Créditos: Montagem: Bruno Pires (Adrenaline)

Windows 11 sem TPM - Veja como criar pendrive de instalação em poucos minutos

Rufus 3.16 adiciona possibilidade de instalar Windows 11 em computadores antigos sem TPM e Secure Boot
Por Fabio Feyh 15/10/2021 14:13 | atualizado 16/10/2021 11:58 Comentários Reportar erro

Depois dos artigos mostrando como gerar um pendrive de instalação do Windows 11, e também como gerar um pendrive com o Windows 11 portátil para levar para onde desejar, agora um artigo mostrando como gerar um pendrive de instalação do Windows 11 para computadores antigos sem suporte a TPM e Secure Boot, dois requisitos oficiais da Microsoft.

Instalando o Windows 11 em um pendrive para levar onde quiser
Criando pendrive USB de instalação do Windows 11 (com TPM / Secure Boot)

O processo considera o uso do aplicativo Rufus versão 3.16, que adiciona a possibilidade de gerar um pendrive de instalação usando a imagem ISO original da Microsoft, porém o aplicativo remove a necessidade do sistema ter suporte a TPM e Secure Boot, requisitos oficiais da Microsoft para instalar o Windows 11. Utilizando o MediaCreationTool da Microsoft, por padrão vem com as restrições ativadas.

Abaixo a tela que mostra a opção para gerar o pen drive de instalação sem obrigação de TPM / Secure boot

O processo é extremamente simples e exatamente como já mostramos antes, pode ser feito em poucos minutos com apenas 4 cliques após baixar o aplicativo e a ISO, disponíveis nos links abaixo:

Salve o aplicativo e a ISO em uma pasta no seu computador, pode ser na área de trabalho (desktop)

DOWNLOAD do Rufus 3.16

Além do Rufus, é necessário baixar a ISO oficial do Windows 11 no site da Microsoft, que pode ser feita através desse link ou pelo aplicativo "MediaCreationToolW11" (mídia de instalação do Windows 11), também oficial da Microsoft e que tem possibilita baixar a ISO ou mesmo gerar um pendrive de instalação do Windows, porém se gerar o pendrive por esse aplicativo o mesmo vai manter os requisitos do TPM e Secure boot por padrão.

- Continua após a publicidade -

DOWNLOAD - Windows 11 ISO e mídia de instalação

Uma imagem ISO, para quem não está familiarizado com a sigla, é um arquivo único onde estão todos os dados de um CD, DVD ou outro tipo de disco. Ela é disponibilizada oficialmente pela Microsoft. Em versões mais recentes do Windows, como no Windows 10 e Windows 11, você pode gerar um drive virtual com uma imagem ISO sem gravar ela em um DVD ou mesmo necessidade de um aplicativo para isso, basta dar dois cliques na imagem que um drive será montado no sistema.


Criando o pendrive de instalação do Windows 11

1 - Após fazer o download do Rufus, execute o software, você vai selecionar o seu pendrive pelo campo "Dispositivo" bem em cima. Mas um detalhe importante é que ele será formatado. Então, faça um backup do que tiver no pendrive, caso hajam arquivos importantes.

2 - Em seguida, adicione a ISO do Windows 11 pelo campo "Selecionar" indicado na seta.

O pendrive será formatado. Faça backup!

3 - Prosseguindo, no campo "Opções da Imagem", você deve selecionar a opção "Extended Windows 11 Installation (no TPM/no Secure Boot/8GB- RAM)". Esse processo vai gerar um pen drive que remove a restrição de necessidade do TPM e Secure Boot, possibilitando instalar o Windows 11 em sistemas sem essas tecnologias. O software até indica ser necessário 8GB de RAM, mas nós instalamos em um computador com 4GB sem problemas.

- Continua após a publicidade -

4 - Na opção "Nome do volume" recomendamos colocar um nome que fique claro que se trata de um pendrive de instalação do Windows. Esse nome pode aparecer em alguns locais e fica mais fácil de localizar o drive onde você tem o instalador do Windows. Colocamos o nome "Win11semTPM", mas é totalmente opcional, pode deixar o padrão.

5 - Clique em "Iniciar" para começar a criação do pendrive pelo qual você vai instalar o Windows 11 em computadores antigos e espere o processo ser finalizado.

"O tempo para o processo ser finalizado depende totalmente da velocidade do pendrive e do computador, ou seja, um modelo de pen drive USB 3.2 vai ser bem mais rápido do que em um pendrive USB 2.0. Em nossos testes, em um pendrive USB 3.2 demorou cerca de apenas 10 minutos para o processo ser finalizado."

Pronto, agora você tem um pendrive de instalação do Windows 11 possibilitando instalar o sistema em computadores antigos que não tem as tecnologias TPM e Secure Boot, requisitos oficiais. O lado positivo de gerar esse pendriver por própria e não baixar da internet é que garante o uso de uma imagem oficial, ao contrario de baixar uma imagem de procedência duvidosa da Internet.

Agora se você não quer gerar um pen drive de instalação, mas apenas atualizar seu Windows 7, 8, 8,1 ou Windows 10 para o novo Windows 11, existe um processo ainda mais fácil e sem nenhuma modificação, que mostraremos em outro processo. Esse procedimento é interessante para atualizar o Windows em uso para a nova versão, também sem necessidade de ter TPM ou Secure Boot.

A Microsoft não recomenda - Entenda porque

Logicamente esse processo não é recomendado pela Microsoft, tanto é que em todos os processos oficiais é necessário que o computador possua as tecnologias TPM e Secure Boot. De acordo com a empresa, atualmente sistemas sem essas tecnologias proporcionam que cibercriminosos conseguem remotamente ou localmente obter controle da máquina de forma mais fácil. Com o sistema invadido fica fácil para roubar dados e infectar o computador com ransomware , vírus etc.

Desativar o TPM e Secure Boot deixará o sistema menos seguro

Então é importante deixar claro que dependendo o uso do computador, esse processo vai acabar justamente tirando uma das novidades mais importantes do sistema operacional, que é justamente melhorar a questão de segurança, extremamente importante para vários segmentos de uso de um computador.

Tags
  • Redator: Fabio Feyh

    Fabio Feyh

    Fábio Feyh é sócio-fundador do Adrenaline e Mundo Conectado, e entre outras atribuições, analisa e escreve sobre hardwares e gadgets. No Adrenaline é responsável por análises e artigos de processadores, placas de vídeo, placas-mãe, ssds, memórias, coolers entre outros componentes.

Qual a sua marca de headphones/headsets para jogos preferida? - Pesquisa de Periféricos 2021

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.