Usuários reclamam de defeito no UltraWide LG 25UM58-P que faz pifar a tela

Estrutura do próprio monitor causa curto e desliga a tela de maneira inesperada

Quem acompanha os vídeos do Adrenaline - principalmente nossa última cobertura da Black Friday - deve ter me visto mais de uma vez recomendando o modelo de monitor que tenho em casa, o LG 25UM58-P. Sempre considerei este produto uma opção interessante para entrar no mundo do UltraWide sem a necessidade de fazer um investimento fora do comum. Mas o monitor parece apresentar um sério problema de fabricação e, até pelo número de vezes que já recomendamos o modelo por aqui, precisamos falar do assunto.

O primeiro contato que tive com esse defeito veio porque aconteceu comigo, em casa. O monitor simplesmente pifa do nada, a tela fica preta e é possível ouvir um leve apito agudo. Claro que eu não criaria um artigo a respeito de um caso isolado que aconteceu somente comigo, mas foi ao pesquisar sobre o problema que descobri que de isolado ele não tem nada. Uma simples busca com os termos "LG 25UM58 defeito" traz os seguintes resultados:

Até no nosso fórum apareceu uma thread reclamando do mesmo defeito, em 2018 ainda!

O que acontece?

Aparentemente, uma placa de metal da construção do monitor foi colocada em contato direto com o PCB, causando um curto-circuito. Isso pode ocorrer tanto com o monitor novo ou depois de um tempo, para o azar do consumidor que tiver perdido a garantia. Uma das primeiras pessoas a identificar o problema e apresentar até mesmo uma solução foi Rafael Henrique Alves, que postou o vídeo abaixo no ano passado em seu canal do YouTube:

Rafael tem apenas 19 anos e, apesar de seu interesse em eletrônicos, não trabalha na área. Ainda assim, ele parece ter descoberto um problema no monitor que passou despercebido pelos engenheiros da LG.

Segundo o jovem relatou em entrevista, esse curto pode começar a ocorrer porque com o tempo, usando o suporte padrão do monitor, a placa de metal começa a "envergar" e tocar no PCB. A solução foi encher essa placa de fita isolante, para não acontecer mais o curto. Rafael diz que o monitor ficou "10 vezes melhor" depois de fazer o truque que mostrou no vídeo e que usa o produto até hoje, mas agora usa um suporte flutuante para evitar dores de cabeça no futuro.

IMPORTANTE: Não recomendamos abrir o monitor em suas casas. É bem difícil desmontar o produto, algo que o próprio Rafael destaca, e há grandes chances de quebrar partes dele no processo. A LG não recomenda soluções caseiras e pede para que seus clientes que tenham problemas com o 25UM58-P entrem em contato pelo SAC.

- Continua após a publicidade -

O que diz a LG

Se a conclusão do Rafael sobre o defeito estiver correta, este é um problema de design do monitor. Sua própria estrutura de fábrica vai causar o curto. Mas a LG,  discorda e não reconhece que este seja um problema de design do 25UM58 ou padrão de fabricação.

A empresa afirma que foram casos pontuais que apresentaram problemas e pede que seus clientes entrem em contato com o SAC se encontrarem problemas:

"Informamos que os produtos fabricados pela LG são expostos à diversos testes e avaliações de profissionais plenamente capacitados para aferirem a qualidade e duração dos mesmos e só após o aval destes, os produtos são postos à venda.

"Informamos que os produtos fabricados pela LG são expostos à diversos testes e avaliações de profissionais plenamente capacitados para aferirem a qualidade e duração dos mesmos e só após o aval destes, os produtos são postos à venda.

Aponta-se ainda que do montante geral de produtos fabricados pela LG, a mínima parcela que apresenta qualquer vício podem imediatamente ser enviados às Assistências Técnicas credenciadas da LG, para avaliação de caso a caso.

Aponta-se ainda que do montante geral de produtos fabricados pela LG, a mínima parcela que apresenta qualquer vício podem imediatamente ser enviados às Assistências Técnicas credenciadas da LG, para avaliação de caso a caso.

Para tanto é indispensável que os aparelhos que supostamente apresentem vícios ou defeitos sejam encaminhados para análise técnica especializada de nossas autorizadas, as quais possuem técnicos altamente capacitados e treinados para inspeções rigorosas, e reparos de nossos aparelhos eletroeletrônicos.

Para tanto é indispensável que os aparelhos que supostamente apresentem vícios ou defeitos sejam encaminhados para análise técnica especializada de nossas autorizadas, as quais possuem técnicos altamente capacitados e treinados para inspeções rigorosas, e reparos de nossos aparelhos eletroeletrônicos.

Cabe ainda informar, que a LG, disponibiliza para seus clientes um Serviço de Atendimento ao Consumidor (0800-707-5454 / 4004-5400 / site) com a intenção de atender seus consumidores com o máximo de conforto, disponibilizando informações como a localização da Assistência Técnica mais próxima, procedimento de envio do produto e agendamento de visita técnica quando cabível."

Cabe ainda informar, que a LG, disponibiliza para seus clientes um Serviço de Atendimento ao Consumidor (0800-707-5454 / 4004-5400 / site) com a intenção de atender seus consumidores com o máximo de conforto, disponibilizando informações como a localização da Assistência Técnica mais próxima, procedimento de envio do produto e agendamento de visita técnica quando cabível."

Conclusão

- Continua após a publicidade -

Novamente, não recomendamos soluções caseiras para o monitor. Rafael parece ter feito um ótimo trabalho em resolver o problema de muita gente, mas não temos uma confirmação oficial da LG que este é um problema comum do monitor. O posicionamento da empresa é pedir que os clientes entrem em contato com o SAC, então recomendamos este caminho.

De todo modo, se você tem um monitor desses e ainda não teve problemas, talvez seja uma boa evitar o uso da base padrão e optar por uma solução flutuante que possa evitar o envergamento da placa de metal da estrutura interna do produto. O seguro morreu de velho.

Assuntos
Tags
  • Redator: João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

Qual vai ser o melhor game de outubro de 2020?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.