Demorou, e depois demorou mais um pouco, mas enfim chegaram placas de vídeo da AMD para “povoar” o segmento acima das RX 580 e GTX 1060. As placas baseadas em Vega são modelos que chegam pra fazer frente ao segmento de alto desempenho, se “embolando” com as GTX 1070 e 1080 (sim, GTX 1080 Ti segue sem concorrentes).
Batalhas anteriores:
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Recebemos para testes o modelo ROG Strix Vega 64 OC Edition, um projeto avançado da Asus com três ventoinhas e um sistema de dissipação de calor que avança além do dual-slot tradicional. Para tornar a disputa justa com o chip GeForce GTX 1080, colocamos em ação outra placa que também tem um excelente projeto customizado, a Gigabyte GeForce GTX 1080 G1 Gaming.
Comparativo
Preço de Lançamento | ||
Preço de Lançamento | – |
US$649,99
05/05/2016
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Preço Atualizado | ||
Preço Atualizado | – |
R$3.262,90
20/09/2017
Comprar
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Especificações da GPU
Processo de fabricação | ||
Processo de fabricação | 14nm FinFET | 16nm FinFET |
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PCI-Express bus | ||
PCI-Express bus | – | – |
Chip | ||
Chip | Vega 10 | Pascal GP104 |
Clock do GPU | ||
Clock do GPU | 1546 MHz | 1696 MHz |
Clock do GPU (Turbo) | ||
Clock do GPU (Turbo) | 1630 MHz | 1835 MHz |
Especificações das Memórias
Tecnologia da RAM | ||
Tecnologia da RAM | HBM2 | GDDR5X |
---|---|---|
Interface de largura de BUS | ||
Interface de largura de BUS | 2048 bit | 256 bit |
Quantidade de RAM | ||
Quantidade de RAM | 8GB | |8GB| |
Clock das memórias | ||
Clock das memórias | 945 MHz | 1251 MHz |
Clock efetivo das memórias | ||
Clock efetivo das memórias | – | – |
Largura de banda | ||
Largura de banda | 483.8 GB/s | 320 GB/s |
Características Gerais
Shading Units | ||
Shading Units | 4096 | 2560 |
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TMUs | ||
TMUs | 256 | 160 |
ROPs | ||
ROPs | 64 | 64 |
Pixel Rate | ||
Pixel Rate | 104.3 GPixel/s | 102.8 GPixel/s |
Texture Rate | ||
Texture Rate | 417.3 GTexel/s | 257.1 GTexel/s |
Performance de pontos flutuantes FP16 | ||
Performance de pontos flutuantes FP16 | 13.353 TFLOPS | 8.228 TFLOPS |
Design
Tipo de Slot | ||
Tipo de Slot | Dual-slot | Dual-slot |
---|---|---|
Suporte à combinação de placas | ||
Suporte à combinação de placas | Até quatro placas | Até duas placas |
Pinos de alimentação | ||
Pinos de alimentação | 2x 8 pinos | 1x 8 pinos |
Comprimento da placa | ||
Comprimento da placa | 298 mm | 286 mm |
TDP | ||
TDP | 295 W | 180 W |
Fonte recomendada | ||
Fonte recomendada | 600 W | 500 W |
Conexões de vídeo | ||
Conexões de vídeo | 2x DisplayPort 1.4, 2x HDMI 2.0B, 1x DVI | 3x DisplayPort 1.4, 1x HDMI 2.0B, 1xDVI |
Recursos
DirectX | ||
DirectX | 12.0 | 12.0 |
---|---|---|
OpenCL | ||
OpenCL | 2.0 | 1.2 |
OpenGL | ||
OpenGL | 4.5 | 4.5 |
Shader | ||
Shader | 5.0 | 5.0 |
Extras
Extras | ||
Extras | Sistema de cooler com 3 FANs | Sistema de cooler com 3 FANs |
---|
Hardware usado
Para os testes, usamos as seguintes configurações, buscando não limitar o desempenho das placas de vídeo em momento algum:
– Intel Core i7 7700K
– Mainboard MSI Z270 Gaming Pro Carbon
– Noctua NH U12S
– 2×8 GB memórias HyperX Predator DDR4 3200MHz
Jogos testados
Por conta do perfil dessas placas, a configuração 1920×1080 Ultra não é o bastante para “desafiar” essas placas. Para evitar qualquer risco de que o processador se torne eventualmente o limitador do sistema, colocamos ambas para encarar os testes na resolução QuadHD (2560 x 1440), com tudo “setado no Ultra”. Algumas exceções se aplicam, sendo que desligamos tecnologias proprietárias, caso do Hairworks em Witcher 3 e o HBA0+ em Rise of the Tomb Raider.
Apenas um jogo foi testado em 4K. As duas placas já estão “sobrando” para rodar GTA V em QuadHD, então subimos a resolução para dar mais trabalho para elas. Em alguns momentos dos testes, deixar em 1440p fez com que o CPU determinasse “o teto” da performance das duas.
Jogos testados:
– The Witcher 3 Wild hunt (DX11)
– Gran Theft Auto V (DX11)
– Tom Clancy's The Division (DX12)
– Rise of the Tomb Raider (DX12)
– Battlefield 1 (DX11)
Comparativo em vídeo
Benchmarks
Veredito
A primeira conclusão óbvia desse comparativo é que as Vega deviam ter sido lançadas ano passado. Temos uma alternância na liderança, com a GTX 1080 se saindo melhor em testes em DX 11 e a Radeon Vega 64 mantendo a ponta em DX 12. Apesar das diferenças de desempenho, na prática ambas entregam a mesma experiência: são placas de vídeo para rodar games pesados em qualidade Ultra na resolução QuadHD, com possibilidade de rodar games um pouco mais leves em 4K. Uma briga dos dois modelos teria tornado o mercado de placas de vídeo de alto desempenho em algo bem mais interessante em 2016.
Observando a performance, temos méritos para ambos os lados. A GTX 1080 foi a placa que conseguiu a maior média de quadros, em alguns momentos abrindo margens consideráveis de vantagem como foi o caso de GTA V. A Vega contou com outro trunfo: uma maior estabilidade nos quadros. Isso é algo evidente vendo trechos do vídeo de comparativo, e também em nosso gráfico com percentis: basta clicar na média de quadros e deixar apenas as quedas 1% ou 0.1% para ver que a diferença reduz bastante entre as duas placas, e que a Vega reduz pouco comparado a média geral que estava gerando os frames. Em casos mais extremos, como Witcher 3, a Vega64 chega a ser melhor que a GTX 1080 nas quedas bruscas (0.1%), apesar de ser pior na média geral.
Em preço, a GTX 1080 tem dominância com tranquilidade. Por estar mais tempo no mercado, ela já está bem consolidada com modelos de parceiras e com eventuais promoções agressivas, enquanto a Radeon RX Vega64 ainda sofre o custo de “ser novidade” e está limitada a modelos referência. As Radeon referência são encontradas por valores entre R$ 3.200 a R$ 3.600, enquanto a GTX 1080 (já modelos de parceiras) são encontradas por R$ 3.200 ou até menos em promoções. E pra piorar, a GTX 1080 Ti, com considerável ganho de performance, já aparece a partir de R$ 3.600.
Avaliando a questão de aquecimento, ambos os projetos mantém boas temperaturas. Em nosso gameplay vimos a Vega 64 estabilizar na casa dos 75 a 78ªC, enquanto a G1 Gaming costuma parar nos 72ºC. Ambas conseguem atingir esse nível de aquecimento e performance sem produção perceptível de ruído, o que traz essa disputa para um empate.
Na parte de consumo, já é bem sabido por todos a clara desvantagem da AMD nesse aspecto, e na hora de ligar os conectores de energia fica evidente a diferença. Enquanto a GTX 1080 usa apenas um conector de oito pinos, a Vega 64 Strix precisa de dois. Na prática, quer dizer que os cabos de alimentação para apenas uma Vega dão conta de um SLI de GTX 1080!
Por fim, a disponibilidade muito tardia da Radeon RX Vega 64 e seu alto consumo e preço acabam ofuscando sua principal qualidade, que é a alta estabilidade de quadros. Como resultado, a GTX 1080 é a melhor escolha entre esses dois modelos, e o custo elevado do modelo referência da Radeon faz com que até a GTX 1080 Ti deva ser considerada pelos jogadores, especialmente aqueles que querem jogar em 4K e “não apenas em QuadHD”.
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