Resposta rápida: Qual a diferença entre 5V ARGB e 12V RGB

Veja qual a melhor tecnologias de LEDs RGB para sua necessidade

Uma dúvida comum de todo mundo que está começando a montar seu sistema e pretende utilizar LEDs RGB é a diferença entre 5V ARGB e 12V RGB, sendo que as placas-mãe e outros componentes muitas vezes trazem suporte aos dois padrões, gerando a dúvida de qual utilizar.

Começando uma série de artigos aqui no Adrenaline respondendo algumas perguntas de forma rápida, mas ainda assim detalhada, hoje temos a seguinte:

Qual a diferença entre 5V ARGB e 12V RGB?

Bom, a primeira coisa que você precisa saber, é que eles não são compatíveis entre si, e se você "forçar" o 5V ARGB "caber" no 12V RGB, você vai queimar os LEDs.

Se você conectar um 12V RGB em um conector 5V ARGB, a única coisa que vai acontecer, são os LEDs não ligarem.

5V ARGB, ou 5V Addressable RGB (Endereçavel), é uma conexão digital, a qual é capaz de controlar a cor de cada um dos LEDs.

5V ARGB já está se tornando o padrão em novos gabinetes, water-coolers, fans e muitos dos equipamentos RGB recentes, pois permite uma maior gama de efeitos.

Quais as vantagens do 5V ARGB?

- Continua após a publicidade -
  • LEDs podem ser customizados individualmente, um por um.
  • Uma quantia muito maior de efeitos.

Qual as desvantagens do 5V ARGB?

  • Já que os LEDs são digitais, há um custo adicional em fitas/equipamentos que usem, pois é necessário que tenham controladoras para os LEDs, algo que os 12V RGB não possuem.
  • Fabricantes de placas-mãe, costumam colocar entradas 5V ARGB apenas em placas-mãe caras e em quantia limitada (apenas uma ou duas), sendo necessário comprar placas-mãe caríssimas e/ou splitters/controladoras se você tiver uma grande quantia de equipamentos.
  • Menor alcance

E quanto ao 12V RGB, qual a vantagem de usar ele?

No caso do 12V RGB, não é possível controlar cada LED individualmente, e isso já reduz consideravelmente o número de efeitos que são capazes de fazer. Mas, há algumas vantagens.

  • A conexão 12V está presente em placas-mãe mais baratas
  • Possui um maior alcance
  • Tendem a ser mais baratos por serem analógicos

Se você quer integrar, por exemplo, uma fita de LED comprida na sua mesa com o seu computador, a conexão 12V é o ideal

Créditos para RackJonan: Elijah_enjoying_the_new_rgbcct_controlled_desk

O grande problema do 12V, é que esse padrão já está se tornando cada vez mais raro em gabinetes, water-coolers e outros equipamentos, e se sua placa-mãe possuir suporte apenas para este tipo de conector, não é possível conectar equipamentos 5V ARGB nas entradas dele.

Ainda assim, se você comprar um gabinete com 12V RGB, uma placa-mãe com 12V RGB e quaisquer outros LEDs 12V RGB, normalmente é possível ter RGB no seu computador pagando menos do que se você tentasse fazer um kit 5V ARGB.

- Continua após a publicidade -

Ou seja, quer RGB mais barato? Procure um kit 100% 12V RGB. Quer mais efeitos e está disposto gastar? 5V ARGB é o correto.

A única coisa que não recomendo fazer, é tentar misturar equipamentos 5V ARGB e 12V RGB, ainda mais se você não sabe o que está fazendo.

O que não dá certo, é tentar misturar, ainda mais se você não souber o que está fazendo

E este que é o maior problema do mercado atual, muitas placas-mãe prometendo controle para RGB, tendo apenas 12V RGB e usuários comprando equipamentos 5V ARGB que são incompatíveis, tornando assim imposssível sincronizar ou utilizar os LEDs do equipamento.

Por isto, é sempre necessário se atentar em qual a conexão que sua placa-mãe possui e qual o conector dos LEDs do equipamento RGB que você comprou.

  • Redator: Wellington Diesel

    Wellington Diesel

    Formado em Redes de Computadores, o "wetto" é um entusiasta do ramo de Periféricos. Autor do Guia do Teclado Mecânico, ele carrega consigo mais de 150 análises de mouses, teclados e headsets publicadas, além de diversos Guias e Artigos sobre teclados, mouses e headsets. Respeitado pela comunidade do Adrenaline, ele trabalha à distância como colaborador.

Qual vai ser o melhor game de outubro de 2020?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.