Créditos: AMC

40 jogos para jogar na quarentena e fugir do COVID-19

Mais tempo em casa pode resultar em mais tempo pra jogar, mas jogar o quê?

Antes de mais nada, vamos deixar bem claro: quarentena não é férias. Se quisermos que as pessoas levem o home office a sério, nós mesmos devemos ser os primeiros a considerá-lo. Dito isso, tem muita gente presa em casa durante essa quarentena contra o coronavírus que não tem como trabalhar e precisa encontrar maneiras de matar o tédio.  Além disso, quando finalmente chega o tempo livre, também não dá pra sair pra dar uma voltinha... Esse, como outros, é um ótimo momento para dar uma chance a algum game que você talvez ainda não testou antes. Temos um total de 40 para sugerir!

*EGS: Epic Games Store e XGP: Xbox Game Pass


1 - Abzû

Abzû é um game relaxante que pode ser uma boa pedida pra quem está preso em casa. Nadar nos vastos oceanos que parecem sem fim e sem problemas dá uma sensação de liberdade e tranquilidade. Certamente não é pra todo mundo, mas vale dar uma olhada!

Disponível em: PC (Steam, GOG e EGS), PS4, Xbox One e Switch


2 - Akane

Akane é o famoso triplo B: bom, bonito e barato. Mas coloca aí um quarto B: brasileiro! O game indie de ação é tão simples quanto seu preço, mas vai render umas boas horas de diversão e desafio, enquanto você tenta bater seus próprios recordes e/ou liberar novas habilidades e equipamentos.

Disponível em: PC e Switch


3 - Alice: Madness Returns

Este é um game das antigas que oferece "mais forma do que conteúdo". A incrível direção de arte e história maluca mereciam um gameplay melhorzinho, mas o jogo com certeza ainda merece sua atenção, nem que seja pra ver os conceitos insanos e distorcidos de uma Alice no país das coisas horrorosas.

Disponível em: PC (Origin) e Xbox One (via retrocompatibilidade)


4 - A Plague Tale: Innocence

Talvez um dos games mais novos nessa lista, mas que está disponível no Xbox Game Pass, pra alegria da galera. A Plague Tale: Innocence tem um gameplay focado na narrativa e na furtividade, além de se passar em tempos medievais, no meio de uma epidemia. Qualquer semelhança com a realidade é mera coincidência.

Disponível em: PC (Steam, GOG e XGP), PS4 e Xbox One (loja e XGP)


5 - Ape Out

Simples, direto e rápido. Dois cliques e você já está jogando e, espero, se divertindo. Em Ape Out você joga como um gorila tentando fugir, usando duas habilidades básicas: agarrar e empurrar. O jogo é desafiador e talvez você já o tenha na biblioteca porque ele chegou a ser distribuído pela Epic gratuitamente!

Disponível em: PC (SteamEGS, GOG e XGP), Xbox One e Switch


6 - Aragami

Voltamos a mais um jogo de stealth para quem quer fugir da barulheira de Ape Out. Aragami é como uma "homenagem" ao falecido Tenchu. O game não é tão bom quanto o clássico de gerações passadas, mas tem um estilo muito próprio e uma mecânica de ficar pela sombra que incentiva a criatividade do jogador.

Disponível em: PC (Steam e GOG), PS4, Xbox One e Switch


7- The Binding of Isaac

A sugestão vale para o original ou o Rebirth, peguem qual couber no bolso e interessar mais. Esse roguelite maluco e distorcido é ideal pra quem curte desafio e algumas bizarrices em seus games. É o tipo de jogo que quanto mais você joga, mais coisa aparece pra fazer, e o porão de Isaac é bem mais profundo do que parece num primeiro momento.

Disponível em: PC (Steam), PS4, Xbox One e Switch


8 - Enslaved: Odyssey to the West

Enslaved nunca foi um sucesso esmagador de vendas, mas certamente tem seus fãs. O game é uma "reimaginação" da lenda asiática da Jornada para o Oeste, que também inspirou diversas outras obras, como o mangá original de Dragon Ball. 

Disponível em: PC (Steam)
OBS: O jogo é retrocompatível no Xbox One, mas foi removido da Live, então só conseguindo a mídia física mesmo.


9 - Furi

Se você sempre se perguntou como seria um jogo inspirado por Afro Samurai, mas cheio de neon e com algumas doses de bullet hell, Furi é a resposta. OK, provavelmente você nunca se perguntou algo tão específico, mas acho que já ficou claro o porquê de Furi merecer uma chance!

Disponível em: PC (Steam e GOG), PS4, Xbox One e Switch


10 - Gulty Gear Xrd

Guilty Gear, por algum motivo, não é muito popular no ocidente - e isso é um crime. Se você curte jogos de luta em 2D, é praticamente seu dever experimentar uma das melhores franquias da atualidade! É uma pena que o multiplayer seja meio morto em nossa região, mas quem sabe não melhora durante a quarentena?

Disponível em: PC (Steam) e PS4


11 - Iconoclasts

Claro que não poderia faltar um metroidvania numa lista de games feita por mim. Iconoclasts é um game que exala originalidade em sua arte, personagens, história e gameplay. E isso é muito interessante nesse formato, porque nunca sabemos como vai ser o próximo cenário ou habilidade que vamos liberar.

Disponível em: PC (Steam e GOG), PSN, Xbox One e Switch


12 - Mark of the Ninja

Mark of the Ninja é um game indie em 2D com uma mecânica de furtividade bem melhor do que muito jogo grande 3D por aí... Isso acompanhado de uma história interessante, arte feita à mão e um sistema de habilidades muito bem implementado que estimula o fator replay!

Disponível em: PC (Steam e GOG), PS4Xbox One e Switch


13 - The Messenger

Quanto menos você souber sobre The Messenger antes de jogar, melhor. Basta dizer que é um excelente game de plataforma, com controles responsivos e habilidades variadas, além de um senso de humor irreverente e divertido!

Disponível em: PC (SteamEGS, GOG e XGP), PSN, Xbox One e Switch


14 - My Friend Pedro

My Friend Pedro é mais um game simples e direto para passar o tempo. É um game de tiro em 2D que se destaca pelas manobras malucas e o bullet time, com a qualidade extra de um sistema de rankeamento que vai oferecer mais algumas horas pra quem realmente curtir o jogo e quiser tentar bater os próprios recordes!

Disponível em: PC (Steam, GOG e XGP), Xbox One (loja e XGP) e Switch


15 - Ronin

Ronin é um jogo de ação por turnos, se é que isso soa possível. O game tem uma proposta minimalista, mas nem por isso deixa de ser desafiador ou ter uma história envolvente. Infelizmente o jogo é um tanto curto e não há muitas fases, mas dá pra perder um tempinho se divertindo na sua quarentena!

Disponível em: PC (Steam e GOG) e PS4


16 - Subnautica

Para quem curtiu a ideia de Abzû, mas prefere enfrentar mais desafios, Subnautica é uma boa pedida! Aqui o tema também é exploração do oceano, mas este é um jogo de sobrevivência em que você vai ter que gerenciar seus recursos e se defender de criaturas hostis.

Disponível em: PC (Steam, EGS e XGP), PS4 e Xbox One (loja e XGP)


17 - Superhot

Superhot não é lá um game desconhecido, mas é possível que muita gente ainda não jogou. O game chegou a ser distribuído pela EGS e está disponível na XGP no PC e no Xbox, então a hora de testar é essa! Uma ideia bem original e uma história misteriosa fazem esse game ser imperdível, apesar de muito curto.

Disponível em: PC (Steam, EGS, GOG e XGP) PS4, Xbox One (loja e XGP) e Switch


18 - Timespinner

Vocês se lembram da época em que alugavam uma fita para o Super Nintendo sem conhecer direito o jogo e encontravam uma aventura um tanto sombria em que você não tinha ideia do tamanho que seria? Timespinner evoca muito bem esses velhos tempos, num metroidvania distópico que é, ao mesmo tempo, arcaico e futurista.

Disponível em: PC (Steam, GOG e XGP), PS4Xbox One (loja e XGP) e Switch


19 - Yakuza 0

Na verdade aqui vale pra qualquer Yakuza. Joguem Yakuza, sério. Um RPG de ação urbana irreverente e absurdo que, apesar de carregar no drama em sua história, ainda encontra espaço para não se levar a sério o tempo todo e fazer seu jogador rir. E se você acha que já viu os homens mais badass dos games, é porque ainda não conheceu Kazuma Kiryu. Estou sugerindo o Yakuza 0 porque ele está na XGP!

Disponível em: PC (Steam e XGP), PS4 e Xbox One (loja e XGP)


Do 20 ao 40 - Confira no VAR!

Temos mais 21 sugestões de games em vídeo que fizemos ao longo das últimas semanas antes da quarentena! É o nosso quadro Vídeo games que o Adrenaline Recomenda - VAR! Veja na playlist abaixo o restante dos jogos e não fique sem opções para não sair de casa!

  • Redator: João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

Qual o seu palpite para os preços dos consoles da próximo geração?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.