[+EXTRA!] Entenda mais sobre MONITORES com o retorno da Escola de Hardware!

UPDATE: Assim como destacado por alguns usuários quando publicamos nosso episódio sobre monitores, demos algumas deslizadas quando fizemos nossa explicação sobre a diferença entre telas LCD e LED. Por isso é importante fazer alguns esclarecimentos e aproveitar para nos aprofundar um pouco no assunto para aprender um pouquinho mais sobre como monitores funcionam. Confiram no nosso episódio Extra sobre Monitores da Escola de Hardware!


ORIGINAL: A Escola de Hardware retorna para falar de um importantíssimo componente na sua experiência com o computador: o monitor, é claro! Sem ver o que está acontecendo ficaria muito complicado de mexer no PC. Apesar de não impactar na performance propriamente dita do seu sistema, o monitor tem algumas características técnicas que são bem interessantes de ser comentadas e é importante saber um pouquinho para garantir uma boa escolha, alinhada com suas necessidades.

Algumas das características comentadas foram as seguintes:

- Resolução e frequência

A resolução de uma tela é uma informação muito básica, que todo mundo tem contato, ainda mais agora com a popularização dos smartphones. Nos aprofundamos um pouco mais no significado dos números numa determinada resolução e aproveitamos para falar também de uma outra característica tão importante quanto, mas um pouco menos conhecida: a frequência do monitor.

É a frequência de atualização que determina quantas vezes por segundo a tela consegue mudar sua imagem e ela que resulta na quantidade de frames por segundo que podem ser mostrados. Ou seja, uma variável de extrema importância para quem joga.

- Tecnologia do display

A fabricação da tela impacta na sua qualidade final, como seria de se esperar. São usadas diferentes tecnologias na criação dos monitores e, atualmente, temos o LCD e o LED como as principais. Comentamos no vídeo algumas das diferenças entre as tecnologias e suas variáveis, para ajudar o usuário a entender qual pode ser melhor para ele.

- Continua após a publicidade -

- HDR

Um dos recursos mais recentes e comentados em matéria de displays, o HDR chegou como uma solução interessante para melhorar a qualidade das suas imagens sem impactar tanto na performance do sistema. Explicamos o que é e como funciona neste episódio da Escola de Hardware.

*A imagem acima simula uma comparação entre uma imagem comum e uma com HDR, porque normalmente nem daria pra ver a diferença num monitor sem HDR, por exemplo.

- G-Sync

- FreeSync

Playlist da Escola de Hardware:

- Episódio 1: Placas-mãe
- Episódio 2: Processadores
- Episódio 3: Memória RAM
- Episódio 4: Placas de vídeo
- Episódio 5: Armazenamento
- Episódio 6: Resfriamento
- Episódio 7: Fontes
- Episódio 8: Gabinetes
- Episódio 9: Montando um PC
- Episódio 10: Eletricidade estática
- Episódio 11: Reforço de processadores
- Episódio 12: Mouses
- Episódio 13: Teclados

- Continua após a publicidade -

Assuntos
  • Redator: João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.