Você está ficando velho: 10 jogos que fazem 10 anos em 2020

Apesar de uma década ter passado, muitos games da lista ainda estão bem vivos atualmente
Por Mateus Mognon 25/12/2019 18:31 | atualizado 30/12/2019 23:27 Comentários Reportar erro

Mais uma década está chegando ao fim e diversos games já sentem o peso da evolução tecnológica. Ainda assim, alguns títulos conseguem sobreviver ao poder do tempo, seja pelo seu legado marcante ou aspectos como história e gameplay, que não deixam o produto cair no esquecimento.

Para celebrar a virada da década, listamos aqui 10 jogos de peso que foram lançados em 2010 e completam uma década de existência em 2020.

Red Dead Redemption

Um dos títulos mais icônicos da história da Rockstar, Red Dead Redemption é o "GTA de velho oeste" lançado em 2010 pela desenvolvedora. O título possui versões para PS3 e Xbox 360, e a ausência de uma edição para PC serve como incentivo para a evolução de emuladores até hoje.

A Microsoft trouxe o game para o Xbox One por meio da retrocompatibilidade, mas a série voltou para os holofotes mesmo após a chegada de Red Dead Redemption 2 no ano passado. No fim de 2019, o game também foi lançado para PC com várias controvérsias e gráficos de ponta.

Halo Reach

Enquanto Red Dead Redemption ainda é pauta por causa de sua sequência, Halo: Reach foi mais longe e conseguiu retornar aos holofotes com um relançamento. O título que chegou originalmente em setembro de 2010 no Xbox 360 voltou ao mercado em 2019 com aprimoramentos na coletânea Halo: The Master Chief Collection.

Além de chegar ao Xbox One com gráficos melhorados, o título finalmente deu as caras no PC e se tornou sucesso: o jogo foi o melhor lançamento do Xbox Game Studios na Steam e contabilizou quase 3 milhões de jogadores em sua semana de estreia. Nada mal para quem já tem uma década de vida.

Final Fantasy XIV

O RPG online da Square Enix pode ser definido como o jogo de uma década: a primeira versão do game foi lançada em 2010, mas teve tantos problemas durante seu tempo no mercado que foi descontinuada. Para não perder o embalo e limpar sua imagem, a desenvolvedora acabou fazendo uma nova edição do projeto em 2013.

- Continua após a publicidade -

Chamada de "Final Fantasy XIV: A Realm Reborn", a versão corrigida do RPG online conseguiu se manter o mercado e continua viva até hoje. Em 2019, o título ganhou sua quarta expansão, chamada de Shadowbringers, que teve recepção positiva no PC. Agora que o game está consolidado no mercado, resta esperar para ver se a boa fase continua na nova década.

Super Meat Boy

Super Meat Boy é um indie que nasceu graças ao trabalho dos programadores McMillen and Jonathan McEntee. O título é o sucessor de um game feito em Flash e te coloca para controlar um cubículo de carne que desafia centenas de fases para salvar sua amada.

Trazendo uma fórmula clássica de jogos mais antigos, Super Meat Boy foi sucesso por causa de sua simplicidade e também dificuldade. Graças a isso, o game lançado originalmente no Xbox 360 acabou sendo portado para plataformas mais recentes. O título também pode ser comprado no PC por preços bem acessíveis atualmente, além de já ter sido distribuído gratuitamente pela Epic Games Store.

Call of Duty: Black Ops

O sétimo jogo da franquia Call of Duty e terceiro produzido pela Treyarch levou os jogadores para dar uns tiros durante a época da Guerra Fria em operações secretas. Como de costume, o game foi sucesso de vendas e conquistou uma bela fanbase, o que transformou o nome Black Ops em uma das principais subséries da franquia da Activision. 

O jogo que serve como continuação para COD: World at War também foi um dos últimos elos da série com o passado. Impulsionada pela linha Modern Warfare, a franquia Call of Duty foi tomada pelas guerras atuais e futuristas, chegando até a alcançar combates espaciais.

O título mais recente da franquia Black Ops trouxe grande foco no multiplayer e zero história, porém, a Activision está fazendo bastante sucesso com o reboot de Modern Warfare. Com isso em mente, quem sabe vejamos a série de jogos da Treyarch retornando às raízes com uma nova roupagem futuramente.

- Continua após a publicidade -

Kingdom Hearts Birth By Sleep

Lançado no início de 2010 somente no PSP (sim, é isso mesmo), Birth By Sleep é um dos melhores jogos da confusa e encantadora franquia Kingdom Hearts. O game é um prequel para o primeiro título da série e está disponível em consoles atuais por meio das coletâneas lançadas pela Square Enix. 

Apesar de seu lançamento ter sido limitado ao portátil da Sony, Birth By Sleep é um dos títulos mais importantes da franquia. Além de introduzir três protagonistas (Terra, Aqua e Ventus), o jogo também apresenta o principal vilão da franquia, o mestre de keyblades Xehanort.

Saindo da história, o título também capricha quando o assunto é gameplay: Birth By Sleep traz uma campanha em que o jogador pode controlar os três protagonistas, cada um trazendo estilo de luta e poderes diferentes. Além disso, certos aspectos do combate, como sistema de combos e Focus, foram tão bem recebidos que até foram incorporados em Kingdom Hearts 3, o título mais recente da saga.

 Nier

Feito para PS3 e Xbox 360, Nier é mais um RPG da Square Enix que completa 10 anos em 2020. Apesar de ser um game de nicho, o projeto de Yoko Taro merece destaque por causa do sucesso de seu sucessor, Nier: Automata. Ambos se destacam pela jogabilidade cheia de ação e também na diversidade de gameplay, que de vez em quando traz níveis com visão lateral ou de cima.

O clássico cult foi lançado em duas versões com alterações na história, mas que trazem a mesma base e se passam em uma versão devastada e futurista da Terra. Quem já se apaixonou por Nier Automata e não possui um PS3 ou Xbox 360 possivelmente poderá reviver o jogo anterior da saga futuramente. Além do diretor ter vontade de fazer um remake de Nier, a Square Enix registrou novamente a marca do game, dando indícios de que um retorno está próximo.

Heavy Rain

Trazendo um clima noir cheio de chuva e investigações policiais, Heavy Rain foi lançado como exclusivo de PS3 em 2010. Futuramente, porém, a desenvolvedora Quantic Dream também portou o título para PS4 e, em 2019, lançou o jogo no PC, com uma demonstração gratuita

Sem muita ação e com uma jogabilidade que sente o peso da idade, o game é focado em história e nas escolhas feitas pelo jogador e acompanha quatro personagens ligados a um serial killer que tem como marca fazer origamis. Na época de seu lançamento, o título se destacou pelos gráficos mirando no realismo e seu método de contar histórias interativas.

Com o passar do tempo, a Quantic Dream continuou investindo nessa fórmula e seu mais recente lançamento é Detroit: Become Human. O título mantém os aspectos narrativos de seus antecessores, com bastante foco em Quick Time Events, mas traz um sistema de escolhas aprofundado e gráficos mais trabalhados.

God of War III

A última grande aventura de Kratos pela Grécia foi lançada pela Santa Monica Studios em 2010 no PS3, ganhando posteriormente uma edição remasterizada para o PS4. O game acompanha o careca guerreiro descendo a lenha nos deuses gregos em definitivo, com um gameplay hack-and-slash cheio de sangue e momentos intensos.

Após um final bastante trágico, o protagonista retornou aos holofotes em 2018 com um jogo chamado apenas de God of War, exclusivo de PS4. A nova história coloca Kratos para viver no meio da mitologia nórdica com seu filho, Atreus, após a morte da esposa. O antigo deus da guerra luta para superar seu passado, ao passo que convive com um garoto crescendo com poderes divinos.

Fable 3

Por fim, também temos um terceiro título fazendo aniversário no lado verde da força: Fable 3, lançado para Xbox 360, completa 10 anos em 2020. Feito pela clássica Lionhead Studios, o RPG se passa 50 anos após seu antecessor e narra uma nova história ambientada em Albion. 

Atualmente, Fable ainda vive por meio de um cardgame gratuito, mas a série principal foi deixada de lado pela Microsoft após o fechamento da Lionhead Studios em 2016. Segundo rumores, porém, o estúdio Playground Games, famoso por Forza Horizon, estaria trabalhando em um novo jogo para a franquia. Ainda não temos nada confirmado, mas a desenvolvedora montou um time de peso em 2017 para fazer um RPG de alto orçamento. Será que o título é uma das produções em desenvolvimento para o novo Xbox?

E aí, você lembra qual game mais te marcou no ano de 2010? Comente aí embaixo!

Tags
  • Redator: Mateus Mognon

    Mateus Mognon

    Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

Qual a sua marca de mouses para jogos favorita? - Pesquisa de Periféricos 2020

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.