Qual o melhor Ryzen pra você? Entenda como são nomeados os novos processadores AMD

Pra quem não está acostumado, ver o nome de um modelo de processador pode parecer um monte de letras e números aleatórios. Mas, entendendo o que cada parte do nome de um desses componentes significa, fica bem fácil saber qual é o segmento do modelo que você está olhando e qual se encaixa melhor no seu perfil. Como os novos processadores Ryzen da AMD acabaram de chegar, confira a imagem abaixo para entender melhor como seus nomes funcionam:

Site oficial do AMD Ryzen

A imagem mostra o seguinte:

- Todos os modelos vão se chamar "Ryzen", é o nome da marca

- Logo depois vem o número que define o segmento: 7 para os mais potentes e caros, 5 para alta performance com preço mais acessível e 3 "mainstream", o processador do "povão".

- O 1 do "mil" determina a geração do processador. Estamos na primeira, então é "1", no ano que vem provavelmente chega o "2" e por aí vai.

- Logo depois do "1" vem outro número variável. Na imagem aparece o 7, mas há diversos outros. Isso mostra, dentro do segmento, a potência do modelo. Tem o Ryzen 7 1700 e o Ryzen 7 1800, por exemplo - mesmo segmento topo de linha, mas o 1800 vai ter mais performance ainda.

- O duplo "00" serve como um diferenciador. A AMD reserva esse espaço pra lançar versões revisadas dos seus modelos, com um incremento no clock ou alguma outra diferença, que aí é só substituir os zeros por algum número.

- Os modelos podem ou não acompanhar uma letra no fim, que determina alguma característica extra pro modelo do processador.

- Continua após a publicidade -

Assuntos
  • Redator: João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.