostrar como faz para corrigir possíveis "ruídos" no driver devido a múltiplas versões antigas acumuladas, ou mesmo driver de hardwares que não estão mais presentes no PC, com a aplicação gratuita: o Display Driver Uninstaller

Site de download do Display Driver Uninstaller

Esse utilitário tem a função de ajudar a remover todos os drivers gráficos tanto de AMD quanto Nvidia, tirando até mesmo configurações no registro do sistema, pastas e qualquer outro arquivo de ajuste. 

Esse procedimento é recomendável para situações onde o usuário está com instabilidades no funcionamento de sua placa de vídeo, tirando a possibilidade de que uma configuração ou falha no software seja o responsável, viabilizando a instalação limpa dos drivers. Também é uma boa pedida para quem está migrando de uma placa de vídeo para outra, tirando configurações desnecessárias que foram acumuladas ou mesmo tirando softwares que se tornam supérfluos com a troca de uma Radeon para uma GeForce ou vice e versa.

Preferencialmente o software deve ser usado no modo seguro do Windows, onde os drivers de vídeo não são carregados, porém também é possível fazer com o sistema operacional rodando em seu modo tradicional.

Tags
gpu
  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

- Publicidade -

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.