Créditos: Montagem: Adrenaline

Qual CPU preciso para uma RTX 3080?

A melhor placa de vídeo precisa do melhor processador para voar?

Uma das perguntas mais recorrentes no chat desde o lançamento das análises da RTX 3080 é a questão do processador. Muita gente quer saber que CPU é a ideal para combinar com uma placa de vídeo que introduz um novo nível de performance em games.

Nós já tratamos do balanço de CPU e GPU em um artigo anterior, mas esse lançamento é também uma oportunidade interessante de ver na prática esse tipo de situação. Que tal entender o que acontece quando variamos o processador em nosso setup gamer?

Para isso vamos usar de referência a nossa review. Em teoria, temos o cenário ideal: o Intel Core i9-10900K usado em nossa bancada de testes está entre os melhores disponíveis no mercado. Usando ele de base, experimentamos ir reduzindo a configuração e avaliamos o impacto em diferentes resoluções.

Por isso entra em ação os Ryzen 5 3600XT e Core i5 10600K, representando os processadores intermediários mas com altas frequências, uma opção bem popular para um PC gamer, também demos uma olhada nos custo x benefício, como o i5-10400, e por fim trouxemos tudo "bem pra baixo" com o Ryzen 3 3100, um CPU que ainda tem configurações aceitáveis para jogar, mas já nos traz para o segmento de entrada.

CPUs testadas:

- Intel Core i9-10900K - análise
- Intel Core i5-10600K - análise
- Intel Core i5-10400 - análise

- AMD Ryzen 5 3600XT - análise
- AMD Ryzen 3 3100 - análise

Foram testados 5 games, sendo que só ficou ausente os testes do Battlefield V com o 10400 (semana corrida, passou batido essa bateria). Temos os seguintes resultados:

- Continua após a publicidade -

FullHD

QuadHD

- Continua após a publicidade -

4K

Conclusão

Como CPU e GPU trabalham como uma "dobradinha", as coisas mudam quando o cenário de uso da RTX 3080 muda. Quando jogamos em FullHD, temos uma situação extrema de produção de quadros, onde somente os melhores processadores vão conseguir alcançar taxas tão elevadas, e é aqui que surgem as maiores diferenças entre os modelos. 

Se você está mirando em jogos competitivos, onde normalmente não vai usar resolução ou gráficos muito elevados, o processador é crucial, como fica evidente nos testes em 1080p.

Trazendo para QuadHD a situação começa a mudar. A RTX 3080 em configuração máxima já começa a entregar menos quadros, e tem games onde as diferenças de desempenho encurtam e muito. Isso se consolida em 4K: com a GeForce ficando na casa dos 60fps, até o Ryzen 3 3100 começa a alcançar o desempenho que tínhamos com o i9.

Mas média de quadros não é tudo na experiência, e tem outro fator importante a se considerar: estabilidade. Com testes que envolvem o cálculo do 1%, onde vemos claramente quando o jogo rodou de forma instável, fica evidente como um processador mais robusto (com mais núcleos, por exemplo) é muito mais estável. Em nossos testes com o Fligh Simulator 2020, abaixo, veja como o 1% sobe consideravelmente com CPUs mais robustos. Mesmo tendo uma média mais alta, o Core i5 foi menos estável que o Ryzen 9, por exemplo.

Por isso, o ideal e o bom senso. Se vai investir pesado em uma placa de vídeo, é bom considerar também um processador robusto, para não ter sua experiência prejudicada por travamentos e instabilidades, ou literalmente desperdiçar o potencial de sua placa de vídeo.

Para quem já tem um processador intermediário, e principalmente está mirando em QuadHD ou resolução superior, é possível que seu CPU atual já dê conta do recado. Dá para pegar uma RTX 30 e colocar em seu sistema e potencialmente ter um bom resultado. Ou, caso contrário, vai dar para usar sem comprometer a funcionalidade até ser possível trocar também o processador.

Assuntos
  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

Qual vai ser o melhor game de outubro de 2020?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.