Xbox Series X: conheça os estúdios da Microsoft que estão fazendo jogos para o console

Video game de nova geração terá o dobro do poder do Xbox One X e chega no fim de 2020

A Microsoft revelou durante o The Game Awards grandes novidades sobre o seu console da próxima geração, chamado de Xbox Series X. Trazendo um novo design, o dispositivo promete não decepcionar quando o assunto é performance. O modelo contará com duas vezes mais desempenho gráfico e quatro vezes mais processamento que o Xbox One X. Além disso, a fabricante confirmou que o produto terá SSD NVMe e memórias GDDR6

Mas e quanto aos games? Logo após o dispositivo dar as caras na premiação, Phil Spencer, chefe da divisão de games da Microsoft, revelou Hellblade 2 e mostrou uma prévia dos gráficos que devem aparecer nos jogos feitos para o console. O executivo também disse que os 15 estúdios da empresa já estão trabalhando em projetos voltados para o novo hardware, que promete chegar com o maior e mais diversificado catálogo de games da história da linha Xbox.

Enquanto os anúncios oficiais de games para o Xbox Series X ainda são escassos, listamos aqui os estúdios da Microsoft que já estão preparando jogos para o novo console, que chega ao mercado no fim de 2020. 

343 Industries (Halo Infinite)

O primeiro estúdio a confirmar um jogo para o novo console, na época em que ainda era chamado de Project Scarlett, foi a 343 Industries, renomada desenvolvedora da franquia Halo. O estúdio da Microsoft está trabalhando em Halo Infinite, que estará disponível no lançamento do Xbox Series X, no fim de 2020, e já ganhou dois trailers, inlcuindo a prévia acima.

Ninja Theory (Senua's Saga: Hellblade 2)

O estúdio adquirido pela Microsoft no ano passado tem trabalhado bastante em jogos para as plataformas da Microsoft. Além de lançar o multiplayer Bleeding Edge em março do ano que vem no Xbox One e Windows 10, a companhia revelou Senua's Saga: Hellblade 2 para o Xbox Series X. O título foi apresentado com um trailer feito in-engine, mostrando o potencial gráfico do hardware da Microsoft durante o TGA 2019.

InXile Entertainment (The Bard's Tale, Wasteland e novo RPG Triplo A)

- Continua após a publicidade -

Conhecida por desenvolver The Bard's Tale e jogos da franquia Wasteland, a InXile entrou para o clube de estúdios do Xbox  em novembro do ano passado e é uma das grandes promessas da Microsoft. Uma listagem de emprego que apareceu neste mês aponta que a empresa está em busca de talentos para produzir um RPG triplo A de ação e focado na jogabilidade single-player. As informações apontam que o projeto pode ser multiplataforma. Com isso, a tendência é que o título em questão acabe chegando no Xbox One e PC também. Até agora, porém, nada foi confirmado e a principal ocupação do estúdio é Wasteland 3, que chega em maio de 2020.

Obsidian Entertainment (The Outer Worlds)

Adquirida no ano passado pela Microsoft, a empresa por trás do aclamado The Outer Worlds e Fallout: New Vegas está trabalhando publicamente em Grounded, um jogo multiplayer para o Xbox One. Ainda não temos notícias sobre o que a empresa pretende fazer para o Xbox Series X, porém, considerando o talento do time para RPGs, possivelmente teremos algo do gênero chegando ao console futuramente.

Assim como a Ninja Theory recebeu recursos para investir em um projeto multijogador e mandar ver em Hellblade 2, quem sabe a Obsidian também consiga essa proeza. Matty Booty, chefe da Xbox Game Studios, disse que a Microsoft quer lançar jogos exclusivos para o console em janelas de três a quatro meses. Logo, com certeza a produtora já deve estar tramando algo.

Playground Games (Forza Horizon e novo RPG)

Outro estúdio que foi adquirido em 2018 pela Microsoft, a Playground Games ganhou notoriedade no Xbox por trabalhar na série Forza Horizon. Além de possivelmente estar preparando em um novo jogo da série, a desenvolvedora tem mais um projeto em andamento: a firma abriu em 2017 um estúdio para a criação de um RPG. Segundo rumores, o jogo em questão é um novo Fable, mas nada foi confirmado oficialmente até agora.

Turn 10 (Forza)

Um dos mais famosos estúdios da Microsoft, a Turn 10 é responsável pela franquia Forza, que é conhecida pelos gráficos de ponta. A empresa ainda não revelou um projeto focado no Xbox Series X. Ainda assim, como o teaser do console mostra sequências de corrida e a desenvolvedora é famosa pelos visuais de alta qualidade, é de se esperar um jogo da série aproveitando todo o potencial da máquina.

The Coalition (Gears of War)

- Continua após a publicidade -

Um dos estúdios mais conhecidos sob a guarda da Microsoft, a The Coalition é a responsável pela franquia Gears of Wars e já deu pistas de que está por dentro do projeto do Xbox Séries X. Até agora, a equipe não confirmou nenhum título para o novo console. Porém, considerando o sucesso de Gears 5, podemos esperar um novo jogo da série aproveitando o poderio do hardware futuramente.

World's Edge (Age of Empires)

Chefiado pela veterana Shannon Loftis, o estúdio foi anunciado durante a X019, em novembro de 2019, e serve para gerenciar a série Age of Empires. Segundo os comandantes da iniciativa, múltiplos projetos estão sendo feitos em parceria com desenvolvedoras terceirizadas. Apesar de Age ser icônico pela presença no PC, Phil Spencer disse que os 15 estúdios do Xbox estão trabalhando para novos jogos voltados para o Xbox Series X. Logo, quem sabe tenhamos novidades da franquia de RTS para o console no futuro. 

The Initiative (um novo estúdio cheio de ambição)

Com sede na Califórnia, o The Iniciative é um estúdio novo e que reúne desenvolvedores de empresas como Rockstar GamesCrystal Dynamics e Santa Mônica Studios, conhecida pela franquia God of War. A esperança é que a produtora se torne o lar de novos jogos triplo A de alta qualidade, principalmente focados em narrativa e inovação. Por enquanto só temos rumores de que a firma está desenvolvendo algo grande, o que já era esperado, mas nada de informações oficiais. Considerando o nível de investimento que "a iniciativa" recebeu e o silêncio no desenvolvimento, possivelmente o estúdio deve apresentar algum projeto para o Xbox Series X durante 2020.

Undead Labs (State of Decay 2)

Mais uma das produtoras que entrou para a Xbox Game Studios no ano passado, a Undead Labs é responsável por State of Decay. Enquanto os jogos da série não são sinônimo de sucesso, a tendência é que a Microsoft invista na desenvolvedora para um possível State of Decay 3, além de mais surpresas. Recentemente, a produtora anunciou que vai abrir um novo estúdio e dar oportunidades para quem está interessado na carreira de games.

Compulsion Games (We Happy Few)

Uma das produtoras mais modestas adquiridas pela Microsoft, a Compulsion é responsável por indies como Contrast e We Happy Few. Uma listagem de vaga de emprego aponta que a empresa está trabalhando em um novo jogo, mas nenhum anúncio oficial foi feito até o momento. 

Double Fine Productions (Psychonauts 2)

Uma das mais recentes aquisições da Microsoft, a Double Fine é a empresa de jogos criada por Tim Schafer, ex-funcionário da LucasArts, e conta com talentos experientes da indústria. O principal título em desenvolvimento pela empresa atualmente é Psychonauts 2, que deve dar as caras no mercado em 2020. Considerando que o projeto foi anunciado no fim de 2015, com certeza a empresa está dedicando tempo para algo que será apresentado com o Xbox Series X. 

Rare (Everwild)

Parte da Microsoft desde 2002, a Rare tem um extenso currículo de clássicos que vai desde Goldeneye 007 até Banjo-Kazooie. Além de manter Sea Of Thieves, a empresa anunciou Everwild durante a X019. O título será lançado para Xbox One e Windows 10, mas também deve chegar ao novo console da empresa via retrocompatibilidade.

Mojang (Minecraft)

Responsável pelo jogo mais vendido da atualidade, a Mojang faz parte da Microsoft desde 2014 e desenvolve games de Minecraft. O projeto mais recente do estúdio é Minecraft Dungeons, um RPG ao estilo Diablo que será lançado em 2020 no Xbox One e Windows 10. A empresa não revelou nenhum título focado no Xbox Series X, mas a tendência é que o jogo original da série acabe chegando ao novo console com melhorias. Será que rola Minecraft com Ray Tracing no próximo Xbox?

Xbox Game Studios Publishing (Flight Simulator, Quantum Break)

Além de ter estúdios próprios, a Microsoft também conta com o selo de publicação Xbox Game Studios, que contrata produtoras externas para criar jogos para as plataformas Xbox, além de lançar os títulos feitos pela própria empresa de tecnologia. A publisher é responsável por jogos que vão desde Flight Simulator, que promete entregar gráficos de cair o queixo em 2020, até projetos que não foram muito bem, como é o caso de Crackdown 3.

Alguns jogos publicados pela Xbox Game Studios que não receberam atualizações nos últimos anos são ReCore, Quantum Break e Ryse: Son of Rome, que foi apresentado lá na chegada do Xbox One. A Microsoft ainda não revelou parcerias voltadas para o Xbox Series X, mas a empresa está dedicada em ampliar o catálogo de exclusivos de seu console e de títulos no Game Pass. Com isso em mente, qual desenvolvedora você gostaria de ver fazendo uma parceria com a companhia para um jogo exclusivo das plataformas da Microsoft? Deixe sua opinião aí nos comentários!

Confira mais informações sobre as desenvolvedoras e projetos da Microsoft no site da Xbox Game Studios.

Via: Xbox
Assuntos
Tags
  • Redator: Mateus Mognon

    Mateus Mognon

    Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

É melhor ter o xCloud capado no iOS ou ficar sem o serviço nos iPhones?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.