Créditos: Montagem: Bruno Pires (Adrenaline)

Como eu salvo os replays do meu gameplay no PC?

Ou você tem em vídeo, ou nunca aconteceu
Por Diego Kerber 22/03/2021 18:05 | atualizado 22/03/2021 19:06 Comentários Reportar erro

Não adianta dizer que fez, você precisa daquele vídeo provando sua kill streak de 5 no Warzone. Com os games ficando cada vez mais dinâmicos, ninguém quer perder a oportunidade de mostrar suas habilidades ou, se algo der errado, ter a chance de postar um vídeo engraçado de bug nas suas redes sociais.

Vamos mostrar aqui três técnicas diferentes para você salvar seu gameplay de forma constante. Como alguns dos momentos mais legais de uma partida acontecem de forma inesperada, não tem como se antecipar e habilitar a gravação de antemão. É aí que entra os recursos de gravar clipes o tempo todo, deixando para o jogador a habilidade de salvar em definitivo aquela coisa impressionante que acaba de acontecer. 

Logo de cara recomendamos dar preferência para o software disponível pela fabricante de sua placa de vídeo. No caso da Nvidia, o programa é o GeForce Experience, enquanto placas Radeon da AMD devem usar, de preferência, o AMD Adrenalin. Mas também há uma solução que não depende da fabricante do seu chip gráfico, e pode até ser usada nos gráficos integrados da Intel. Vamos também falar dela.

Todas essas soluções mostradas podem trazer um impacto na performance de seu sistema e irão usar parte de seu armazenamento para manter os replays constantemente salvos. A queda de desempenho varia de sistema para sistema, então o jeito é testar para ver como sua máquina e, principalmente, seus jogos, vão lidar com essa função atuando em segundo plano.

GeForce Experience

O GeForce Experience é um utilitário para donos de placas da Nvidia que agrega várias funcionalidades, como ajuste gráfico dos games e downloads de drivers automáticos. O software é gratuito, e após um cadastro bastante inconveniente, temos acesso a função que estamos buscando: o replay Instantâneo. 

Link para download do GeForce Experience

Depois de feita a instalação, o overlay do GeForce Experience fica disponível através do atalho Alt+Z. Nessa sobreposição você pode iniciar uma gravação manual, mexer nas configurações de qualidade de suas gravações e, a primeira opção da esquerda, o "Replay Instantâneo". Ao ligá-lo, passa a ser possível salvar seus últimos instantes de gameplay apertando a sequência "Alt" + "F10".

Por padrão ele está desligado, e basta clicar nele para aparecer as opções de ligar ou configurar. Também dá para ligar e desligar o recurso no através do atalho "Alt" +" Shift + "F10" (cuidado que esse atalho pode coincidir com outros games, como o F10 que desliga o áudio no Warzone). 

- Continua após a publicidade -

Algo útil também é definir algumas configurações. Você pode aumentar ou diminuir o período de gravação salvo (o que irá aumentar o tamanho em disco ocupado para manter essa gravação constante dos clipes, dá para mudar a resolução e também a taxa de quadros que será feita a gravação.

Também recomendo dar uma olhada em outras configurações, disponível na interface anterior em um botão no canto direito inferior. Ali dá para mexer no áudio, e é possível gravar o som em uma única trilha ou, algo que pode ser interessante, separar o som do game seus amigos em uma trilha, e seu microfone em outra. 

Os requisitos para usar essa tecnologia incluem uma GeForce GTX 650 ou mais recente, e em notebooks, uma GTX 770M ou melhor. Em processador, os requisitos são bem pouco exigentes também, dando conta já um Intel Core i3-2100 ou AMD Athlon II X4 630. Claro que há um impacto na performance do game ao habilitar essa tecnologia, como já mencionamos no artigo e já testamos.

AMD Radeon Software

A AMD também criou uma suíte de funcionalidades para suas placas Radeon, o Radeon Software Adrenalin Edition (sem nenhuma relação com o Adrenaline, apenas um nome parecido). Ele está disponível gratuitamente sem nenhum tipo de cadastro através desse link.

- Continua após a publicidade -

Link para download do Radeon Software Adrenalin

A configuração que buscamos está na página principal do Adrenalin, que pode ser aberto através do atalho Alt+R. Você encontra na parte inferior esquerda a opção de salvar seus clipes, na divisão "Mídia e Captura". Lá está a opção "Reprodução instantânea", ou você pode acionar diretamente do jogo através do atalho "Ctrl" + "Shift" + "S".

Assim como o programa da Nvidia, o Adrenalin Edition traz uma série de ajustes disponíveis nas configurações avançadas. Você pode apertar o símbolo de engrenagem ao lado do "Mídia e Captura", ou apertar o símbolo engrenagem no topo direito da tela e depois em "Geral".

Lá é possível modificar o formato que o gameplay é salvo, quanto tempo é armazenado, taxa de quadros e qualidade, além de também ser possível separar o som do gameplay e a faixa de áudio do microfone. 

O suporte a esse recurso é bastante amplo. Desde as placas mais recentes RX 6000 e 5000, passando pelas RX Vega, RX 500, RX 400, Pro Duo, R9 Fury, R9 200, R7 200, R5 300, R5 240, HD 8000 a partir da HD 8500 e HD 7000 a partir da HD 7700, todas tem suporte. Também é preciso o sistema operacional Windows 7 ou mais recente.

Xbox Game Bar do Windows

Enquanto os outros softwares precisam ser baixados, o Xbox Game Bar vem embarcado no Windows 10. Caso não esteja instalado, ele também é gratuito e pode ser encontrado na loja da Microsoft.

Link para download do Xbox Game Bar

Novamente temos aqui uma suíte de funcionalidades de performance e gravação, e aqui a vantagem é que temos um software "agnóstico" do hardware em uso, o que quer dizer que até a galera dos gráficos integrados da Intel tem vez.

O Xbox Game BAR está acessível através do atalho "Windows" + "G", fazendo um overlay sobre o jogo, ou mesmo direto do desktop, basta procurá-lo no Menu Iniciar.

O que queremos fica na aba Capturar, no layout padrão do app, mas também pode ser encontrada clicando no botão de configuração, do lado do relógio. O botão de replay instantâneo é o segundo botão, ao lado do captura de foto e do botão de gravação manual, na interface inicial. ou em "Configuração >> Capturando >> Gravar em segundo plano enquanto estiver jogando".

Ao ligar essa opção, você salvará os 30 segundos mais recentes. Infelizmente a solução da Microsoft é a mais limitada, não dá para mudar esse período de tempo nem a qualidade da captura. O que é possível é definir o áudio que será capturado, com a possibilidade de ter o game mais o som do microfone, todos os sons que seu computador tiver, inclusive os de outros aplicativos abertos, e nenhum. Isso é feito também em "Configurações >> Capturando".

Aí é só abrir o overlay e clicar no botão de salvar, ou melhor ainda, com o game rodando, apertar o atalho "Windows" + "Alt" + "G", e com essas três teclas você salva em definitivo os últimos 30 segundos de sua partida, sem precisar largar o game.

Tags
  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

Com o GeForce Now e o xCloud surgindo como opções, qual seu plano a médio prazo?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.