Créditos: Divulgação: AMD

Adrenalin 21.4.1: o que tem de novo no driver das AMD Radeon?

Veja as principais atualizações do driver das Radeon
Por Diego Kerber 20/04/2021 10:00 | atualizado 25/04/2021 18:37 Comentários Reportar erro

A AMD anunciou a nova versão de seu driver para placas de vídeo e gráficos AMD Radeon. A versão 21.4.1 traz novidades na interface, um novo modo de instalação simplificado, otimizações no AMD Link, suporte ao AV1 acelerado por hardware com DRM e um modo para daltônicos.

DOWNLOAD - AMD Adrenalin 21.4.1

Começando por um dos pontos mais criticados em hardwares Radeon, a AMD afirmou que está se dedicando a melhorar a estabilidade de seu software.  Em versões anteriores foi adicionado o AMD Bug Report Tool, ferramenta que facilita o report de erros, além de um novo forum em amd.com dedicado a questões do público. A novidade com o 21.4.1 é a introdução do AMD Crash Defender. Esse recurso irá tentar evitar que o sistema operacional tenha um crash total, forçando o reinício do PC. Assim o usuário não perde outras aplicações em paralelo abertas junto com o game ou aplicativo que sofreu a pane.

De acordo com a AMD, está sendo usada uma nova metodologia de correção de falhas na série Radeon RX 6000, buscando entregar mais estabilidade no software e hardware da empresa.

Outra novidade são três modos de instalação. O completo irá trazer a experiência anterior, com o Radeon Software trazendo os drivers e também a interface com todas as funcionalidades. O modo simplificado vai manter apenas os ajustes básicos de configuração, sem funções adicionais como gravação e streaming. E por fim há um modo em que apenas o driver é instalado, sem trazer o Radeon Software.

Um dos principais focos da empresa nas otimizações foi a nova versão de seu recurso de streaming na rede local, o AMD Link 4.0. Esse app faz a conexão entre seu PC equipado com uma placa Radeon e o smarpthone, tornando possível fazer capturas da tela, mostrar sensores, ajustes de performance e, o recurso mais aprimorado nessa edição, fazer o streaming do seu gameplay para outro dispositivo na rede local. 

De acordo com a AMD, a versão 4.0 do AMD Link melhorou em até 60% a performance dessa função, melhorando latências e qualidade de imagem na transmissão de seu PC para outro dispositivo. Outra novidade é que além de aparelhos como celulares e tablets, será possível também fazer o streaming de um PC para outro, além do gerenciamento de performance e as demais funções desse app, através do AMD Link para desktop.

- Continua após a publicidade -

Na área da inclusão, o AMD Radeon Software agora irá incluir a correção de cor para pessoas com daltonismo. Será possível mexer na saturação das cores de forma a melhorar a usabilidade por pessoas com distorção na percepção de cor, sem impacto em performance. Esse recurso é compatível apenas com placas RX 5000 e RX 6000.

Outra novidade é a inclusão de mais sensores na área de monitoramento com a introdução de estatísticas de processadores AMD Ryzen. Além de uma maior capacidade de configuração dos sensores, com direito a overlays nos jogos, o Radeon Software agora também exibe dados de performance do processador junto com os da placa de vídeo e também do jogo. Além de exibir sobre o game, também é possível salvar os dados de performance para análise futura.

Outra novidade é que o driver enfim traz suporte a decodificação do AV1 com DRM via hardware. O AV1 é um codec de alta compressão e sem royaltes, que deve se tornar um padrão cada vez mais comum no streaming de conteúdo na internet devido a sua capacidade de reduzir em até 50% o tamanho do vídeo.

O AMD Radeon Software Adrenalin 21.4.1 já está disponível no site oficial da AMD, sendo gratuito para download. O software também pode ser baixado através de versões anteriores do Adrenalin instaladas em máquinas com placas de vídeo Radeon.

Assuntos
Tags
  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

O que você pesa mais quando escolhe sua plataforma para jogos?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.