Créditos: Gráfica Golden

Tutorial: Como calibrar a tela do seu monitor no Windows 10 ou Windows 11

Deixe cores, brilho e contraste como quiser com essa dica

A calibragem da tela do seu monitor de jogo/trabalho pode ser mais importante do que parece. Para quem trabalha com material gráfico, por exemplo, ter cores fiéis à realidade é normalmente mais importante que muito contraste e brilho. Independente do que você deseja, há formas de calibrar isso - seja contratando uma ferramenta profissional, o que leva a um investimento um pouco maior, ou fazendo algo mais básico.
O Windows 11 e Windows 10 tem uma ferramenta nativa para simplificar o processo de calibragem de cores do seu monitor.  E é com elas que vamos dar o passo a passo de como calibrar seu monitor.


Como calibrar seu display no Windows 10 ou Windows 11

1. Primeiro, você precisa achar a opção "Calibrar cores do vídeo" no seu computador. A dica é procurá-la pela barra de pesquisa, que é mais fácil e rápido, mas para quem quiser seguir o caminho manual pelas configurações é preciso selecionar Sistema > Vídeo > Configurações avançadas de tela > Exibir propriedades do adaptador de vídeo do [Seu PC] > Gerenciamento de cores > Gerenciamento de cores (de novo) > Avançado > Calibrar vídeo.

2. Se estiver usando mais de um monitor, mova a janela de calibragem para o display que quer calibrar e clique em "Próximo". Caso só haja um monitor, isso não será um problema.

2.1. O Windows explicará que você pode gerenciar as configurações de vídeo na maioria dos monitores pressionando algum tipo de botão de menu. Se você não puder modificar essas configurações de acordo com o que você quiser, basta clicar em “Avançar”.

3. A calibragem vai começar com o ajuste de gama da tela. Três telas irão aparecer mostrando como ficaria um gama muito baixo, muito alto e bem calibrado. Nessa tela você só clica em "Avançar".

4. Um controle deslizante no lado esquerdo da janela deve permitir que você altere as configurações de gama arrastando-o para cima ou para baixo. Depois de configurar como deseja, clique em Avançar.

5. O Windows permite que você ajuste as configurações de brilho e contraste se elas estiverem disponíveis em seu monitor. Se não estiverem, você pode clicar no botão “Ignorar ajuste de brilho e contraste”. Caso contrário, clique no botão “Avançar” para continuar com a calibragem.

- Continua após a publicidade -

6. Para o brilho e contraste, você seguirá o mesmo processo do gama: o Windows irá explicar como seria a calibração ideal, então você clica em Avançar. A diferença é que  o Windows não oferece nenhum controle na tela para isso; você terá que ajustar as configurações em seu monitor enquanto usa a imagem fornecida como referência.

7. Depois do ajuste de brilho e contraste, o Windows explicará sobre balanço de cores. Serão oferecidos três controles deslizantes que você pode arrastar para ajustar a quantidade de vermelho, verde e azul mostrada nas barras cinza. É importante saber que as barras devem permanecer cinzas no processo. Caso apareça mais verde ou vermelho, por exemplo, a tela não está calibrada corretamente.

8. Por fim, o Windows permitirá que você compare as configurações que vieram por padrão e o que você fez depois da calibragem. Dois botões vão aparecer para isso.

9. Clicando em  Finalizar, você estará aplicando a nova calibragem e em Cancelar voltará para as configurações originais.

E pronto! Seu monitor estará calibrado do jeito que você deseja.

Via: Tom's Hardware
  • Redator: Saori Almeida

    Saori Almeida

    Saori Almeida é natural do Rio Grande do Sul, técnica em administração formada pelo Centro Tecnológico de Caxias do Sul (CETEC) e estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Gosta da cultura asiática e nerd no geral e tem interesse crescente por tecnologia e games desde pequena - gosto que se intensifica diariamente na redação.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.