Índice do Artigo

PC Games

Elden Ring mantém tradição de lançamentos com problemas no PC [+Update]

Elden Ring mantém tradição de lançamentos com problemas no PC [+Update]
Créditos: Montagem: Bruno Pires (Adrenaline)

O jogo mais aguardado do ano pelo público do Adrenaline está prestes a chegar, e tivemos acesso a uma cópia antecipada para realizar os testes no PC. Bem… não vai ser dessa vez que a FromSoftware vai quebrar a tradição de entregar games com problemas no lançamento. E, assim como já havia ficado claro nos requisitos mínimos e recomendados, o jogo está exigente em hardware para rodar em alta qualidade. Testamos um total de 22 placas de vídeo e 6 processadores, e vamos passar nossas impressões sobre como está a versão preliminar de PC.

Aqui temos um adendo importante: os testes foram realizados na versão 1.01 do game, prévia para imprensa. Ao longo de nossos testes, identificamos problemas de performance que, se resolvidos com o update de lançamento do jogo, nos farão atualizar esse artigo.

Abrindo o game, vemos pouco foco da FromSoftware na versão de PC. Qualquer recurso específico dos computadores ficou praticamente de fora , como resoluções fora do formato 16:9, inutilizando as laterais de telas ultrawide, por exemplo, ou tecnologias como o Nvidia DLSS ou AMD FSR, que trazem ganhos relevantes de performance com bons resultados nos gráficos. As taxas de quadros também estão limitadas a um teto de 60fps, mas aqui temos um elemento importante do game, que usa frames como parte da jogabilidade, então faz sentido não ficar habilitando recursos como 120fps ou mais.

YouTube video

Começando pela parte visual, comparamos o game rodando em diferentes qualidades gráficas, para ver como escalona em seus pre-sets Baixo, Médio, Alto e Máximo:


Partindo do Ultra, vemos que Elden Ring tem claramente os melhores gráficos já feitos pela FromSoftware, com modelos em altíssima resolução, excelente detalhamento nas luzes e texturas e uma cena muito suave, com muitas nuances entre os objetos e a forma como a luz se projeta entre os elementos. 

Usando outro cenário de comparação, vemos claramente como o Ultra e o Alto podem ser muito parecidos em algumas cenas, sendo difícil diferenciar os efeitos gráficos e variações na modelagem entre cada um. O Médio e o Baixo trazem impactos mais relevantes, porém pouco visíveis em imagens estáticas. Isso acontece porque o maior defeito gráfico perceptível é uma cintilação bastante irritante em sombras de objetos móveis, como as árvores que estão ao fundo. Essa cena perde muita qualidade e esse efeito negativo da redução dos gráficos se torna até mesmo uma distração. Recomendo assistir a versão em vídeo desse artigo para ver mais claramente a que nos referimos.

Olhando o escalonamento de performance, fica perceptível que as qualidades Média e Alta são os “sweet spots” do balanço entre qualidade gráfica e performance. O jogo também não está pesado na GPU, com modelos como a própria GTX 1650 aguentando próximo dos 30fps em qualidade Ultra, e excedendo com tranquilidade os 60fps em qualidade Baixa – tudo isso em 1080p. 

Uma boa notícia para todos que pretendem jogar esse game no PC é que a exigência de memória de vídeo está bem modesta. Mesmo em resoluções altas como 4K ou Quad HD, vemos um consumo de VRAM que cabe confortavelmente em placas de 8GB e 6GB, respectivamente. Em FullHD, mesmo em qualidade Ultra, o consumo passa pouco dos 4GB.

Processadores

Olhando inicialmente para as especificações que a própria FromSoftware recomendou, realmente temos algumas coisas que chamam a atenção. Primeiro, o Core i5-8400 como o mínimo nos processadores. Essa é uma das primeiras vezes que vemos um jogo pedindo mais que um quad-core em suas specs mínimas, configuração popular em processadores high-end do passado e também em produtos de entrada, como os Ryzen 3 e Core i3 – inclusive o 10100F que usamos muito no PC Baratinho. RAM também saiu da mais comum configuração de 8GB e já exigiu 12GB, pulando para 16GB no recomendado.

Em placas de vídeo, temos a GTX 1060 3GB como o mínimo, o que também é relativamente alto. Uma das últimas vezes que vimos algo desse nível aparecendo em especificações mínimas foi com The Medium, e as coisas foram… bem ruins. As especificações completas incluem:

Requisitos mínimos

  • Processador: Intel Core i5-8400 ou AMD Ryzen 3 3300X
  • Memória: 12 GB de RAM
  • Placa de vídeo: NVIDIA GeForce GTX 1060 3 GB ou AMD Radeon RX 580 4 GB

Requisitos recomendados

  • SO: Win10, Win11
  • Processador: Intel Core i7-8700K ou AMD Ryzen 5 3600X
  • Memória: 16 GB de RAM
  • Placa de vídeo: NVIDIA GeForce GTX 1070, 8 GB ou AMD Radeon RX Veja 56, 8 GB

Começamos nossos testes justamente a partir da configuração mínima. Com o Intel Core i5-8400 e uma GTX 1060 6GB (a nossa de 3GB tem dado problemas no HDMI), experimentamos jogar em 8GB de RAM em um single-channel e… rapidamente encheu os 8GB de memória. Realmente melhor partir para os 12GB.

Com memória suficiente, passamos a ter um gameplay em 1080p em qualidade Média rodando pouco acima dos 50fps na maior parte do tempo. Já estaríamos em um patamar bem jogável, apesar de não cravar os 60fps, mas stutterings frequentes estavam tornando o gameplay bastante complicado, especialmente para acertas as esquivas nas janelas críticas que o jogo entrega. Baixando para qualidade mínima em 1080p, a GTX 1060 6GB passa a sobrar, mas mesmo assim os travamentos e quedas de frame não vão embora, mesmo em nossos testes tentando manter o gameplay travado a 30fps.

Com esse resultado inicial ruim, subimos para a especificação recomendada. E a notícia é boa na parte de placa de vídeo: a GTX 1070 recomendada alcança sem problemas 1080p em qualidade Alta em uma taxa de quadros na casa dos 60fps. Não temos uma Radeon RX Vega 56 para confirmar, porém a Radeon RX 5700 XT que experimentamos também segurou a onda em alta qualidade.

Mas agora vem a notícia ruim. Com um Ryzen 5 3600XT e 16GB de RAM, os stutterings simplesmente não vão embora. Em alguns momentos, parecem estar relacionados com carregamentos de novas áreas, com pontos específicos sempre causando essa perda de performance, mas no meio de lutas esses travamentos atacam sem dó nem piedade. São sessões longas de 5 a 10 min de um gameplay liso, e “do nada” a performance derrete por 1 ou 2 segundos. E, pra piorar, esses travamentos parecem ter gosto por aparecer durante boss fights.

Esse problema de stutterings é um forte candidato a ser resolvido com uma atualização pós-lançamento, já que hardwares muito mais potentes – jogamos também com um Core i5-12600K, um Core i9-9900K e um Ryzen 9 5900X – reduziram o problema, mas não sanaram. 

Placa de vídeo

Quando tiramos o processador da equação e olhamos para as demandas apenas da placa de vídeo, o jogo até que não é tão pesado, conseguindo ser rodado em configuração máxima nos hadwares que costumamos usar para esses ajustes gráficos e resoluções. Importante lembrar que o jogo tem um teto de frames em 60fps, então descartamos as placas que superam esses valores em nossos gráficos, para facilitar a legibilidade.

Começando por 4K, temos um número até impressionante de modelos conseguindo, em algum grau, rodar o jogo:

Mesmo sem o AMD FSR ou Nvidia DLSS para dar uma mão, placas como a Radeon RX 6700 XT e a RTX 3060 Ti tem potencial de encarar 4K em resoluções intermediárias. Graças ao baixo consumo de VRAM, até uma RTX 2060 consegue algo próximo dos 30fps com um 1% Low “não tão ruim”, considerando os problemas de estabilidade do game que afetam o percentil de praticamente todos os modelos testados.

Em Quad HD, temos novamente o esperado, com até a GeForce RTX 3060 e 2060 entregando potencial de rodar em alta qualidade na faixa dos 60fps. 

Olhando para a configuração intermediária em 1080p, temos muitas placas populares com potencial de rodar em qualidade Alta ou Média, algumas mirando em 60fps, outras precisando se limitar a 30fps. Se a estabilidade está bem ruim, algo evidenciado pelo caos que é o 1% Low nos gráficos, em contrapartida tem muitas placas capazes de entregar um bom nível de qualidade gráfica e também de performance no jogo.

Como já destacamos no começo do artigo, esses testes foram feitos com a versão 1.01, disponibilizada para a imprensa realizar análises e testes antes do lançamento do jogo. Com sorte, patches de lançamento podem trazer correções para mitigar esses problemas, e vamos atualizar essa publicação com novidades quando correções chegarem. Espero que elas venham, afinal, tirando essa parte técnica, o game é simplesmente excelente.


+Update: Processadores

Já no quesito processador, a grande maioria dos modelos mais recentes do mercado que testamos entrega a média dos 60 quadros em 1080p Baixo. No gráfico é interessante observar a diferença entre a Média e o 1% Low para ter uma ideia da estabilidade que o jogador irá receber. Destaque aqui para o Core i3-12100F que apresentou um 1% Low bastante alto quando comparado a um i5 da mesma geração e um i7 da geração passada.

É importante comentar aqui que os resultados apresentados pelos testes de CPU foram obtidos depois da primeira atualização do jogo, com o patch da versão 1.02. Antes desse update, processadores como o Athlon 3000G não aguentavam rodar o novo título da FromSoftware.

 

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções