Índice do Artigo

Windows

Como desativar a atualização automática de drivers do Windows

Como desativar a atualização automática de drivers do Windows
Créditos: Adrenaline

As versões mais recentes do Windows vem com a opção padrão de instalação de drivers, recomendados e certificados pela Microsoft. Isso é algo positivo, já que facilita o processo manual de download desses controladores, mas pode não ser a melhor opção dependendo o driver, como de placas de vídeo que sofrem atualizações mensais. Para desativar essa função é muito simples e rápido.

A instalação automática é boa principalmente para os usuários mais leigos. O próprio Windows localiza os drivers compatíveis com a configuração do computador. Para alguém que usa a sua máquina para tarefas cotidianas, que não exigem uma atualização frequente, isso facilita muito. 

No caso de quem usa o seu PC para jogar, por exemplo, isso pode não ser tão positivo. Isso porque a Microsoft usa, na maioria das vezes, drivers mais antigos. Um grande exemplo está nas placas de vídeo. Enquanto a AMD ou Nvidia, lançam, uma, duas, três, as vezes até quatro atualizações por mês, o Windows pode instalar uma versão de até anos antes. Isso pode fazer com que o desempenho não seja o esperado em diversos games. Também vale especialmente para componentes não tão dependendo de atualizações, como placas de rede e áudio, com versões de 4 anos atrás apesar de dezenas mais recentes.

É um problema instalar um novo driver sobre outro? Na grande maioria dos casos não, mas quanto mais “limpo” o sistema, melhor.

Para desativar essa função, é muito simples. Acompanhe o passo a passo:

Passo 1

Para iniciar o processo vá até o seu comando de controle, intitulado de ‘Meu Computador‘ em sua área de trabalho. Clique com o botão direito e depois vá em ‘Propriedades‘. Se não tiver o ícone na área de trabalho basta buscar por meu computador e clicar com o botão direito e depois ir em propriedades.

Clicando nessa opção vai abir uma outra aba, que já é o segundo passo.


Passo 2

A aba que será aberta será, por padrão do Windows, já vai em ‘Sistema‘. Caso o seu não entre diretamente basta ir em ‘Painel de Controle‘ e depois clicar em Sistema. É difícil que isso seja necessário, como dito, o padrão do Windows é abrir essa aba direto. A tela que será aberta é esta:

Com essa aba aberta, basta clicar em ‘Configurações Avançadas de Sistema‘. Essa opção fica do lado esquerdo da tela, e está circulada pelo retângulo preto na imagem acima. Depois disso, vamos para o terceiro passo.


Passo 3

Clicando em configurações avançadas, uma nova aba será aberta. O Windows irá te direcionar para a opção ‘Avançado‘ de padrão, mas você deve clicar na aba ao lado esquerdo, a ‘Hardware‘.

Dentro da aba ‘Hardware’ basta clicar em ‘Configurações de Instalação do dispositivo‘. E assim encerra o terceiro passo.


Passo 4

Depois de clicar em ‘Configurações de Instalação do Dispositivo’ também será aberta outra aba. Essa será a última necessária.

O Windows irá enviar uma mensagem em sua tela, perguntando se você deseja baixar automaticamente ícones personalizados e aplicativos de fabricantes para seus dispositivos. As opções são ‘Sim’ que é a que o Windows recomenda e ‘Não‘, informando que o dispositivo pode não funcionar conforme o esperado. Para desativar, clique em ‘Não’ e depois em ‘Salvar Alterações’. 

O Windows recomenda que o usuário permita que o próprio sistema operacional busque os drivers para evitar problemas. O download dos aplicativos sempre deve ser feito nos sites oficiais dos seus hardwares. Assim, você vai garantir que está com a opção mais atualizada em seu computador e também vai tirar proveito máximo de seu equipamento.

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções