Créditos: Montagem | Adrenaline

Pesquisa Adrenaline: Marcas preferidas de hardware e periféricos de 2020

Quais são as empresas que estão "bem na fita" com nossos usuários, mesmo na pandemia?

Sabemos que 2020 não está sendo um ano fácil no geral, e que o mercado de hardware também está sofrendo devido ao coronavírus, mas as tradições permanecem e chegou o período de mais uma Pesquisa Adrenaline. Chegou a hora de nos atualizarmos sobre as preferências dos nossos usuários, descobrindo quais as suas marcas de hardware e periféricos favoritas. A série de enquetes tem sido um sucesso, com milhares de votos, e é muito interessante saber em quem o pessoal mais confia ou quais fabricantes oferecem o melhor custo benefício!

Ganhadores de 2019 estão no final dessa publicação
Veja os ganhadores da pesquisa de 2018
Veja os ganhadores da pesquisa de 2017

Esse foi um ano de gratas novidades, mas também terrível para quem quer montar uma máquina. Os produtos trazem grandes novidades, com direito a AMD conseguindo enfim bater a Intel em jogos, enquanto o lado "azul da força" reforçou seu line-up com mais núcleos e threads, para equilibrar a disputa com os concorrentes diretos da linha Ryzen.

Em placas de vídeo, a Nvidia melhorou a relação de custo e performance, e a AMD já tem "bala na agulha" para disputar com as RTX e estão a caminho.

Em periféricos, temos cada vez mais marcas disputamdo espaço em teclados, mouses e, especialmente, monitores com foco em Gaming. Quanto mais, melhor para nós.

Mas tudo isso foi revirado pela pandemia. Desabastecimento, problemas na linha de produção e a pesada desvalorização do Real fez com o que o poder de compra fosse grandemente impactado. O resultado: lançamentos mais caros, mesmo quando em teoria deviam melhorar o valor. 

Por isso, está na hora de atualizarmos a pesquisa para saber se vocês mudaram de opinião nesses últimos tempos! Separamos as perguntas por tipo de produto para ficar mais fácil de eleger a marca de sua preferência nos principais componentes que fazem parte de um computador.

Seguimos alguns critérios para as marcas disponíveis entre as opções de cada pergunta, como se elas estão ou não disponíveis no Brasil e até mesmo se tiveram poucos votos na edição anterior, entre de marcas que apareceram. Caso não estejam de forma oficial, ao menos é necessário ter uma boa presença em sites de vendas nacionais.

A própria representatividade da marca também foi um filtro, especialmente em componentes com muitas opções como gabinetes e periféricos. Optamos por não adicionar modelos sem expressão ou mesmo com produtos não focados em games ou de baixa qualidade.

OBS.: Apenas um voto por IP em cada enquete. Votos de mesmo IP serão filtrados e removidos.

- Continua após a publicidade -

Processador

Estas enquetes possuem foco no público de PC E GAMES. Marcas com ênfase no público mobile (ex: marcas que fazem apenas fones Bluetooth/TWS/in-ear) serão inclusas em enquetes futuras que faremos no Mundo Conectado. Por isto empresas como Blitzwolf, Xiaomi, Apple, Beats e outras, não serão inclusas

 

Qual a sua fabricante de processador favorita? - Pesquisa de Hardware 2020


Coolers

Qual sua marca de coolers preferida? - Pesquisa de Hardware 2020

- Continua após a publicidade -

Placa-mãe

 

Qual a sua fabricante de placa-mãe favorita? - Pesquisa de Hardware 2020


Chip de placa de vídeo

Qual sua fabricante de chip gráfico preferida? - Pesquisa de Hardware 2020


Placa de vídeo

Qual é a sua marca de placas de vídeo favorita? - Pesquisa de Hardware 2020


Monitor

Qual a sua marca de monitor preferida? - Pesquisa de Hardwares 2020


Memória RAM

Qual a sua fabricante de memória RAM predileta? - Pesquisa de Hardware 2020


Armazenamento

Qual é a sua marca favorita de armazenamento (HD ou SSD)? - Pesquisa de Hardware 2020


Gabinete

Qual a sua marca de gabinetes preferida? - Pesquisa de Hardware 2020


Fonte de alimentação

Qual a sua marca de fontes de alimentação predileta? - Pesquisa de Hardware 2020


Teclado

Qual a sua marca de teclados para jogos favorita? - Pesquisa de Periféricos 2020


Mouse

Qual a sua marca de mouses para jogos favorita? - Pesquisa de Periféricos 2020


Fone de ouvido

Atenção: Esta enquete possui foco no público PC e público gamer, marcas com ênfase no público mobile (ex: marcas que fazem apenas fones Bluetooth/TWS/in-ear) serão inclusas em enquetes futuras que faremos no Mundo Conectado, por isto empresas como Blitzwolf, Xiaomi, Apple, Beats e outras, não serão inclusas

Qual a sua marca de headphones/headsets para jogos preferida? - Pesquisa de Periféricos 2020


VENCEDORAS 2019

PUBLICADO EM 02/12/2019

Enfim temos os resultados! Vamos conhecer os vencedores [de 2019]! Foram entre 6 e 8 mil participantes em todas as enquetes.

Começando pelos processadores, a AMD confirma a boa fase (inclusive em vendas) e levou a preferência de nosso público. Para placas-mãe, a marca mais escolhida com boa vantagem foi a ASUS ROG, que também levou a marca para placa de vídeo e ficou em segundo lugar como marca de monitor favorita, perdendo para a LG.

Para placa de vídeo a AMD não conseguiu repetir o feito dos CPUs, e quem levou a melhor com boa margem foi a Nvidia. Para memórias, Kingston/HyperX levou a melhor, e junto com a Corsair ambas dominaram boa parte dos votos. A HyperX também levou em SSD e headsets, enquanto a Corsair ficou com folga na frente quando o assunto é fonte, venceu em coolers e ficou em segundo em gabinetes, categoria que a Cooler Master levou a melhor.

Outra marca muito lembrada foi a Logitech, que ganhou com folga em teclados e MUITA folga em mouses.

O ranking dos vencedores:

- CPU: AMD
- Coolers: Corsair
- Placa-mãe: ASUS ROG
- Chip gráfico: Nvidia
- Placa de vídeo: ASUS ROG
- Monitor: LG
- Memória RAM: Kingston/HyperX
- Armazenamento: Kingston/HyperX
- Gabinete: Cooler Master
- Fonte: Corsair
- Teclado: Logitech
- Mouse: Logitech
- Fone: HyperX

  • Redator: Fabio Feyh

    Fabio Feyh

    Fábio Feyh é sócio-fundador do Adrenaline e Mundo Conectado, e entre outras atribuições, analisa e escreve sobre hardwares e gadgets. No Adrenaline é responsável por análises e artigos de processadores, placas de vídeo, placas-mãe, ssds, memórias, coolers entre outros componentes.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.