Índice do Artigo

AMD

MELHOR PROCESSADOR BARATO DO BRASIL? AMD Ryzen 5 1600 AF

Sem nenhum alarde, a AMD fez uma revisão de um dos Ryzen de primeira geração. O Ryzen 5 1600 havia ganhado selo “ouro e recomenda” na sua análise de 2017, com destaque para a excelente relação entre custo e benefício do produto, e por várias vezes foi usado em máquinas do Adrena como a melhor opção para montar um PC. Agora a versão AF mexe em algumas características, evolui o produto e dá um boost nesse processador que é encontrado por preços excelentes no mercado nacional!

YouTube video

A principal novidade é a mudança da litografia, saindo dos 14nm para os 12nm, uma alteração que aconteceu da primeira geração Zen (Ryzen 1000) para a segunda (Ryzen 2000). Porém há mais mudanças além dessa simples mudança, como veremos nos testes abaixo.

Outra alteração que também aconteceu dos CPUs 1000 para os 2000 foi o “rebaixamento” do cooler usados nos processadores 600, e o 1600 AF também passou por esse processo. Enquanto o 1600 original trazia o coolerbox Wraith Spire, o 1600 AF usa o mesmo presente no Ryzen 2600 e 3600, o Wraith Stealth. Esse cooler é suficiente para manter um nível aceitável de performance, mas já não dá tanta margem para overclock como acontecia no Spire.

Mas há uma outra mudança da série 2000 que parece ter sido herdada para o 1600 AF são as evoluções nas latências das memórias. O 1600 AF tem patamares semelhantes aos do Ryzen 5 2600, o que não tem chance de competir com modelos Intel, mas que já ajuda a reduzir esse ponto fraco:

Falando em aplicações profissionais, porém, o modelo da AMD tira todo atraso comparado ao i3 e atropela o modelo da Intel graças a sua contagem muito maior de núcleos threads. São ao total 12 threads, 3x mais que o i3, e o resultado é evidente em vários momentos dos testes abaixo:

Agora alternando para games, a diferença entre o 1600 AF e o Core i3 9100F fica menos evidente, mas ainda existe e curiosamente não é fixa. Em jogos em que baixas latências e clocks mais altos são melhores, o modelo Intel brilha, porém em mapas mais complexos e com alta exigência por mais núcleos e threads, o jogo se inverte e a vantagem cai para o 1600 AF. Em vários cenários também há uma clara vantagem para o 1600 AF versus a versão anterior, mostrando novamente uma boa incorporação de novos recursos e tecnologias nesse modelo intermediário da série 1000 e 2000.

Fica bem claro ao longo dos testes o quanto o Ryzen 5 1600 AF é um modelo interessante. Ao herdar algumas das melhorias da séries Ryzen 2000, ele começa a corrigir os pontos fracos da microarquitetura da AMD (algo que só seria totalmente sanado nos Ryzen 3000, mas que ainda assim tem seus avanços) como as latências excessivamente altas das memórias por conta do Infinity Fabric. 

Mas é seus pontos fortes que brilham. Custando não muito mais que o Core i3-9100F, ele atropela esse modelo da Intel nas situações que mais núcleos são extremamente relevantes, como aplicações profissionais, e não sofre dos mesmos impactos negativos que vemos os modelos quad-core começarem a passar em alguns games mais exigentes com processadores.

Isso torna esse modelo um fortíssimo concorrente e potencialmente o melhor processador de baixo custo disponível no país. Mesmo não alcançando os preços do i3, os mais ou menos 100 reais que você precisa investir definitivamente fazem a diferença e valem a pena. E apesar da piora no cooler box, definitivamente é mais interessante ficar de olho e pegar o modelo AF ao invés do AE, se for possível.

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções