Guia de Periféricos Claros: o que evitar, como limpar, e sugestões do que comprar

Como limpar seus periféricos claros e explicações sobre os tipos de acabamento que podem ser usados

O maior medo de muitas pessoas ao pensarem em comprar um periférico que tenha uma cor clara (seja branco, rosa claro, amarelo claro, ciano, etc...) é: "será que não vai encardir com o tempo?", e a resposta para esta pergunta é: depende.


Razer Deathadder 3.5G Modificado, CM Storm Alcor White

Ambos os mouses acima possuem 3 anos desde que foram adquiridos e ficaram guardados dentro de uma gaveta. Apenas um deles encardiu, e o outro não. Ambos são na cor branca, mas o acabamento deles, é diferente. O primeiro é emborrachado, o segundo é glossy.

Este guia vai se focar em mouses, headsets e teclados claros, mas muito do que é dito no artigo, tem a ver com tipos de acabamentos, então o que é dito sobre mouses com acabamento Glossy, também é válido para monitores e gabinetes.

Há três tipos de acabamentos populares para periféricos: emborrachado, fosco e glossy. Resumidamente, horrível, bom e excelente. Vamos discutir sobre cada um deles e o que pode ser feito para limpar cada um.

Acabamento Emborrachado

O acabamento emborrachado (também chamado de rubberized), é de longe o pior acabamento que há para periféricos.

Seja a cor que for, ele costuma desgastar com o tempo e depois de alguns anos de uso (normalmente 2~3 anos ou mais) ele começa ficar grudento, fazendo com que seja desagradável para encostar e também colete pó, sujeira e pelos. Procurem pesquisar antes, para jamais comprar periféricos com este tipo de acabamento.


Roccat Savu

A única coisa que pode salvar o mouse quando ele está neste estado, é uma quantia enorme de álcool para remover o acabamento, um pano para esfregar e muita paciência.

- Continua após a publicidade -

Mas, o caso é ainda pior em periféricos claros emborrachados, onde além de acontecer o mesmo que acontece com emborrachado escuro, sujeira, pó e/ou gordura, podem impregnar (entrar permanentemente) o material emborrachado, tornando muito difícil ou até mesmo impossibilitando a limpeza, como é o caso do Drevo Calibur abaixo:


Drevo Calibur

Esse tipo de acabamento é encontrado principalmente entre mouses brancos, por ser um acabamento que proporciona bastante aderência (mais do que os outros), que é barato para aplicar e fácil de gerar translucência (permitir que a luz passe).

Por estas razões, também não é raro achar headsets que tenham este tipo de material em parte de suas peças, exemplo sendo o SteelSeries Arctis 7 White, onde a lateral onde está o logo da SteelSeries é emborrachada, enquanto o resto não.


SteelSeries Arctis 7, Créditos: u/Festim1140: How to clean my white Steelseries Arctis 7 headset

Quanto a teclados brancos, em maioria dos casos não há o que se preocupar, são poucos os que usam acabamento emborrachado (Drevo Calibur foi o único que vi até agora) e também não é um material comum de se ver na carcaça.

Porém, há alguns teclados brancos que usam acabamento em tinta, usando um laser para remover esta tinta posteriormente, e nestes teclados com este tipo de acabamento, sujeiras podem impregnar a tinta, por isso não recomendo teclados brancos com pintura a laser, exemplo sendo a linha Razer Blackwidow Mercury (excluindo os novos modelos double-shot) e teclados da Xtrfy.


Razer Blackwidow Chroma X Mercury Edition

- Continua após a publicidade -

O acabamento de tinta branca das teclas destes teclados não suja tão fácil quanto o emborrachado do Drevo Calibur, mas mesmo assim é uma tinta relativamente "frágil", que não pode ser limpada usando métodos mais profundos e se por acaso sujeira impregnar a tinta, há o risco de danificar ela ao tentar limpar. O mesmo não ocorre caso a keycap seja double-shot.

Os novos teclados Razer Huntsman Tournament Mercury e Razer Huntsman Mini Mercury, usam keycaps double-shot e não vão ter problemas. Apenas evite o Huntsman Mercury com numérico e todos os teclados brancos da linha Blackwidow.

Ou se dinheiro não for problema, compre o set de keycaps brancas PBT Double-Shot da Razer e coloque no seu Blackwidow ou Huntsman.

E como faço para limpar periféricos claros emborrachados?

Aí que está o problema, depende se a sujeira impregnou a superfície emborrachada ou não. Se a sujeira não impregnou a superfície, utilizar produtos de limpeza como Cif Cremoso, podem limpar ele.




Razer Deathadder 3.5G Modificado, CM Storm Alcor White

Para fazer isso, basta aplicar o produto em um pano de microfibra (de preferência, para não riscar o mouse), dobre um pouco o pano na ponta onde está o produto, e depois esfregue com bastante vontade o mouse.

Não aplique o produto diretamente no mouse/teclado/monitor/gabinete, aplique no pano, afim de evitar que esse produto caia nas frestas, dentro do mouse ou em locais onde ele não deve ser usado, tal como os adesivos e pés do mouse.

Pode ser necessário aplicar e limpar várias vezes até que a sujeira saia. Se ela não saiu, infelizmente a sujeira impregnou o material emborrachado.

NÃO USE O CIF OU PRODUTOS SIMILARES PARA LIMPAR O ADESIVO OU OS PÉS EMBAIXO DO MOUSE, ele vai danificar eles!

NÃO USE ESTE PRODUTO OU SIMILARES PARA LIMPAR TELAS!

NÃO USE ESTE PRODUTO OU SIMILARES PARA LIMPAR PERIFÉRICOS CONSTANTEMENTE, ELE É A ÚLTIMA OPÇÃO, E NÃO UM PRODUTO PARA USO PERIÓDICO!

Você também pode utilizar o mesmo produto, para limpar o scroll e o cabo do mouse, que costumam ser emborrachados.


Mas, se a sujeira impregnou o material emborrachado, infelizmente não há muito o que fazer, fora simplesmente lixar a superfície para tirar o emborrachado, ou usar algum produto extremamente forte e perigoso para remover o emborrachado, o que não irei recomendar aqui no Adrenaline (há quem remova usando acetona, mas não vou recomendar isso e não vou me responsabilizar, pois acetona é um produto forte demais que tende a danificar plásticos).


Mesmo tentando limpar por meia hora com CIF Cremoso, não foi possível tirar esta mancha da lateral do Corsair Virtuoso White. Também, não foi possível tirar o encardido das keycaps do Drevo Calibur, mesmo usando CIF e tentando limpar com pastilhas efervescentes para dentaduras.

O que eu recomendo, é que não comprem periféricos que sejam emborrachados. Independente a cor. ****-se esse tipo de acabamento horrível.

Não comprem periféricos emborrachados, independente da cor

Acabamento Fosco

Esse é o tipo de acabamento mais "comum" entre periféricos claros, é literalmente apenas o plástico sem nenhum acabamento adicional e proporciona uma aderência decente. Mais da metade do mercado de mouses, vai usar acabamentos assim, exemplos sendo o Ajazz AJ390 (imagem abaixo), Cougar Minos XT Pink, Logitech G203 White, linha Razer Mercury White, linha Razer Quartz Pink, linha Glorious White Matte (fosco), etc...

Ele pode sujar com o tempo? Sim, pode e vai. Mas a sujeira não vai "impregnar" ele como ocorre em periféricos emborrachados, então basta apenas limpar ele de forma correta para resolver o problema.


Ajazz AJ390 / OEX Dyon MS 322

Dependendo o nível da sujeira, um pano de microfibra levemente umedecido vai ser o suficiente. Se achar que isso não for o suficiente, passe um pano levemente umedecido com um pouco de detergente e em seguida esfregue com outro pano levemente molhado com apenas água. Termine o serviço com um pano seco.

Tome cuidado para não exagerar na água e detergente usados para limpeza. E faça ela com o mouse desligado.

Caso estiver amarelado, um pano de microfibra com um pouco de CIF Cremoso vai resolver completamente o problema, mas só use esse produto em última instância. Não aplique o produto diretamente no mouse/teclado/monitor/gabinete, aplique no pano.



CM Storm Alcor White

Eu poderia ter limpado esta parte fosca do mouse melhor, mas optei por não limpar muito, pois o CIF Cremoso pode danificar os pés do mouse e o adesivo (inclusive danificou, veja as imagens) do mouse, então apliquem com cuidado apenas nas partes que realmente precisam ser limpadas, cuidando para não deixar cair dentro do mouse e não esfregar os adesivos e os pés do mouse.

Tomem cuidado pois o Cif pode danificar os adesivos e os pés do mouse, usem ele em última instância

Não usem este produto em telas, ele é forte e abrasivo. Não usem este produto para "limpezas periódicas", ele é algo para "última opção", quando o produto já está amarelado.

Este é também o acabamento quase todas as carcaças de teclados utilizam. E para limpar a carcaça, a mesma regra é válida, se estiver pouco sujo, apenas um pano levemente umedecido. Se estiver muito, um pano levemente umedecido com um pouco de detergente. Se estiver amarelado, sujo demais ou alguma mancha não sair, Cif Cremoso.


Ducky Miya Pro Sakura

Keycaps Double-Shot ou Dye-Sub, são fáceis de limpar utilizando pastilhas efervescentes para dentaduras (ex: Coregatab):

Acabamento Glossy

O acabamento glossy é bastante conhecido pelo popular "Black Piano", muita gente tem "pavor" desse tipo de acabamento por ele deixar bastante visível marcas de dedos e riscos. Outro problema, é que este tipo de acabamento não proporciona muita "aderência" ao pegar, ele é extremamente "liso", sendo algo que algumas pessoas preferem evitar por este fato.

Também, é muito mais fácil sentir quando superfícies glossy estão sujas, a parte onde está suja terá mais atrito do que as outras, o que acaba dando a falsa impressão para algumas pessoas, de que este acabamento "suja mais fácil do que outros", o que não é verdade.

Mas não se enganem, este é de longe o melhor tipo de acabamento para periféricos claros no quesito limpeza.


ZOWIE S2 Divina

Assim como sua mão não possui muita aderência ao encostar neste tipo de acabamento, sujeiras, suor e pó não conseguem "agarrar" bem a superfície. Também, elas não conseguem "impregnar" ela. O resultado? Uma superfície que além de ser mais difícil para ficar suja, é extremamente fácil de limpar, bastando simplesmente passar um pano levemente umedecido e depois outro seco para o periférico ficar igual novo.

Por esta razão, eu considero o acabamento glossy como sendo o melhor tipo de acabamento para periféricos claros, especialmente para mouses, que estão sempre em contato com a nossa mão e que sujam com maior facilidade.

Mas claro, algumas pessoas terão a preocupação válida de que esse tipo de acabamento fará o mouse ser liso demais ao ponto de "escapar" de sua mão, especialmente pessoas com problemas de suor. Felizmente várias fabricantes sabem deste fato, por isso que mouses como Redragon Phoenix Lunar White possuem um acabamento glossy na parte superior, e fosco na lateral onde você vai "segurar" o mouse.


Redragon Phoenix Lunar White

Essa junção de dois tipos de acabamentos diferentes, acaba trazendo o melhor de cada um. A aderência do plástico fosco nas laterais, e a facilidade de limpeza do glossy na parte superior em que há maior contato com a sua mão.

E claro, hoje em dia há mouses claros que acompanham fitas de grip, ou então você pode comprar separadamente, afim de melhorar a aderência do mouse com a sua mão, e que acabam tornando sujeiras menos visíveis.


Fita Lizard Skin DSP, mouse: Endgame Gear XM1 White

Nada impede você de comprar, ou "modificar" mouses que combinem acabamentos ou cores diferentes afim de criar o design, aderência e facilidade de limpeza que você quer.

Periféricos claros recomendados

Esta é uma pequena lista de periféricos que eu recomendo e que usam cores brancas ou claras, obviamente haverá alguns que ficaram fora por eu acabar esquecendo, por não achar o acabamento tão fácil de limpar, ou por não ter conhecimento/experiência sobre.

Vou recomendar principalmente mouses glossy, mas você pode também comprar um mouse fosco de qualidade (ex: Logitech G304 White, Xtrfy M4 White, Razer Basilisk Mercury White) e realizar a limpeza esporadicamente. Estes abaixo, só vão ser mais difíceis para sujar, e mais fáceis para limpar do que outros.

Mouses recomendados:


Cooler Master MM720 Glossy White

Destes, o mais acessível é o Redragon Phoenix Lunar White, custando entre R$ 130~150, e vale muito bem este valor. Acho até melhor do que o Logitech G203 White, que também está nesta faixa de preço.

Claro, para quem não é fã de acabamento glossy, há a opção de comprar ou "modificar" mouses para usarem grips ou terem cores diferentes, para que sujeiras não sejam tão visíveis e/ou haja maior aderência, exemplo sendo o próprio MM720 que aparece na imagem de cima e que acompanha estes grips laterais escuros nas unidades compradas no lançamento (unidades compradas posteriormente não terão):


Créditos: Cooler Master MM720 Review pela www.wccftech.com

Quais mouses eu devo evitar? Redragon Griffin White (emborrachado), Motospeed V70 Rosa (emborrachado) e qualquer mouse claro que seja emborrachado. Aliás, evitem mouses emborrachados de qualquer cor.

Teclados recomendados:

  • Quase qualquer teclado branco, rosa ou que tenha qualquer cor clara e que use keycaps Double-Shot, pois estas tornam possível a limpeza da keycap. Teclados com keycaps Dye-Sub também são recomendados, embora mais raros.


Fallen Gear ACE Tournament

Recomendo que se possível, comprem teclados com switches Gateron, Kailh, Cherry ou Ópticos (qualquer), para diminuir as chances, ou evitar completamente problemas de double-click ou falhas de ativação.

Exemplos acessíveis, sendo o Blitzwolf BW-KB1 ou Geek GK61, que estão na faixa dos 60 dólares e valem muito bem este valor.

E claro, nada impede você de comprar um teclado mecânico qualquer (desde que não seja ABNT2, pois não são vendidas teclas brancas para teclados ABNT2) e depois comprar keycaps de outras cores, sejam keycaps brancas, rosa, azul claro, etc...

Keycaps Double-Shot ou Dye-Sub, são fáceis de limpar utilizando pastilhas efervescentes para dentaduras (ex: Coregatab):

Quais teclados eu devo evitar? Linha Razer Blackwidow Mercury (keycaps laser, excluindo novos modelos que sejam double-shot), todos os teclados brancos da Xtrfy (keycap laser) e Drevo Calibur (keycap emborrachada)

Headsets recomendados:

O mais acessível desta lista, é o Redragon Zeus Sakura Edition, que está na faixa dos R$ 450~500. E claro, se você achou esse valor alto, nada impede você de importar da Aliexpress pela metade do preço, porém sem garantia.

Quais headsets eu devo evitar? Linha branca dos SteelSeries Arctis e Corsair Virtuoso White (ambos possuem acabamento emborrachado).

Claro, há muitos outros headsets no mercado, mas optei por recomendar apenas aqueles que são realmente fáceis de limpar e que já testei/conheço quanto à qualidade.

Cadê os monitores?!?!?!

Infelizmente eu não tenho experiência suficiente com monitores para sugerir modelos, mas muito do que fora dito sobre acabamentos e limpeza, também se aplica a monitores, tanto que é extremamente comum no mercado de monitores, ver modelos com acabamento glossy (o mais popular sendo o "Black Piano").

Procurem monitores com superfície glossy se querem facilidade de limpeza. Infelizmente não poderei sugerir modelos, mas vocês podem discutir sobre isso, e pedir sugestões de modelos para outros leitores nos comentários.

  • Redator: Wellington Diesel

    Wellington Diesel

    Formado em Redes de Computadores, o "wetto" é um entusiasta do ramo de Periféricos. Autor do Guia do Teclado Mecânico, ele carrega consigo mais de 200 análises de mouses, teclados e headsets publicadas, além de diversos Guias e Artigos sobre teclados, mouses e headsets. Respeitado pela comunidade do Adrenaline, ele trabalha à distância como colaborador.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.