Créditos: Nvidia

Tutorial: como usar o GeForce Now para PC de graça no Brasil

Streaming de games da Nvidia ainda não está disponível oficialmente no país, mas já é possível utilizá-lo por aqui
Por Mateus Mognon 25/02/2020 15:24 | atualizado 27/02/2020 20:23 Comentários Reportar erro

Após anos de testes, a Nvidia lançou oficialmente o serviço de streaming de games GeForce Now. A plataforma que permite rodar títulos de lojas como Steam e Epic Games via nuvem ainda não está disponível oficialmente no Brasil, mas já é possível fazer o donwload e utilizá-la no nosso país por meio do próprio site da fabricante de GPUs. 

A melhor parte é que o GeForce Now conta com um plano gratuito, que permite rodar games em nuvem em sessões de uma hora sem pagar nada, mas com eventuais filas para acessar os servidores da empresa. Porém, como ainda não existem servers da plataforma por aqui, quem for utilizar o serviço no Brasil vai enfrentar problemas como lag, principalmente se não tiver uma conexão de internet muito rápida.

No tutorial abaixo, nós explicamos como é possível fazer o donwload do GeForce Now e utilizá-lo no Brasil, mesmo que a experiência ainda não seja a idealizada pela Nvidia para o país. Enquanto a plataforma visa permitir que até mesmo PCs e Macs com hardware inferior rodem jogos pesados, o serviço exige uma conexão de pelo menos 15Mbps para realizar streaming em 720p (HD) e 60 frames por segundo. Logo, preencher esse requisito é essencial para conseguir uma experiência minimamente viável com o mais novo concorrente do Stadia. 

- Antes de tudo, consiga um VPN

Como o GeForce Now ainda não está disponível oficialmente no Brasil, a parte mais "complicada" é fazer o download do instalador da plataforma e vincular sua conta ao serviço. Para isso, você precisará utilizar um VPN antes de tentar baixar o serviço no site oficial da Nvidia.

O VPN consegue mascarar a localização do usuário e fazer o site acreditar que você está em um dos países que permitem o uso da plataforma. Para quem usa o navegador Opera,  que pode ser baixado aqui, o processo é bem simples: como o browser possui o recurso integrado, basta ir até às configurações, buscar por "VPN" e habilitar a função. Já em softwares como o Google Chrome, é preciso baixar uma extensão voltada para isso, como é o caso da Hola VPN.

Vale ressaltar, novamente, que o VPN só é útil nesse processo inicial de autenticação e não é necessário durante o uso do GeForce Now.

- Em seguida, entre no site do GeForce Now

Com o VPN em funcionamento, o próximo passo é entrar no site oficial do GeForce Now. Ao acessar a página com a rede mascarada, clique no botão "Join Today", no canto superior direito, para ser direcionado aos planos de uso da plataforma. Para utilizar o serviço de maneira gratuita, clique na opção "Join Free".

- Continua após a publicidade -

Em seguida, você será direcionado para uma página de login. Quem já possui uma placa de vídeo ou notebook com GPU Nvidia possivelmente já tem uma conta da empresa e só precisa fazer o login. Por outro lado, quem ainda não usou hardwares da companhia terá que criar uma conta. Em ambos os casos, o acesso é bem simples, pois é possível fazer um vínculo utilizando credenciais do Facebook ou Google.

Com o processo de login finalizado, você será redirecionado para a página de download do Geforce Now, que também pode ser acessada diretamente neste link. Como a Play Store possui bloqueio de região, é possível baixar o serviço apenas para Windows e Mac. Neste tutorial, realizamos a instalação e uso no sistema operacional da Microsoft.

Após realizar o procedimento de download do instalador do GeForce Now, o usuário já pode desativar o VPN, que só é necessário para vincular sua conta Nvidia com o GeForce Now e baixar o instalador. Com o software no PC, o uso da solução de rede já não é mais necessário.

- Instalou? Agora é só usar!

Agora que o executável já está no computador, o usuário só precisa realizar a instalação do programa e login com a conta criada ou utilizada anteriormente no site do serviço. A interface do GeForce Now é composta por uma grade com diversos jogos compatíveis com o serviço e possui uma barra de pesquisa para você buscar games específicos. 

- Continua após a publicidade -

Para jogar um dos games disponíveis no GeForce Now, basta que o usuário tenha o título vinculado em sua conta na Steam, mesmo que o produto seja free-to-play. Realizamos o nosso teste para o tutorial com o Counter-Strike: Global Offensive, jogo gratuito que está disponível na loja da Valve.

Após clicar no para iniciar o jogo, o GeForce Now realizará um teste de velocidade de internet e fará a conexão ao servidor mais próximo, possivelmente localizado nos Estados Unidos. A avaliação apontará que as condições de rede não são ideais por causa da latência gerada pela distância do server. Ainda assim, é possível jogar clicando em "Continuar mesmo assim".

Agora que tudo está configurado, basta aguardar na fila para acessar os servidores da Nvidia. Enquanto o processo não é tão demorado atualmente, a tendência é que o tempo de espera aumente com a popularização do serviço, o que tornará a assinatura premium mais atraente.

Após conseguir acesso aos servidores pela primeira vez, o jogador precisa fazer login na conta em que o jogo está presente e, em seguida, clicar em "Jogar". Um processo de instalação acontecerá em segundos e, logo em seguida, o game será aberto.

Nós mostramos como está o desempenho do GeForce Now no Brasil no vídeo abaixo, que inclui mais detalhes do uso e prévias de gameplay. Como ainda não existem servidores do serviço por aqui, a tendência é que o jogador acabe enfrentando eventuais lags e quedas de resolução, principalmente em conexões mais lentas.

Ainda assim, o GeForce Now se mostra como um serviço de streaming promissor, mesmo com as limitações atuais durante o uso no Brasil. E como a plataforma pode ser usada sem custos, vale a pena testar a novidade para jogar naquele PC que já não dá mais conta do recado.

Fonte: GeForce Now
  • Redator: Mateus Mognon

    Mateus Mognon

    Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

Qual vai ser o melhor game de outubro de 2020?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.